Dois Aspectos da Assembleia

O uso da palavra “assembleia” também tem confundido alguns. A Bíblia usa a palavra relacionada aos cristãos de duas maneiras — para descrever a igreja em seu aspecto universal e local. Ela também é usada em conexão com Israel e com os pagãos — Atos 7:38, 19:32, mas isso não tem relação com nosso assunto, pois estamos tratando de sua aplicação a cristãos. Digno de nota é que as Escrituras se referem ao aspecto local da assembleia com muito maior frequência (cerca de 90 vezes) do que ao seu aspecto universal (cerca de 20 vezes).

Quando o assunto é o aspecto universal da assembleia, ele diz respeito a todo verdadeiro cristão (Mt 16:18, Ef 1:22, 5:25 etc.). Trata-se de algo de que todos os cristãos fazem parte como resultado de sua fé e da obra consumada de Cristo, e o consequente selo do Espírito Santo. Isso é verdadeiro independente de onde estejam esses cristãos, de qual seja seu estado de espírito, ou de quando eles tenham vivido entre o dia de Pentecostes e o arrebatamento. Aqueles que compõem este aspecto da assembleia possuem um lugar firme e eterno de bênção com Cristo.

Enquanto o aspecto universal da assembleia tem a ver com a posição firme de bênção que todos os cristãos possuem por estarem unidos a Cristo, o aspecto local da assembleia tem a ver com o funcionamento prático dos cristãos em uma cidade ou localidade (Mt 18:18, Atos 11:22, 13:1, rm 16:1, 5, 1 Co 1:2, Colossenses 4:15-16 etc.). Ele abrange todos os verdadeiros crentes em uma localidade, mas pode não envolver de forma prática todos os que vivem naquela localidade. A razão disso é que alguns naquela localidade podem não estar envolvidos com a reunião na prática, seja por ignorância, seja por desobediência. Todavia eles talvez pertençam a algum grupo reconhecido de cristãos na cidade que não estejam adequadamente congregados no terreno da assembleia conforme esta é encontrada nas Escrituras. Para se distinguir o aspecto universal da assembleia de seu aspecto local basta observar o contexto da passagem.

Enquanto todos pareçam concordar sobre o que seja o aspecto universal da assembleia, muitos se mostram confusos quanto ao seu aspecto local. Eles acham que o aspecto local da assembleia seja o conjunto de todos os crentes em uma cidade ou localidade em particular, inclusive aqueles que estão congregados ao Nome do Senhor (se existir uma reunião assim naquela localidade) e os que estão nas diferentes denominações cristãs. Consequentemente, acham que não devemos nos referir aos santos reunidos ao Nome do Senhor como a assembleia em tal e tal localidade, pois nem todos os cristãos dessa localidade estariam nessa reunião. Todavia, quando comparamos tal ideia com as Escrituras, encontramos que ela infelizmente não procede e precisa ser corrigida.