O ESTADO ETERNO
O Senhor criará novos céus* e uma nova terra onde habita justiça. (na era cristã, enquanto o Senhor encontra-Se ausente, a justiça sofre; no Milênio a justiça reinará, mas no estado eterno a justiça habitará.) Será um estado permanente nas coisas entre Deus e o homem. Os céus e a terra estarão, então, convivendo na mais perfeita harmonia. 2 Pedero 3:12,13; Apocalipse 21:1-8.
[ Nota: *os novos céus que serão formados não são o céu dos céus, a habitação de Deus. O céu dos céus não passará por mudança pois trata-se de um lugar que é, era, e sempre será perfeito. ]
Não haverá reinado no estado eterno pois não haverá necessidade de governo. Apocalipse 22:5
os santos justos da terra do período do Milênio aparentemente serão trasladados da terra Milenial para essa nova terra sem que vejam a morte.
Todas as diferenças de tempo, distinções nacionais, fronteiras geográficas e limitações que hoje existem desaparecerão. Será uma ordem de vida totalmente nova para o homem sobre a terra. Não haverá nem macho nem fêmea. Nenhum inimigo ou mal jamais invadirá essa cena de bem-aventurança. Esse é o Estado Eterno. É também chamado “O Dia de Deus”, “Séculos dos Séculos” e “O Dia da Eternidade”. Apocalipse 21:1-8; 2 Pe 3:12; 1 Co 15:28; Ef 3:21 (Bíblia de Jerusalém); 2 Pe 3:18.
Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. 1 Co 15:26; Apocalipse 21:4.
A Nova Jerusalém descerá dos céu à terra. Ela será a cidade dos santos. Apocalipse 21:2-3.
Deus será tudo em todos. 1 Co 15:28.
Haverá mais pessoas no céu e na terra, redimidas por Deus e desfrutando do Seu favor, do que no lago de fogo sob o juízo.* Em TUDO Cristo terá a preeminência. Compare Provérbios 27:20 com Lucas 14:23; Colossenses 1:18.
[ Nota: *Não existe qualquer dificuldade em compreender isto quando consideramos os muitos milhares de crianças que morreram na sua infância (i.e. durante o dilúvio no dia de Noé) ou antes de terem nascido. Mateus 18:10,11; 2 Samuel 12:23. ]