Os pequeninos

Mateus 11:25-27

Nos últimos 3 minutos vimos por que a sabedoria é justificada por seus filhos. Outras versões trazem “a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham” (Mateus 11:19). Se as obras de alguém que crê em Jesus forem obras de Deus, elas irão glorificar a Deus, não ao homem.

Jesus dá graças ao Pai por revelar essas coisas aos pequeninos e não aos sábios e entendidos. Paulo fala disso em 1 Coríntios, quando diz que Deus escolheu as pessoas fracas, loucas e insignificantes para confundir as poderosas, sábias e importantes. Por quê? Para quem ninguém possa se gabar diante de Deus.

Ora, se eu entender as coisas de Deus graças à minha capacidade intelectual, então posso me gloriar de ter conseguido isso com meus esforços. Mas se entender apenas por revelação divina, vou me gloriar de quê?

Assim como a salvação é de graça e independe de meus esforços, o entendimento da Palavra de Deus segue a mesma regra. Se você se considera incapaz de entender as coisas de Deus, está no caminho certo. É para gente assim que ele revela a sua Palavra.

Jesus diz que “ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11:27). Portanto é também impossível conhecer a Deus de moto próprio. Deus é tão grande que só ele pode entender a si mesmo. Mas Jesus pode revelar o Pai a quem ele quiser.

Jesus disse no Evangelho de João 14:7: “Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai”. Porém, se por um lado ele diz que só o Filho conhece o Pai, e este pode ser revelado a quem o Filho quiser, por outro diz também que só o Pai conhece o Filho, mas nada diz do Pai revelar o Filho.

Há coisas que jamais iremos compreender, e a encarnação é uma delas: como poderia Deus, imenso como é, se tornar homem? Não há explicação que caiba em nossa cabeça. Quando andou aqui Jesus deu breves lampejos da divindade escondida naquele corpo frágil, ao falar como Deus, e não como um homem comum.

“Antes de Abraão nascer, Eu Sou!”, disse ele certa vez (Jo 8:58). “Jerusalém, Jerusalém... quantas vezes eu quis reunir os seus filhos”, disse ele na primeira pessoa em outra ocasião (Mt 23:37). Sendo o Filho eterno de Deus, ele já existia bem antes de nascer aqui.

É desse Jesus que estou falando. Tão sublime, tão elevado, tão magnífico, e mesmo assim tão acessível a ponto de dizer: “Venham a mim” (Mateus 11:28). É o que você vai ver os próximos 3 minutos.

tic-tac-tic-tac...