Daniel 11-12

Daniel 11-12

Daniel 11 apresenta um relato detalhado das guerras entre dois reis – o Rei do Norte (Síria) e o Rei do Sul (Egito). Os versículos 1 a 35 cumpriram-se na história antes da época de Cristo. Mas do versículo 36 ao final do livro tudo ainda está para se cumprir em um futuro próximo. O período da Igreja, com aproximadamente 2. anos, se inseriu entre os versículos 35 e 36 do capítulo 11. Isto não é mencionado pois a Igreja não é reconhecida na profecia. A Igreja é um mistério que esteve oculto nas eras passadas. (Ef 3:2-7.)

Os versículos 36 a 39 dão uma breve descrição dos feitos do obstinado rei, o falso Messias dos judeus (o Anticristo) na grande tribulação. Ele promoverá a iniquidade e a idolatria, e levará muitos à apostasia. Ele continuará o seu caminho de iniquidade até à Indignação* (v. 36). À medida que a Indignação vai tendo o seu início (v. 40), o Rei do Sul (Egito e seus aliados, v. 43) invadirá a terra de Israel proveniente do sul. Este é o ponto n° 1 neste sumário.

[ Nota: *A Indignação é o período em que o ódio das nações gentias será descarregado em guerra aberta contra Israel. Isso cobrirá um período de aproximadamente 2 meses e meio (75 dias) no final da tribulação e antes que o Milênio seja introduzido. Veja diagrama “A Septuagésima Semana de Daniel”. ]

O Rei do Norte (já vimos que haverá uma confederação de nações Árabes aliadas a ele) cairá sobre Israel proveniente do norte e a desolará (vv. 40,41), bem como a muitas outras nações vizinhas. Ele continuará sua conquista em direção ao Egito, derrotando também os seus exércitos. Este é o ponto n° 2.

Enquanto estiver saqueando o Egito, o Rei do Norte ouvirá notícias provenientes do norte. Esta é uma referência velada à Besta e aos seus exércitos (a Confederação Ocidental) entrando na terra de Israel (que se encontra geograficamente ao norte do Egito) numa tentativa de defendê-la. Este é o ponto n° 3.

Ao mesmo tempo, o Rei do Norte também escutará notícias vindas do leste que provavelmente fazem referência à vinda de Cristo com os exércitos celestiais para destruir a Confederação Ocidental. A vinda de Cristo aparentemente se dará a partir do leste. Mateus 24:27. Este é o ponto n° 4.

Após ter ouvido essas notícias, o Rei do Norte voltará do Egito, indo em direção à terra de Israel, e será destruído pelo Senhor (vv. 44,45). Este é o ponto n° 5.

Após o Senhor haver tratado com a Confederação Ocidental e com o Rei do Norte, o povo de Daniel (seu povo eram os judeus – as duas tribos – que de ora em diante serão identificados como sendo o remanescente judeu fiel) será libertado e restaurado ao Senhor (Daniel 12:1). Nessa ocasião o Senhor efetuará também uma ressurreição da nação e trará de volta as dez tribos que estiveram espalhadas por toda a face da terra. Nelas haverá duas classes de pessoas: os verdadeiros e os falsos. Os rebeldes os falsos) serão arrancados delas antes que entrem na terra. Os legítimos entrarão na terra e desfrutarão das bênçãos do Milênio (Daniel 12:2-3). Isso explica o intervalo que há neste sumário entre os pontos 5 e 6.

Os pontos 6 e 7 deste sumário não estão incluídos neste esboço de Daniel, pois o assunto de Daniel é o curso dos tempos dos gentios que terminarão com o aparecimento de Cristo (Lc 21:24-28). Gogue descerá após o Senhor haver retornado e estabelecido o Seu Reino em Israel e, portanto, não é focalizado em sua profecia.