Obadias

Obadias

A profecia de obadias apresenta o julgamento de Edom. A maioria dos pontos no sumário não é vista neste livro pois não tem relação com o julgamento de Edom, com o qual obadias se ocupa. Mas o pouco que é mencionado nos mostra como e quando Edom será julgado. Este pequeno livro de obadias mostra que o juízo de Edom caiu em três fases,#25# terminando com o seu total aniquilamento da face da terra.

Os versículos 1-14 cumpriram-se historicamente na época de Nabucodonosor. Ele reuniu uma grande coalizão de exércitos de várias nações (Jr 34:1; 2 Reis 24:2) da qual Edom fazia parte. Após haver passado pela terra de Israel e tomado Jerusalém (vv. 11,12), ele enganou Edom e outro de seus confederados (v. 7), entrando em seus países e saqueando-os. O versículo 1 é um chamado que ecoa entre as fileiras da pagã Confederação Árabe liderada por Nabucodonosor para que se voltem contra Edom. O versículo 2 é o resultado – Edom é tornado pequeno em número. Os versículos 3-4 dizem o por quê: sua soberba. Os versículos 5-9 mostram quem executará o juízo: a sua própria confederação. Os versículos 10-14 expõem a culpa deles por terem ajudado na destruição de Jerusalém. Embora isso tenha acontecido no tempo de Nabucodonosor, tem aplicação profética ao tempo em que o Rei do Norte passará pela terra de Israel em sua jornada rumo ao Egito (Daniel 11:40-43). Ele praticará a mesma traição contra alguns de seus confederados árabes e Edom receberá o seu primeiro golpe naquela ocasião. Este é o ponto n° 2 do sumário.

A profecia de Obadias passa, então, por sobre os próximos poucos pontos do sumário, já que eles não estão relacionados a Edom. Os versículos 15 e 16 falam do tempo em que Edom receberá o segundo golpe. As nações pagãs que seguirem a Rússia se reunirão em Edom enquanto fazem preparativos para invadir a terra de Israel. À medida que as hordas russas avançam em direção à terra, o Senhor bramará de Sião (Ele terá então voltado e estará em Sião naquela ocasião) pisando o Lagar da Sua ira sobre eles. Ele irá atingir até Edom (Is 34:1-8, 63:1-6). O juízo do Senhor sobre as nações pagãs então reunidas será tão terrível que a terra de Edom será devastada (Is 34:9-15). Esse acontecimento levará os edomitas a sofrerem mais uma derrota (seu segundo golpe). Este é o ponto n° 6.

Após o Senhor haver pisado o Lagar da Sua ira em Edom, Ele liderará os exércitos do Israel recém-reunido em uma poderosa conquista (Is 11:14; Jeremias 51:20-23; Miquéias 4:13, 5:5-8; Salmos 108:7, 118:10-12). Será dada, naquela ocasião, oportunidade a Israel de extinguir qualquer edomita remanescente até que o último deles seja eliminado da terra (vv. 17-21). Este é o ponto n° 7.