O que acha do livro "Deixados para trás"?

Comprei o primeiro da série, mas não consegui terminar. Além de lento em sua narrativa (o que não seria o problema maior), o autor parte de um princípio falso: o de que alguém que tenha escutado a Verdade e foi "deixado para trás" por não ter crido, possa vir a se converter depois.

A passagem em 2 Tessalonicenses 2:9 é muito clara quanto ao que acontece àqueles que, tendo conhecido a Verdade, não a receberam:

"A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade."

A conversão após o arrebatamento será possível apenas para aqueles que nunca escutaram o evangelho ou não estavam em idade de compreender. Porém o livro sugere que é possível escutar o evangelho e deixar para crer após o arrebatamento da Igreja. A história não é original. Lembro-me de ter lido um livrinho na década de 70 de um autor brasileiro que também contava a história de um repórter fazendo a cobertura do arrebatamento. Se não me engano o título era "Jesus voltou esta noite" ou algo assim.

O grande problema de livros assim é que tentam aplicar literalmente os símbolos do Apocalipse ou tornar a profecia como o foco da atenção, quando na verdade "Jesus é o espírito da profecia". Evidentemente há pessoas que acabam se convertendo por meio desses livros e filmes, mas isso não significa que devemos fechar os olhos para os desvios que possam cometer. Há uns dez anos, traduzi um excelente livro sobre profecias bíblicas, escrito por um autor canadense. O título é “Acontecimentos Proféticos”, hoje esgotado. É do mesmo autor do texto “A Vinda de Cristo”

Apesar de em algumas "igrejas" uma pergunta assim ser rechaçada como “pecado contra o Espírito” ou “incredulidade” por aqueles que se consideram “mais espirituais”, julgar os espíritos para ver se procedem de Deus é uma ordem dada pelo próprio Espírito Santo de Deus:

(1 João 4:1) "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.".

É incrível o número de cristãos que parece ler a Bíblia às carreiras e não percebe que estamos mergulhados em um mundo espiritual que inclui anjos caídos e demônios, também chamados de espíritos malignos. Trata-se de um inumerável exército de estelionatários tentando enganar os seres humanos com mentiras. O próprio Senhor advertiu contra a existência dos ministros e falsos profetas a serviço de Satanás no meio do povo de Deus, fazendo-se passar por ministros de Deus:

(Mt 7:15-23) "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores... Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

Ele não está falando ali de monges tibetanos, índios americanos, nativos africanos ou povos idólatras de ilhas remotas. Ele está falando de pessoas que chamam a Jesus de Senhor. Basta ligar a TV a qualquer hora do dia ou da noite para encontrar pessoas assim. Enquanto alguns são meros cobiçosos de riquezas, há aqueles que efetivamente estão a serviço direto das trevas, incorporados por demônios e com poderes de adivinhar, não necessariamente o futuro, mas fatos sobre as pessoas. Mas como eles podem estar fazendo isso e ao mesmo tempo promovendo o evangelho? Podem, e a jovem que perseguia Paulo é um exemplo disso, pois ela também parecia estar promovendo o evangelho:

(Atos 16:16-18) "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.".

O cuidado de um cristão sincero deve ser redobrado quando entendemos que a Palavra de Deus avisa que essas manifestações demoníacas dentro da esfera da cristandade aumentariam muito nos últimos tempos. É o que o apóstolo Paulo adverte em suas epístolas:

(1Tm 4:1) "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;"

(2Tm 4:3-4) "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.".

Diferentes versões trazem, além de "fábulas", as palavras “mitos” ou “lendas”. Se você entrar numa livraria e pedir livros de fábulas, mitos e lendas, sairá de lá com uma sacola cheia de histórias de fadas, duendes, lobisomens, vampiros, zumbis, fantasmas, etc. Ou seja, personagens de uma outra esfera, de um submundo povoado por criaturas que, nas histórias, podem tanto ser benignas como malignas. O diabo está fazendo um trabalho bem feito neste sentido, pois hoje qualquer adolescente adoraria namorar um vampiro.

O problema é que, no mundo real da espiritualidade... "o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz... [e] os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça"(2 Co 11:14-15). No versículo anterior a este Paulo se referia àqueles que dizem serem apóstolos, porém não passam de uma fraude.

Se você der uma festa e não colocar seguranças na porta, deixando o acesso livre para quem quiser chegar, logo terá em sua casa não só seus convidados, mas toda espécie de pessoas, principalmente aqueles que irão querer tirar proveito da "boca livre". Ou seja, o submundo é rápido em farejar oportunidades assim.

Se um grupo de pessoas começa a flertar com o mundo espiritual e passa a se encantar e a maravilhar-se com manifestações espirituais sem qualquer discernimento ou juízo, está escancarando as portas para que miríades de demônios venham satisfazê-las com revelações surpreendentes e profecias mirabolantes. O desvio da verdade sempre deixa a casa limpa e arrumada para as hostes demoníacas participarem da festa. Embora os demônios não sejam capazes de prever o futuro, eles podem adivinhar o futuro com base na experiência.

Todos os dias vemos na TV o homem ou a mulher do tempo adivinhando o clima de amanhã com base na experiência dos meteorologistas. Também lemos os comentaristas financeiros fazendo previsões das ações que sobem ou descem. Se meros seres humanos, com uma bagagem de dez ou vinte anos na observação do clima ou do mercado financeiro, são capazes de acertar muitas de suas previsões, o que dizer de seres que estão por aí há milhares de anos adquirindo experiência na observação do comportamento humano, da política, das finanças, do clima, e até da saúde das pessoas? Você acha que poderia ser enganado por eles? Certamente.

Além dos anjos que se rebelaram contra Deus seguindo Lúcifer, e que têm a capacidade de assumir a forma humana, existem também os demônios ou espíritos malignos. Provavelmente são os espíritos desencarnados daqueles que nasceram do cruzamento de anjos com humanos descrito em Gênesis 6 e 2 Pedro 2:4, ou talvez de alguma criação anterior àquela descrita a partir do versículo 2 do capítulo 1 de Gênesis, quiçá contemporâneos dos dinossauros. Seja qual for sua origem, sua existência é real e, apesar de sua incapacidade de assumir a forma humana, eles são capazes de influenciar e possuir os corpos de homens e animais para cumprirem seus propósitos de engano. Veja uma lista deles:

Espíritos surdos-mudos (Mc 9:17), espíritos maus (Lc 7:21), espíritos de adivinhação (1 Sm 28:7, Atos 16:16), espíritos mentirosos (2 Cr 18:21), espíritos perversos (Is 19:14), espíritos enganadores (1Tm 4:1), espíritos imundos (Lc 4:33), espírito do anticristo (1 João 4:3), espíritos escravizadores (Rm 8:15), espíritos destruidores (1 Co 10:10), espíritos de erro (1 João 4:6), espíritos de enfermidade (Lc 13:11), espíritos de luxúria (Os 4:12).

É importante notar que mesmo os espíritos imundos estão sujeitos a Deus e, assim como ocorre com Satanás, só podem agir dentro de certos limites, como foi o caso de Satanás com Jó Esses espíritos reconhecem a autoridade de Jesus e se submetem a ele (Mc 1:27, Lucas 4:36), tremendo diante dele (Tg 2:19). Deus pode usá-los para cumprir seus propósitos, como vemos em Salmo 78:49 e Juízes 9:23.

Mas agora vem a parte que concerne aos cristãos, que devem vigiar para que as portas de sua festa não estejam escancaradas, como no exemplo que dei. Quando um grupo de pessoas fica extasiado em busca de milagres e maravilhas, e não na busca do Senhor e sua Palavra, elas se tornam vulneráveis a toda espécie de erro e manipulação da parte desses espíritos, mesmo que muitas delas sejam realmente convertidas. Isso quando já não estão sendo manipuladas por "pastores" ávidos por dinheiro e prontos a promover todo tipo de entretenimento espiritual na forma de manifestações milagrosas.

Embora o trigo, que são os verdadeiros crentes, não possa ser possuído por demônios, o joio que convive em seu meio e às vezes até dirige congregações pode ser um instrumento do diabo. Apartar-se da verdade abre as portas para o erro, como aconteceu com Saul em 1 Samuel:

(1 Sm 16:13-15) "...desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi... E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;".

Observe que no Antigo Testamento os crentes não tinham ainda o Espírito Santo habitando em si, mas apenas sobre si, influenciando-os e guiando-os. É neste sentido que o Espírito do Senhor se retirou de Saul, já que aqueles, na atual dispensação que são habitados pelo Espírito Santo, não podem perdê-lo.

Mesmo assim, quando somos advertidos em Efésios 4:27: "Não deis lugar ao diabo" isso é porque Deus sabe que se começarmos a flertar com o mundo espiritual, interessados em manifestações, adivinhações, profecias e sinais mirabolantes, logo o diabo vai perceber nossa porta aberta e enviará um bando de demônios penetras para nossa festa. E eles certamente serão capazes de promover uma festa de arromba, com muito entretenimento espiritual para nos manter presos ao engano.

Concluindo, deixarei para você discernir se os casos que mencionou são realmente vindos de Deus ou do diabo. O que vem de Deus exalta a Cristo e leva nosso olhar para ele. O que vem do diabo exalta o homem e, como um vício, deixa sempre o desejo de consumir mais dessas manifestações. Nem preciso dizer que hoje há muitos cristãos que são viciados em manifestações espirituais, como se a sua fé não se contentasse em ter a Cristo diante de si, mas precisasse constantemente estar cercado de testemunhos emocionantes. São como viciados em algum tipo de droga espiritual que causam visões e êxtases, sem o que acham que não podem viver.

Para esses, Jesus apenas já não satisfaz.

Sempre que estiver diante de manifestações espirituais, procure julgar se aquilo está sendo feito com algum proveito. Alguém que adivinhe particularidades da vida de uma pessoa não está trazendo proveito algum a ela, a não ser torná-la dependente de sua capacidade de adivinhação e colocando-se como alguém com superpoderes aos olhos delas. Isso não passa de exaltação da carne.

O Senhor não fazia seus sinais e milagres como um mágico faz seus truques para arrancar aplausos e "Oh!" da plateia. Cada milagre, sinal ou palavra que ele falava tinha um objetivo claro e definido de bênção (ou às vezes de condenação) de seu interlocutor. Não eram tampouco coisas que tinham o objetivo de alisar o ego do outro, como algumas “profetadas” que costumo ouvir ou até ler em e-mails e mensagens deixadas nas redes sociais. Coisas do tipo, “Deus tem uma grande obra para você!”, “Estou vendo que Deus fará de você um pregador famoso!”, etc.

No espiritismo isso é muito usado para atrair e segurar noviços. Há espíritas que são loucos para dizer aos recém-chegados: "Você tem mediunidade, precisa desenvolver!". Pronto, prato cheio para o ego de quem vai atrás dessa conversa e ótima isca para fisgar incautos com problemas de baixa autoestima.


Mario Persona é palestrante, professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing e autor dos livros "O Evangelho em 3 Minutos - Mateus", "Quero um refil!”, “Crônicas para ler depois do fim do mundo”, "Dia de Mudança”(também em inglês como "Moving ON”), "Marketing de Gente”, “Marketing Tutti-Frutti”, "Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades”, "Receitas de Grandes Negócios”_e "Crônicas de uma Internet de verão”. Todos eles podem ser encontrados em formato impresso nos endereços www.bookess.com e www.amazon.com e também em formato e-book em www.smashwords.com .

Nas horas livres o autor dedica-se a escrever e traduzir textos e livros sobre a Palavra de Deus. Estes são publicados em:

3minutos.net - O evangelho em 3 minutos (texto, vídeo e MP3)

3minutegospel.net - O evangelho em 3 minutos em inglês

3minutospodcast.blogspot.com - Podcast

youtube.com/mp3minutos - Vídeos Evangelho em 3 Minutos

respondi.com.br - Seleção de respostas sobre a Bíblia

stories.org.br - Histórias de Verdade (inglês/português)

stories.org.br/chaday - Comentários de N. Berry

stories.org.br/doze.html - "Doze Cartas" - E. Dennett

manjarcelestial.blogspot.com - Edificação, exortação e consolação

aordemdedeus.blogspot.com - Livro "God’s Order" - B. Anstey.

questoesprofeticas.blogspot.com - "Future Events" - W. Scott

acontecimentosprofeticos.blogspot.com - "Prophetic Events" - B. Anstey

umcorpo.blogspot.com - "The One Body in Practice" - B. Anstey

aoseunome.blogspot.com - "Questions Young People Ask “ - Bruce Anstey

Edward-dennett.blogspot.com - Textos de Edward Dennett

dispensacao.blogspot.com - "A Dispensational or a Covenantal Interpretation of Scripture - Which Isaías the Truth?" - B. Anstey

querocontar.net - Blog de seu filho portador de paralisia cerebral.

Mario Persona participou também como autor convidado das coletâneas "Os 30+ em Atendimento e Vendas no Brasil", "Gigantes do Marketing”, "Gigantes das Vendas”, "Educação 2007”, "Professor S.A.”e "Coleção Aprendiz Legal”, além de ter sido citado como "Case Mario Persona”no livro "Os 8 Pês do Marketing Digital”. Traduziu obras como "Marketing Internacional”, de Cateora e Graham, "Administração”, de Schermerhorn, "Liberte a Intuição”,_ de Roy Williams, além de diversos livros de comentários sobre a Bíblia.

É convidado com frequência para palestras, workshops e treinamentos de temas ligados a negócios, marketing, comunicação, vendas e desenvolvimento pessoal e profissional. Alguns temas são:

Gestão de Mudanças

Criatividade e Inovação

Clima Organizacional

Gestão do Conhecimento

Comunicação

Marketing e Vendas

Satisfação do Cliente

Oratória

Marketing Pessoal

Qualidade Vida-Trabalho

Administração do Tempo

Segurança no Trabalho

Controle do Stress

Meio-Ambiente

Livros por Mario Persona:

Crônicas de uma Internet de Verão

Receitas de Grandes Negócios

Marketing Tutti-Frutti

Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades

Marketing de Gente

Dia de Mudança

Moving ON (inglês)

Crônicas para ler depois do fim do mundo

Eu quero um refil!

Meu carro sumiu!

O Evangelho em 3 Minutos - Mateus

O Evangelho em 3 Minutos - João

O que respondi - Vol. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Os livros e e-books de Mario Persona estão nos endereços: Smashwords.com, Bookess.com, Amazon.com, ClubedeAutores.com.br, Lulu.com, Perse.com.br, Livrorama.com.br, iTunes.com e Createspace.com

Livros em formato impresso: www.clubedeautores.com.br/authors:574

Gostou deste livro? Entre em contato com o autor:

Mario Persona

contato@mariopersona.com.br

www.mariopersona.com.br