O que acha de filmes sobre temas bíblicos?
Tenho um pé atrás, pois a maioria dos filmes é feita por incrédulos ou têm sua história alterada para deixá-lo mais emocionante, interessante, romântico, violento etc. Filmes épicos de temas bíblicos podem servir para visualizarmos como eram as pessoas, as roupas, os cenários da época, mas não passa muito disso.
Será que um incrédulo tem algum discernimento sobre Deus para escrever um roteiro de filme sobre as Escrituras? "Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura, e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente" (1 Co 2:14).
O incrédulo pode ler a Bíblia trezentas vezes. Se ele não se converter, não vai entender mais do que um papagaio entenderia do texto sagrado. É pelo Espírito, não pela mente que se entende a Palavra de Deus. Os filmes que tratam de temas Bíblicos geralmente são feitos por incrédulos (mesmo alguns filmes ditos evangélicos) e a maior parte deles está cheio de erros.
Quer exemplos? Em um filme sobre Sansão colocaram um ator todo musculoso. A Bíblia diz que ninguém sabia de onde vinha a força de Sansão, que evidentemente não era nenhum Mister Universo. Sansão provavelmente era um homem como qualquer outro, não uma montanha de músculos.
Em um desenho animado sobre o filho pródigo, quando ele volta ao lar, ao invés do pai sair correndo ao seu encontro para abraçá-lo, adivinha quem sai correndo ao seu encontro no desenho? O cachorro!
Finalmente, embora saiba que muitas pessoas tem seu coração tocado em filmes religiosos, é sempre bom entender que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Não pelo ver, mas pelo ouvir.