Apocalipse 16:12-21
Estes versículos mostram que quando a sexta taça for derramada, a Confederação de reis do Leste (e Norte – veja Nota à pág. dará início ao seu avanço em direção à terra de Israel (v. 12). Isto explica a movimentação de exércitos apresentados no ponto n° 2.
À medida que esses reis confederados provenientes do norte e leste de Israel estiverem entrando, os exércitos ocidentais, sob a liderança da Besta e do falso profeta, tomarão um novo alento e unirão suas forças para entrar na terra (vv. 13,14). Este é o ponto n° 3.
Quando os exércitos ocidentais entrarem na terra de Israel, o Senhor descerá do céu como um ladrão (v. 15). Ele julgará a Confederação Ocidental sob a égide de Babilônia* (sétima taça, vv. 17-21). Este é o ponto n° 4.
[ Nota: *Este não é o julgamento da Babilônia religiosa (a grande meretriz). O julgamento da Babilônia religiosa acontece antes, na metade da semana, quando a face política da Babilônia (a Besta) se revolta contra o poder religioso (a Mulher) e o destrói (Apocalipse 17:16). Aqui trata-se do julgamento final da Babilônia em sua ordem política sob a liderança da Besta. Onde quer que a Babilônia seja descrita no Apocalipse como “meretriz”, refere-se ao seu lado religioso, mas quando a Babilônia é descrita como “cidade”, trata-se do seu lado civil ou político. (Em Apocalipse 14:8, a “grande cidade” parece não fazer parte do texto original, pois aquele versículo se refere à Babilônia religiosa. Compare com a tradução de Almeida, Versão Revisada). ]
Este esboço cobre apenas do ponto n° 2 até o n° 4, mas note que a ordem é mantida, embora nem todas as batalhas do sumário sejam apresentadas. O Apocalipse, por estar no Novo Testamento, apresenta a profecia sob o ponto de vista ocidental, por isso interrompe a sequência das batalhas quando os exércitos ocidentais são destruídos. Embora Apocalipse 16:14 insinue que mais batalhas irão acontecer (à medida que os exércitos de todo o mundo vão sendo também atraídos à terra de Israel), tais batalhas não são descritas por não ser este o assunto do livro de Apocalipse.