Salmos 42-49

Salmo 42 - O remanescente judeu fiel, repudiado por seus irmãos apóstatas (Is 66:5), é descrito como o cervo encurralado em um lugar distante das fontes que conhece, e que suspira pelas correntes d’água. Abatidos pelo desencorajamento, eles lamentam estar privados do privilégio de adorar na casa de Deus (vv. 1-5). De fora de sua terra eles clamam a Deus para que os sustente em sua tribulação (vv. 6-11).

Salmo 43 - Estando desterrado, o remanescente fiel sofre uma dupla perseguição: a de seus irmãos apóstatas (“a gente ímpia”, v. 1), e aquela que vem dos gentios (“inimigo”, v. 2), para cujas terras fronteiriças a Israel eles foram forçados a fugir. O remanescente clama a Deus (Elohim) para que os leve de volta a fim de poderem novamente se aproximar do altar de Deus e desfrutar dos privilégios do templo (vv. 3-5).

Salmo 44 - Enquanto os que fazem parte do remanescente fiel aguardam por livramento, recordam uma ocasião na história de Israel em que a terra também se encontrava entregue à impiedade e idolatria, quando os cananitas a possuíam. À medida que pensam no poder de Deus que lançou fora os idólatras da antiguidade e introduziu na terra os filhos de Israel, eles compreendem que se tiverem que ser levados de volta, haverá de ser por meio do mesmo divino poder (vv. 1-8). Sentindo a opressão vinda dos gentios, para cujas terras tiveram que fugir (vv. 9-22), eles clamam ao Senhor (Adonai) com toda sinceridade, para que venha e os liberte (vv. 23-26).

Salmo 45 - Em resposta aos seus clamores nos salmos anteriores, o remanescente exulta ao ver o Messias vindo em Seu poder e majestade real (vv. 1-5). O Senhor, como um Rei guerreiro e conquistador, abate os Seus inimigos com Sua espada de juízo (Dt 32:41-43). Na ocasião, os inimigos são a Besta os poderes ocidentais) e o Rei do Norte e sua Confederação árabe, embora eles não sejam aqui mencionados especificamente. Isto se enquadraria nos pontos 4 e 5 do sumário.

Havendo assumido o Seu trono em Sião (Jerusalém), o Senhor reconhece e exalta o afligido remanescente e une-Se a ele em toda a Sua glória, como num matrimônio, em presença de toda a terra (vv. 6-17). A rainha é Jerusalém. As filhas do Rei são as cidades de Judá. As virgens são os do remanescente, que se mantiveram incontaminados da abominação da desolação estabelecida pelo Anticristo. A filha de Tiro e os ricos do povo são as nações gentias convertidas (Zc 2:11). Todos se prostram voluntariamente diante do Rei, prestando-Lhe homenagem. Isto poderia se referir ao intervalo entre os pontos 5 e 6.

Salmo 46 - Os Salmos 46 ao 49 desvendam os gloriosos resultados do advento do Rei. O Salmo 46 mostra que embora o Rei tenha retornado (Salmo 45), o remanescente ainda não se encontra em completo repouso em sua terra. Mais uma vez se voltam a Deus em busca de refúgio e completo livramento, ao verem as nações gentias (particularmente aquelas sob o comando de Gogue-Rússia*) se levantando contra eles como ondas de um mar bravio (vv. 1-3). Os mares são, nas Escrituras, uma figura bem conhecida das nações rebeldes da terra (Apocalipse 17:15; Salmos 65:7; Salmos 93:3-4; Isaías 17:12; etc.) Com o Milênio (Os 1 anos do reinado de Cristo) estando para começar, o que é indicado pelo Senhor habitando em Sião como o “Altíssimo” (Seu nome no Milênio), Ele não permitirá que a cidade seja tomada (vv. 4,5). Compare com Isaías 59:19,20; Zacarias 9:8; 12:8; Na 1:9. O Senhor Se levanta em defesa do Israel restaurado e destrói os exércitos pagãos trazendo paz ao mundo transtornado (vv. 6-11). Isto se refere ao ponto n° 6.

[ Nota: *A profecia indica que as nações que invadem a terra, após Cristo haver retornado e restaurado Israel a Si, são aquelas lideradas por Gogue.#29# ]

Salmo 47 - Tendo sido abatidos todos os inimigos, a terra é chamada a reconhecer a Cristo como Rei (vv. 1,2). Os exércitos de Israel, ajudados pelo Senhor, serão vitoriosos ao subjugar o que restar das nações nos termos da sua herança. Como resultado disso, Israel será colocado em uma posição de cabeça sobre todas as nações (Dt 28:13; Salmos 18:43), conforme o propósito original de Deus para com eles (vv. 3,4). Havendo estabelecido o Seu Reino, o Senhor retorna ao Seu trono nos céus, do qual irá reinar por sobre todo o mundo (vv. 5-9). Compare Salmo 103:19. As nações gentias convertidas, de bom grado se unem a Israel e ao seu Deus (v. 9). Veja também Zacarias 2:11.

Salmo 48 - Jerusalém é estabelecida como o centro metropolitano da terra milenial; a principal cidade do mundo. Compare Isaías 2:2,3. É a cidade do grande Rei, o Senhor Jesus Cristo (vv. 1-3). Todas as nações que se levantaram contra ela terão sido derrotadas pelo Seu poder (vv. 4-7). A cidade é agora o lugar do gozo e adoração de Israel (vv. 8-14).

Salmo 49 - O estabelecimento do reino de Cristo é anunciado a todo o mundo. Tanto grandes como humildes, ricos ou pobres, são exortados a confiar não em riquezas, mas no Senhor.