O evangelho será pregado em todo o mundo antes do fim?

Não na forma como o vemos pregado hoje. A Palavra de Deus nos dá bons indícios do que está reservado imediatamente para o mundo, uma vez que este o rejeitou:

(1 João 5:19) "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno".

(Jo 17:14) "Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos"_

(Jo 17:9) "Não rogo pelo mundo"_

(2 Pe 2:5) "Não perdoou o mundo antigo, mas guardou a Noé..."_

(2 Pe 3:7,13) "Os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo... mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça"_

Deus amou e ama o pecador e quer salvá-lo, mas o homem, de um modo geral, o rejeitou. O que resta para Deus fazer? Ele enviou seus servos (Lc 20), que foram mortos. Enviou então seu Filho e eles o mataram. A resposta dada a Deus foi: "Não queremos que este reine sobre nós". (Lc 19:14). Mas, a todo aquele que recebe o seu Filho, Deus o torna uma criatura celestial. Não são do mundo como o Senhor não era (vide vers. acima).

Alguns alegam que antes de Cristo voltar o evangelho será pregado em todo o mundo. O versículo que usam é: "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, em testemunho a todas as nações. Então vira o fim" (Mt 24:14).

Esta profecia ainda não se cumpriu. Acredito que todo o capitulo 24 é profético e está intimamente ligado com o remanescente judeu que estará aqui na terra na tribulação. Você pode ler em conjunto com o capitulo 21 de Lucas, exceto dos vers. 20 ao 24 deste último, que se refere a algo que já ocorreu, a queda de Jerusalém. Em Mateus você nota a relação que existe entre o que esta sendo dito e os judeus: Vers. 15 nos fala do Templo em Jerusalém, vers. 16 fala da Judéia, vers. 20 fala do sábado e a salvação do vers. 22 é salvação da carne, "nenhuma carne se salvaria", ou seja, são os que não morrerão para entrar com vida no reino milenial de Cristo.

Mas o ponto no versículo 14, que precede o fim, é que o fim não é o arrebatamento, mas o fim do atual estado de coisas antes de se dar entrada no reino milenial de Cristo. O que persevera até o fim é o que se mantém firme no período que precede o reino. São as ovelhas e os pequeninos que encontramos nos evangelhos.

"E este evangelho DO REINO será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes (nações)" Isto precede o julgamento das "nações”. Leia em 25:32 que as “nações” serão reunidas diante do Rei no inicio do seu reinado.

Um ponto importante é o tipo do evangelho a que Mateus se refere. Não é o evangelho da graça de Deus, como encontramos em Romanos e nas epístolas. É o evangelho do reino, o mesmo que João Batista pregava. Qual a diferença?

João Batista: "Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus" (este é o anuncio do Rei)

Os apóstolos: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (este é o evangelho que pregamos)

Se ler com cuidado todas as palavras de João Batista que encontrar nos evangelhos e compará-las com o que você prega hoje verá uma diferença. O remanescente judeu que se levantará na tribulação pregará o evangelho de João Batista. Eles anunciarão o Rei que está voltando. Não anunciamos o Rei, pois o Senhor não é Rei para a Igreja. Ele é Senhor. Não me lembro de nenhuma ocorrência dos apóstolos chamando o Senhor de Rei após Pentecostes, exceto no sentido de seu reinado universal sobre os homens na terra, judeus e gentios. O lugar da Igreja é celestial, portanto ela reina com Cristo e não sob Cristo. Jesus não é rei da Igreja; para ela, ele é Senhor. Isso fica claro pela segunda passagem que faz referência à sua vinda com a Igreja para reinar, o que ocorre uns 7 anos após o arrebatamento da Igreja.

(1Tm 1:17) "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém."

(1Tm 6:14-15) "Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;".

Quando o Senhor vier nos buscar (pode ser hoje!) ficarão muitos aqui que não terão escutado o evangelho. Se não fosse assim ninguém se salvaria durante a tribulação, e, no entanto, muitos se salvarão. Digo isto porque, quando 1 Tessalonicenses 2 fala do filho da perdição, após ser tirado da terra "o que o detém" que é o Espírito Santo habitando na Igreja (que é o sal e não deixa toda a carne apodrecer de uma vez), nos é dito que Deus enviará a operação do erro. Deus mesmo fará com que todos os que não receberam o amor da verdade creiam na mentira. Quem escutar a Verdade hoje e não crer, crerá na mentira após o arrebatamento. Aqueles que nunca escutaram, ou que não tinham idade para entender, serão os que poderão se converter durante a tribulação.

Espero que os irmãos não tenham desfeito as malas quando leram que há 8.000 povos que ainda precisariam ouvir o evangelho antes do Senhor voltar. Aconselho que voltem a ficar com o cajado na mão e sandálias nos pés, prontos para a partida a qualquer momento. O mundo ímpio pergunta com sarcasmo: "Onde está a promessa da sua vinda?" (2 Pe 3:4). Existe um espírito de mornidão na cristandade hoje que diz: "O meu senhor tarde virá” (Mt 24:48). Mas graças a Deus podemos confiar nas palavras do Senhor, que diz: "Certamente cedo venho” (Ap 22:19) Nosso coração se alegra ao responder: "Amém! Ora vem, Senhor Jesus!”.