O Problema Espiritual
NÃO existe problema no mundo como o espiritual. Quem pode suportar o tormento de uma consciência culpada? "Mas ao espírito abatido quem o levantará?" (Pv 18.14).
Um pouco menor do que a angústia de acordar na eternidade e descobrir que nossa alma está "perdida", é a amargura de fazer essa descoberta a tempo embora o grande abismo não esteja ainda completamente "fixado", nem a condenação da alma eternamente selada.
Quando o homem despertar para a verdade de que o fim da vida pecaminosa é o inferno, sendo esse no entanto, justamente o seu estilo de vida; quando o Espírito de Deus o fizer lembrar de que o próximo bater de seu pulso e de seu coração podem ser os últimos e que o Deus contra quem por tanto tempo e tão obstinadamente rebelou-se, comanda a sua respiração com o seu poder, não será de admirar então que vá para a cama sem jantar, passando a noite em vigília silenciosa e não em sono reparador, temendo e tremendo, debatendo-se e gemendo, orando e chorando.
A condenação ou a salvação eterna da alma não é uma questão superficial, e como poderá ele descansar até que isso se resolva? Merece perfeitamente ser condenado, todavia deseja com fervor a salvação. Ele parece esperar contra toda esperança, no entanto espera e não pode escapar desse sentimento. De um lado fica a "verdade", irradiando a luz de sua "lâmpada" sobre o futuro inevitável e o passado inegável expondo plenamente ambos. Do outro lado, por assim dizer, se coloca a "graça", dando-lhe testemunho de que apesar de sua perversidade e inteiramente devido ao mérito de Outrem, a bênção eterna ainda pode ser sua.
Quanta intensidade nesse conflito interior, até que o perdão sobrevenha e reine a paz; até que o destino da alma na eternidade esteja garantido além de qualquer dúvida ou indagação.
Existe um outro fator de importância nesta luta feroz. Satanás com suas sugestões e mentiras, está agora em plena atividade. Ele manteve-se "quieto por longo tempo", mas agora precisa pôr em prática todos Os recursos diabólicos que possa inventar a fim de impedir, se possível, Os propósitos da graça; caso contrário, seu ex-escravo obediente se transformará em outra testemunha do valor do sangue do Redentor Na purificação c de seu poder para salvar.
Num momento ele murmura, "Você é bom demais para perder-se afinal"; em outro, "Você é ruim demais para ser salvo; pelo menos, ruim demais para ser salvo na condição em que se acha; espere até melhorar". Alguém disse muito bem que o relógio de Satanás está sempre muito adiantado ou muito atrasado. Segundo os conselhos perigosos dele, sempre há "muito tempo para pensar nessas coisas", ou ele sussurra, "Deus é muito duro e justiceiro para mostrar misericórdia a um pecador como você; é tarde demais agora".