Levítico 26:34-46

(26:34-46)

De uma forma ou de outra, os direitos de Deus serão reconhecidos. Se o povo não observa os anos sabáticos estabelecidos no capitulo 25, o Senhor os forçará a fazê-lo, expulsando-os a força da terra que é Sua. Israel não vai, por assim dizer, atender as condições estabelecidas pelo arrendamento. E esta será uma das razões para a deportação para Babilônia (leia 2 Cr 36:20-21). Os 70 anos de cativeiro correspondem aos anos sabáticos não respeitado durante todo o período dos reis.

As consequências do pecado de Israel são realmente terríveis. Deus é mais severo com este povo do que Ele é em relação a outras nações. Sua responsabilidade é certamente muito maior. os oráculos divinos foram confiados a eles. Essa relação com o verdadeiro Deus cujo nome, por culpa deles, é blasfemado entre os gentios (Rm 3:2 e 2:24). Agora, se Deus é mais exigente com Israel do que com as nações pagãs, você não acha que o mesmo se aplica a nós que temos a Sua Palavra em nossas mãos? "...todo aquele a quem muito é dado, muito será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido" (Lc 12:48).

Observe também que confessar o pecado (versículo 40) e aceitar a punição por ele (versículo 43) são as condições para a restauração.

Deus sempre volta para aquilo que Ele é.