Levítico 17:1-16

(17:1-16)

Este e o próximo capítulo nos dão diversas instruções de como viver uma vida santa e das coisas impuras das quais precisamos nos manter afastados.

Tanto os sacerdotes como as pessoas recebem instruções. Nós crentes somos ambas as coisas (veja 1 Pe 2:5 para a primeira classe de pessoas e versículo 11 para a segunda. Que conexão maravilhosa existe entre os ensinos do Antigo e Novo Testamento). Podemos chamar o capítulo de hoje de Adoração Pura que requer Costumes Puros.

Havia o perigo do povo vir a oferecer secretamente seus sacrifícios a demônios (versículo 7). E é muito fácil para nós voltarmos ao mundo e nos misturarmos com as práticas pagãs. Muitos dos costumes religiosos hoje começaram nas religiões que na realidade adoravam o demônio.

Deus reserva para si o direito do sangue (Lv 7:26-27). Deste momento em diante o sangue dos sacrifícios, renovados a cada ano, encontra-se diante do Seu olhar no "santíssimo lugar" (capítulo 16). E este sangue, indispensável para manter a relação entre Ele e seu povo, fala constantemente ao coração de Deus da obra de Seu Filho amado.

O sangue nunca devia ser comido. Vemos a seriedade disso nestes versículos. Leia Hebreus 9:22. O sangue de Cristo é para Deus somente. A morte de Cristo é o fundamento da adoração a Deus. Por isso o sangue aparece neste capítulo quando somos instruídos acerca da adoração pura.

Diversas passagens da Escritura estabelecem as virtudes do sangue de Cristo. Ele "faz expiação pela alma" (versículo 11). "Purifica de todo pecado" (1 João 1:7). A menor falha que cometemos deve ser limpa por este sangue e não há outra forma. Por isso fomos remidos... de todas as nações (Ap 5:9), resgatados... da vossa vã maneira de viver (1 Pe 1:18-19), lavados (Ap 1:5), justificados (Rm 5:9) (Hb 13:12), reconciliados (Cl 1:20), trazidos para perto (Ef 2:13); por ele, o sangue de Cristo, um caminho novo e vivo foi aberto para o “Santo dos santos” (Hb 10:19). Por ele também a vitória foi ganha por nós (Ap 12:11). O precioso sangue de Jesus! Sua virtude e sua eficácia, é uma pedra de tropeço para aqueles que não o aceitam pela simples fé, mas para os remidos é um motivo eterno de louvor e adoração. "Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados... a Ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!" (Ap 1:5-6).