O que significa o arrebatamento?
O arrebatamento não pode ser confundido com a vinda de Cristo a este mundo, pois no arrebatamento ele não chega a descer até o mundo; somos nós que subimos e vamos encontrá-lo "nos ares", “nas nuvens”. Então estaremos no céu para a celebração das bodas do Cordeiro (leia 1 Tessalonicenses 4:17; João 14:2-3; Efésios 5:25-27; Apocalipse 19:7-9), para então virmos COM CRISTO em poder e glória em sua vinda (Ap 19:14 — compare com Apocalipse 19:8), para reinarmos com ele (Ap 5:10; 3:21; 20:6; 2 Timóteo 2:12; 1 Coríntios 4:8; Lucas 19:17-19).
O versículo que você citou em 2 Tessalonicenses 1:7-10 poderá ser mais bem entendido se você completar o que diz no versículo 7 com o que está em Judas 1:14: "Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus SANTOS"; Zacarias 14:5: "Então virá o Senhor meu Deus, E TODOS OS SANTOS contigo, ó Senhor”. Creio que os "santos” que estes versículos falam somos nós que fomos previamente arrebatados. A ordem em 2 Tessalonicenses é a seguinte:
a) 2 Tessalonicenses 2:7 — O mistério da injustiça, que operava no tempo do apóstolo, ainda opera hoje;
b) 2 Tessalonicenses 2:3 — A igreja professa (cristandade) torna-se apóstata, ou seja, vai abandonando a verdade (veja também Lucas 18:8; 2 Timóteo 3:1-8);
c) 2 Tessalonicenses 2:6, 7 — É tirado o que resiste, ou seja, o Espírito Santo que hoje habita na igreja, o qual impede a plena manifestação do diabo neste mundo. Obviamente, a igreja é tirada junto, pois está selada pelo Espírito. (1Ts 4:14-17).
d) 2 Tessalonicenses 2:8-10 — O iníquo é revelado (também Daniel 7:8; 9:27; Mateus 24:15; Apocalipse 13:2-10);
e) 2 Tessalonicenses 2:8 — Cristo vem em glória, com seus anjos e santos, para destruir o iníquo (2Ts 1:7; Judas 14; Zacarias 14:5; Apocalipse 19:11-21).
Evidentemente, 1 Tessalonicenses 5 fala da vida do Senhor para o mundo, ou seja, ele vem como um ladrão (para nós ele vem como o noivo; nós o estamos esperando. Para o mundo, que não o espera, será como a vinda de um ladrão à noite). O mesmo assunto é tratado em 2 Pedro 3:9-14. A palavra "aguardando" no versículo 14 está conectada ao que “aguardamos” no versículo 13, ou seja, os novos céus e a nova terra, e não que devemos esperar pela vinda do Senhor para o mundo como ladrão.
Em 1 Tessalonicenses 4, quando o Senhor vem buscar os seus, há "alarido", para acordar os que morreram em Cristo, há a “voz do arcanjo”, que parece ser o próprio Senhor na forma como ele aparecia para os santos do Antigo Testamento, ou seja, como um arcanjo, e a cuja voz aqueles santos já estão familiarizados, ressuscitando assim, e há a “trombeta de Deus” que encerra a dispensação da graça de Deus, e creio ser a mesma trombeta de 1 Coríntios 15, conectada com ressurreição.
Não se deve confundir esta trombeta com a última das sete trombetas de Apocalipse 11:15-18, as quais serão soadas no fim da tribulação, quando Cristo virá dos céus (na vinda de Cristo) para tomar posse do reino neste mundo. Também não se deve confundir com a trombeta soada em Mateus 24:30-31 e Isaías 27:13, que se refere à reunião de Israel, pelos anjos, após a vinda de Cristo.