O ARREBATAMENTO

Quando o Senhor Jesus vier, Ele “descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus”. Trata-se do arrebatamento (1Ts 4:15-18).

O “alarido”, ou brado, é para acordar os que “morreram em Cristo”. Estes são os santos que dormem, uma classe especial de crentes redimidos durante o período em que a igreja esteve na terra. Mesmo que a morte tenha requisitado seus corpos, a referência a eles é feita como já estando “em Cristo”. O apóstolo Paulo usa a expressão em seus escritos para indicar o lugar individual de aceitação que os cristãos têm diante de Deus na nova criação e o vínculo inseparável que desfrutam pela habitação do Espírito Santo. Estar “em Cristo” significa estar no lugar que Cristo ocupa diante de Deus. A mesma posição que Cristo agora ocupa diante de Deus é o lugar que pertence ao cristão. Não é dito que os santos do Antigo Testamento estejam “em Cristo”, embora suas almas e espíritos estejam a salvo no céu. Na vinda do Senhor os “mortos em Cristo” ressuscitarão de suas sepulturas para encontrarem o Senhor nos ares. Esta é a primeira ressurreição.

A voz do arcanjo é, aparentemente, a voz do próprio Senhor no poder do arcanjo. Parece estar mais em conexão com a ressurreição dos santos do Antigo Testamento. O Senhor apareceu frequentemente ao Seu povo naquela época numa forma angelical e eles estão familiarizados com aquela voz que lhes falou outrora. Ao som de Sua voz arcangélica os santos do Antigo Testamento sairão de seus sepulcros e também participarão da primeira ressurreição. Hebreus 11:40; 12:23 (“aperfeiçoados”).

A trombeta de Deus* encerrará esta presente dispensação**, quando todos os crentes que estiverem vivos sobre a terra no momento de Sua vinda serão arrebatados juntamente com os santos do Antigo e Novo Testamentos, os quais ressuscitarão e sairão de seus sepulcros a fim de se encontrarem com o Senhor nos ares.

[ Nota: *Não se deve confundir aqui a trombeta de Deus com a última das sete trombetas de Apocalipse 11:15-18, as quais serão tocadas 7 anos mais tarde, no final da tribulação, quando Cristo descerá do céu (a Vinda de Cristo) para tomar posse do Reino neste mundo. Tampouco ela deve ser confundida com a trombeta soada em Mateus 24:30,31 e Isaías 27:13, que refere-se à reunião de Israel, pelos anjos, após a vinda de Cristo. ]