João Batista era Elias?

Geralmente esta pergunta é feita tendo em vista alguns que utilizam a ideia para fundamentar crenças reencarnacionistas. Primeiro, é importante lembrar que Elias não morreu. Ele foi levado para o céu em um evento milagroso, um redemoinho descrito em 2 Reis 2:1-13:

"SUCEDEU que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu... E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho... O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu.".

Ao contrário do que os espíritas acreditam João Batista não era Elias reencarnado, mesmo porque Elias não morreu. E ao contrário do que muitos cristãos pensam Elias não subiu ao céu numa carruagem de fogo com cavalos de fogo, como aparece em algumas figuras bíblicas. A carruagem aparentemente apenas separou Elias de Eliseu, porém o texto diz que Elias subiu num redemoinho.

Sobre a declaração no Novo Testamento de que João Batista era o Elias que havia de vir, Malaquias 4:5-6, comparado com Lucas 1:17 tem uma explicação bastante clara. João Batista foi um profeta que veio "no espírito e poder de Elias", antes do “grande e terrível dia do Senhor”, para tocar o coração do povo, se este o recebesse.

Mas como não foi recebido, a não ser por uns poucos, João declara aos judeus que ele não era o Elias. Portanto o ministério de Elias fica para ser plenamente cumprido quando Cristo aparecer em glória (Ml 4:5-6; Mateus 11:14; Lucas 1:17; João 1:21).

Quando as autoridades religiosas mandaram perguntar a João quem ele era, ele declarou que não era o Cristo, nem Elias, nem o profeta de Deuteronômio 18:15-18. Ele era "a voz do que clama no deserto", conforme Isaías havia profetizado (Jo 1:19-23). O Senhor, ao falar de João, disse: "Elias já veio” (Mc 9:13), o que parece contradizer João 1:21.

Outra passagem, porém, explica isto: "E se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir" (Mt 11:14). João havia vindo no espírito e poder de Elias, conforme previra o anjo Gabriel; e ele era o Elias para aqueles que o receberam e lhe deram crédito, seguindo mais tarde ao Senhor Jesus, como André e outro discípulo em João 1:40.