Sofonias 1-3

Sofonias 1-3

No capítulo 1 Sofonias anuncia a desolação da terra de Israel e do povo que se entregou à idolatria (vv. 1-9). O instrumento de destruição são os exércitos de Nabucodonosor que viriam do norte. Sofonias descreve graficamente a entrada daqueles exércitos em Jerusalém primeiro pelo portão do peixe, então pelo segundo quarto da cidade (vv. 10-12), até que finalmente cada esquina da cidade será esquadrinhada (v. 12). Os bens da cidade serão levados como despojo uma vez que “toda esta terra será consumida” (vv. 13-18). O povo é chamado ao arrependimento e encorajado a buscar o Senhor para que possam ser salvos naquele dia (Sf 2:1-3).

No capítulo 2 encontramos várias nações árabes ao redor da terra de Israel que também passam sob o juízo pelo mesmo destruidor vindo do norte (vv. 4-11); então os Etíopes (Egito e seus aliados) caem à medida que as tropas vindas do norte continuam em direção ao sul entrando em seus países (v. 12). Embora isso tenha acontecido nos dias de Nabucodonosor, está registrado nas Escrituras em razão do seu significado como um tipo, pois é o que o Rei do Norte fará num tempo vindouro quando a profecia será cumprida. Isto atende, na forma de um tipo, o segundo ponto do sumário.

Sofonias então se volta à destruição dos poderes ocidentais – Babilônia (não sendo ela o objeto de sua profecia) e segue adiante para falar do juízo dos assírios (vv. 13-15). Isto pode se referir ao Rei do Norte (o primeiro ataque dos assírios na profecia) passando sob o juízo que vem do Senhor. Isto fundamenta o ponto n° 5.

No capítulo 3 a cidade de Jerusalém é descrita como corrompida e necessitando de uma limpeza (vv. 1-4). Isto o Senhor fará ao tomar o Seu lugar na cidade (vv. 5-7). Antes que as bênçãos do Reino de Cristo sejam vistas pelo profeta na parte final do capítulo, é apresentado diante de si uma reunião final de nações (v. 8). Esse grupo de nações é aquele ao qual se refere o ponto n° 6 do sumário. Após essas nações terem sido destruídas, as bênçãos mileniais do Reino são dispostas e o Senhor, o Rei de Israel, é visto no meio do Seu povo terrenal, Israel (vv. 9-17). Todos os israelitas remanescentes das dez tribos que não tiverem sido trazidos de volta à terra antes, serão então reunidos na terra de Israel (vv. 18-20).