Levítico 27:1-15

27:1-15

Este capítulo trata dos votos (promessas) que os filhos de Israel poderiam fazer a Deus e a maneira como o sacerdote deveria avaliá-los. Isto nos faz pensar do Senhor Jesus e do valor que foi dado a Ele. Leia Zc 11:12-13 e também Mateus 27:9-10.

Em Êxodo30 (versículos 11-16) vemos que o preço do resgate era idêntico para todos. Aqui, pelo contrário, as avaliações variam de um para o outro. Na verdade, já não se trata mais do que representa a nossa salvação, mas sim da capacidade que cada um possui. Redimidos pelo mesmo preço, o precioso sangue de Jesus, todos os filhos de Deus não estão no mesmo nível espiritual ou possuem a mesma aptidão para o serviço.

O sacerdote devia intervir para apreciar a obra de cada homem: "segundo a avaliação do sacerdote, assim será" (versículo 12). Nós, que facilmente criticamos o que outros crentes fazem ou não fazem, vamos lembrar que Aquele que julga é o Senhor e que no Corpo de Cristo cada membro tem sua importância e função específica (1 Coríntios 4:4-5).

Pessoas, animais ou casas, tudo poderia ser consagrado ao Senhor. na verdade, não temos nada mais precioso para oferecer ao Senhor do que nós mesmos, nossa própria pessoa. Isto é o que foi feito pelos macedônios de quem o apóstolo fala: "se deram primeiramente ao Senhor...", e todo o seu serviço, espontâneo, cheio de alegria, surgiu deste dom inicial (2 Co 8:2-5).