Jeremias 26-33

Jeremias 26-33

No capítulo 26 Jeremias prediz a destruição do templo e da cidade de Jerusalém pelos exércitos confederados (Jr 34:1; 2 Reis 24:2) sob Nabucodonosor (vv. 1-9). Ele e seus exércitos são, na profecia, um tipo do Rei do Norte e da Confederação Árabe. Consequentemente, Jeremias sofre perseguição do povo em virtude de seu testemunho da impiedade deles e de sua predição de um juízo que havia de vir. No entanto Deus o preserva, de maneira providencial, dos intentos do povo de matá-lo (vv.. 8-16). Da mesma maneira o remanescente judeu fiel deverá avisar a nação apóstata acerca do juízo vindouro. Eles pregarão o evangelho do Reino (Mateus 24:14) e sofrerão perseguição por este motivo.

No capítulo 27 Jeremias enviou mensageiros às nações ao redor de Israel para avisá-las de que os exércitos invasores provenientes do norte sob Nabucodonosor não se deteriam em Judá e Jerusalém, mas se apoderariam também de seus países colocando-os sob o seu jugo.

No capítulo 28 Jeremias encontra maior oposição daqueles que seguiam o ímpio rei Zedequias (que é um tipo do Anticristo, o falso Messias dos judeus). Os capítulos 26-28 fazem, portanto, referência na forma de tipos ao ponto n° 2 do sumário.

No capítulo 29 Jeremias envia uma mensagem aos judeus cativos em Babilônia. Ele anuncia que Babilônia (um tipo dos poderes ocidentais sob a Besta) será julgada e que eles serão libertados. Em sua exortação diz que devem se sujeitar aos caminhos de Deus, aceitando o cativeiro e aguardando até que se completem os setenta anos, quando então Babilônia seria julgada. O remanescente judeu fiel, durante a grande tribulação, receberá um encorajamento similar e aguardará dia após dia pelo momento da destruição da Besta e do Anticristo, o que acontecerá no final da septuagésima semana da profecia de Daniel (Daniel 9:24-27; Apocalipse 19:19,20). Assim como os cativos de então tiveram de aguardar que se cumprissem os setenta anos, também o remanescente judeu fiel esperará até que a septuagésima semana de Daniel se complete. O capítulo 29, portanto, nos leva aos pontos 3 e 4 do sumário, a saber, a destruição dos poderes ocidentais sob a liderança da Besta.

Os capítulos 30-33 contém as promessas da completa restauração de Israel. No capítulo 30 o Senhor promete voltar a reunir as tribos dispersas de Israel e reconstruir a cidade de Jerusalém. No capítulo 31 elas são vistas se arrependendo e retornando à terra de Israel. No capítulo 32 a terra é habitada e cultivada novamente pelas tribos de Israel que retornaram. No capítulo 33 a cidade de Jerusalém é reconstruída e volta a ser habitada, tendo o Senhor o Seu lugar entre o povo para sua bênção (v. 15). Os capítulos 30-33 satisfazem ao intervalo entre os pontos 5 e 6 do sumário.