A menina e a mulher

Mateus 9:18-26

Nos últimos 3 minutos você viu que é uma insensatez tentar misturar lei e graça, judaísmo e cristianismo, salvação por obras e por fé. É o mesmo que colocar remendo de pano novo em vestido velho ou vinho novo em odres velhos.

Agora Jesus vai se encontrar com duas pessoas, uma velha e outra nova, e irá curar as duas. Uma é menina, de doze anos, filha de um líder religioso, e ela está morrendo. Mas os líderes religiosos não se opunham a Jesus? Sim, a maioria deles. Mas este, com sua única filha à morte, é um exemplo claro de como mudamos de opinião quando a água bate no queixo.

Alguém disse que não existem ateus nos campos de batalha e que as últimas palavras do mais convicto piloto ateu, gravadas na caixa preta do avião prestes a se espatifar no solo, são sempre as mesmas: “Meu Deus!”.

Enquanto caminha em direção à casa da menina que viveu saudável por doze anos e acabou surpreendida pela morte, uma mulher que há doze anos sofre de uma hemorragia aproxima-se de Jesus. Não importa se você é jovem e saudável, a morte sempre está à espreita. E ainda que ela não chegue de forma precoce, como no caso da menina, todos os dias você perde um pouco de vida, como o sangue que se esvai daquela mulher. Ambas precisam de Jesus.

A mulher acredita que basta tocar nas vestes de Jesus para ser curada. Faz isso por trás dele, sem perceber que ele já percebeu. Jesus percebe a mais leve manifestação de fé, a mais vacilante aproximação, o mais singelo toque. Ele se volta para a mulher e diz aquilo que todo ser humano devia desejar ouvir: “Ânimo, filha, a sua fé a curou!” (Mt 9:22). Algumas traduções trazem “a sua fé a salvou”.

Ao chegar à casa da menina dada como morta, Jesus diz que ela apenas dorme. A morte não é morte quando você tem Jesus ao seu lado. As pessoas no velório riem dele. Enquanto você não tocá-lo com fé, também irá rir dele, sem perceber que sua vida está se esvaindo como uma hemorragia. Enquanto você não deixar que Jesus lhe pegue pela mão, como fez com a menina morta, continuará zombando, ignorando que espiritualmente você já morreu.

“Menina, eu lhe ordeno, levante-se!” (Mc 5:41). Ah, nada como uma ordem, um comando de Jesus para trazer alguém da morte para a vida. Um dia essa ordem será dada, não apenas a uma menina que voltará a morrer depois, mas a milhões de pessoas que creram e terão seus corpos ressuscitados para viverem para sempre. Você estará entre elas?

Para entender isso é preciso que você peça a Jesus que lhe ajude a enxergar. Como ele faz com os dois cegos dos próximos 3 minutos.

tic-tac-tic-tac...