Levítico 6:8-30

(6:8-30)

Voltamos agora a oferta queimada. Estas "leis" descrevem como a oferta devia ser feita. Nesta oferta todo o sacrifício era queimado. Uma figura de Cristo entregando-Se completamente a Deus. Existe aqui dois pontos principais:

1 - o fogo nunca devia se extinguir. Deus nunca Se esquece da obra que Cristo fez na cruz, mesmo se o Seu povo vier a dormir e a se esquecer do fogo que está aceso.

2 - As cinzas sempre são um lembrete de que o fogo esteve ali. O fogo do juízo (castigo) caiu sobre nosso bendito Senhor Jesus, não deixando nada além de cinzas - a recordação de Sua morte.

Observamos o paralelo que existe entre os quatro principais sacrifícios e os aspectos em que cada um dos quatro evangelistas apresenta a obra de Cristo. Em João, Jesus é o holocausto Santo, Aquele que o Pai ama porque Ele deu a sua vida de Si mesmo (Jo 10:17-18). Lucas nos leva a admirar a vida do homem perfeito, do qual a oferta de manjares fala. mc coloca diante de nós o Servo de Deus, representado pelo sacrifício da consagração, ou oferta pacífica. E finalmente mt, mais do que os outros, O proclama como Aquele que "salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt 1:21).

Os capítulos 6 e 7 falam novamente destes quatro tipos de oferta para estabelecer a lei concernente a elas, em outras palavras, a maneira na qual o sacerdote devia oferecê-las. Quão cuidadosos os sacerdotes precisavam ser!

Será que entendemos o quão cuidadosos devemos ser acerca das pequenas coisas que fazemos? O sacerdote tinha que comer esta oferta pelo pecado.

Naqueles dias existia uma diferença entre os sacerdotes e o povo.

Hoje, todo crente no Senhor Jesus é um sacerdote (1 Pe 2:5 e 9). Estes versículos de 1 Pedro 2 são muito importantes. Cada crente, Assim como Cristo, é também uma pedra viva. Porém mais que isso, cada crente é agora um sacerdote! Estamos capacitados a oferecer sacrifícios espirituais (não animais mortos como estamos vendo) a Deus. Eles são aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. Não precisamos de nenhum outro homem para estar entre Deus e nós. Não há lugar para alguém (padre, pastor, ministro, entre outros) se colocar entre os crentes e Deus .

Isso é uma negação da verdade do Cristianismo. A Bíblia deixa bem claro (1Tm 2:5). Rabino, sacerdote, ministro, padre são coisas que os homens criaram.

Trata-se de uma mistura das religiões judaica e cristã. E você não pode misturar as duas. O próprio Senhor estava ensinando isto em Mateus 9:16-17.

O holocausto deveria ser contínuo (versículo 13), a oferta de manjares "estatuto perpétuo" (versículo 18). Já observamos o temor do israelita que nunca estava seguro de ser aperfeiçoado pelos mesmos sacrifícios oferecidos continuamente. O capítulo 10 de hb nos mostra o sacerdote que "aparece a cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios", seu trabalho nunca terminava. Mas, em seguida, o mesmo capítulo apresenta Jesus que, tendo feito “um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus”... PARA SEMPRE (Hb 10:1, 11-12).

Levítico 7:1-21

A epístola aos Romanos nos ensina que Deus teve de tratar com duas questões: os “pecados”, até Romanos 5:11, e depois, o “Pecado” de Romanos 5:12 até o capítulo 8. Ele teve que condenar a árvore e seus os frutos, o Pecado em nossa natureza e os resultados que ele produz. Ao exigir um sacrifício para a culpa (o ato cometido) e outro para o pecado (a raiz do ato), Deus nos ensina que a obra de Cristo atendeu ambas as necessidades do pecador.

A lei relativa ao sacrifício pacífico ilustra as condições necessárias para a realização da comunhão cristã. Lembre-se de que trata-se de uma das ofertas de aroma suave, o prazer de Deus pela morte de Seu Filho e Seu compartilhar desse prazer conosco. Assim temos muito que refere-se ao Senhor, parte do sacrifício que ficava com o sacerdote, e o ofertante comendo o restante junto com seus amigos que estavam limpos.

Era uma questão de um sacrifício de ação de louvores (versículo 12, 1 Coríntios 10:16); de caráter voluntário e alegre (versículo 16; 2 Coríntios 8:4), livre de todo contato com o que é imundo (versículo 21).

Embora os sacrifícios pelo pecado eram oferecidos porque um homem não estava limpo, apenas os israelitas que estavam limpos (versículo 19) participavam da oferta pacífica. Quem tocasse a carne da oferta pelo pecado tornava-se santo (Lv 6:27), enquanto que, inversamente, toda impureza contaminava a oferta pacífica. Zelamos pela limpeza da nossa comida. Vamos cuidar ainda mais para que nenhuma poluição espiritual venha interromper a comunhão de que este sacrifício é a imagem.

"Qualquer que estiver limpo comerá dela" (versículo 19). Naqueles dias uma pessoa era impura, por exemplo, se tivesse tocado um corpo morto. Para nós crentes isto seria uma figura de nossa amizade com pessoas mundanas, a pessoa não salva está morta (Ef 2:1-3). A comunhão com os incrédulos suja um crente (2 Co 6:14). Mas não é para nos isolarmos. Em nosso versículo, a pessoa poderia comer do sacrifício com seus amigos que estivessem limpos. É fácil perceber que importa com quem temos comunhão.

Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Salmo 133). Deus sempre teve prazer em unir os Seus. É como o óleo precioso (figura do Seu Santo espírito)... ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.