Levítico 21:1-24

(21:1-24)

Hoje lemos de quão cuidadosos deveriam ser os sacerdotes. Você se lembra de que 1 Pedro2:5 nos diz que todo crente no Senhor Jesus é um sacerdote diante de Deus. Pare um pouco para considerar isso. Se os sacerdotes daqueles dias precisavam ser cuidadosos, quão mais cuidadosos deveríamos ser? Somos sacerdotes de Deus neste mundo mau e corrupto. Eles precisavam estar prontos para entrar na presença de Deus a qualquer momento; o mesmo precisamos nós... dia após dia.

Da mesma forma que o simples fato de pertencer a família de Aarão conferia o título de sacerdote, todos os remidos do Senhor são hoje adoradores (1 Pe 2:5). Por outro lado, em relação ao seu exercício, um sacerdote poderia ser desqualificado. Entrar em contato com a morte, um casamento em desacordo com Deus ou um defeito físico incurável, privava o filho de Arão das suas santas funções. Ele podia se alimentar do pão de Deus, assim como seus irmãos (versículos 22), mas ele não conhecia a alegria de servi-Lo. Com tristeza, muitos cristãos hoje estão neste estado. Aqueles que são cegos no sentido de 2 Pe 1:9, ou coxos segundo Hebreus 12:13, mesmo mantendo seu título e privilégio como filhos de Deus, não podem executar como deveriam seu serviço como adoradores. E isso é uma grande perda, não só para eles, mas antes de tudo para o Senhor.

Se nosso Sumo Sacerdote carrega graciosamente os defeitos, fraquezas e imperfeições do Seu povo (capítulo 21, confirmado por Hebreus 4:15), Ele não pode, por outro lado, ter comunhão com o que, no capítulo 22 ,representa um pecado real: um fluxo ou lepra (versículo 4). A contaminação em um crente o priva do prazer das "coisas santas".