O paralítico

Mateus 9:1-8

Nos últimos 3 minutos você viu Jesus demonstrar ter poder sobre os seres espirituais, o mar e os ventos. Agora ele vai revelar que conhece os pensamentos das pessoas e tem autoridade para perdoar pecados. Você ainda tem dúvidas de que estamos diante do Filho de Deus encarnado?

Os amigos do paralítico fazem das tripas coração para levar o enfermo até Jesus. São obrigados a descer a maca com o enfermo por uma abertura no telhado, de tanta gente que se aglomera à porta da casa onde Jesus está. Jesus vê a fé deles — dos amigos e do paralítico — e... cura o homem? Ainda não. Primeiro ele perdoa seus pecados. Isso mesmo, ele diz: “Seus pecados estão perdoados”. Diante disso alguns religiosos judeus pensam consigo mesmos: “Este homem está blasfemando!” (Mt 9:2-3). Jesus lê seus pensamentos e cura o paralítico para mostrar que tem poder tanto para curar como para perdoar pecados.

Por que os judeus consideram blasfêmia perdoar pecados? Porque só Deus pode fazer isso. Agora preste atenção na reação das pessoas. A multidão fica maravilhada quando vê o paralítico andar, mas isso não aconteceu quando Jesus fez o mais importante: salvar aquele homem perdoando seus pecados.

É assim mesmo. Ficamos impressionados com aquilo que é visível, mas a pessoa que realmente crê em Jesus se ocupa com o mundo invisível, aquele que não depende dos olhos, mas da fé. Pregadores que prometem saúde, prosperidade e sorte no amor são extremamente populares. O que pouca gente percebe é que saúde, prosperidade e relacionamentos afetivos têm data de validade, enquanto o perdão dos pecados não. Este é eterno.

Quando a tecnologia permitiu ao homem explorar o mundo submarino descobrimos que existe muito mais vida na água do que fora dela. Quando a fé olha para o invisível enxerga as coisas que são realmente importantes. Vivemos preocupados com o que é aparente e julgamos segundo as aparências.

Por exemplo, você iria querer ser visto por aí acompanhado de ladrões, corruptos e prostitutas? Eram pessoas assim que Jesus atraía e continua atraindo. Mas este é o assunto dos próximos 3 minutos.

tic-tac-tic-tac...