O Pai

João 14:7-9

Se você usa óculos, já deve ter procurado por eles sem perceber que estavam bem no seu nariz. É o caso aqui, quando Filipe pede a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai” (João 14:6). Ele certamente se esqueceu do que Jesus dissera algum tempo antes: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). Hoje todo cristão genuíno sabe que existe um só Deus em três Pessoas distintas — Pai, Filho e Espírito Santo — e que Jesus “é a imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15).

Você certamente conhece expressões do tipo “é a cara do pai” ou “tal pai, tal filho”. Também já deve ter identificado o filho de um amigo apenas pelo seu modo de ser. Mesmo que não fossem fisicamente idênticos, o modo de falar, olhar, andar e agir revela o parentesco. As palavras de Jesus a Filipe têm um tom de repreensão: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’” (João 14:9).

Para nós hoje, falar de Deus como Pai pode parecer banal, mas naquela época jamais passaria pela cabeça de um judeu tratar o Criador com tamanha intimidade. Hoje costumamos usar expressões do tipo “eu também sou filho de Deus”, embora isto só seja biblicamente verdadeiro para aqueles que nasceram de novo pela fé em Jesus. Para os demais, Deus continua sendo só o seu Criador.

No Antigo Testamento você encontra oito vezes Deus sendo chamado de “Pai”, e mesmo assim apenas no sentido de Criador ou chefe do povo de Israel. No Novo Testamento o termo aparece 272 vezes com um sentido de intimidade que os judeus consideravam desrespeitosa e até blasfema. Às vezes Jesus utiliza a palavra “Aba”, a mesma forma que era utilizada pelas crianças, algo como “Papai” hoje.

Filipe quer ver o Pai, ter um relacionamento íntimo com Deus, sem perceber que o Homem de carne e ossos que está bem em sua frente é um com o Pai. Na carta aos Hebreus, Jesus é descrito como “a expressão exata” de Deus (Hebreus 1:3). Conhecer a Jesus é conhecer o Pai. Filipe tinha passado três anos com Jesus sem perceber que Jesus e o Pai são um único e mesmo Deus. E você, o quanto você conhece de Jesus?

Mas veja que interessante a segunda parte da pergunta de Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta” (João 14:8). Eu e você já fizemos algum pedido do tipo “Senhor, faça tal coisa, porque isso é tudo o que eu quero”. Ali está um homem que tem a companhia de Jesus o tempo todo e ainda acha que só será feliz se tiver algo mais. Não são poucas as vezes em que eu me encontro insatisfeito por achar que existe algo mais que Jesus possa me dar ou revelar.

Mas que insatisfação boba é essa! Se você já viu a Jesus com os olhos da fé, você viu o Pai. Se você tem o Filho de Deus, você tem o Pai! A questão é saber se você já nasceu de novo para poder chamar a Deus de “Pai” e viver satisfeito, como o salmista que diz: “A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti” (Salmos 73:25).

Nos próximos 3 minutos, será que você acredita em Jesus?

tic-tac-tic-tac...