Amor

João 13:35

O amor é tão antigo quanto o próprio Deus — é eterno, sempre existiu e sempre existirá. O amor faz parte da essência de Deus. O apóstolo João afirma em sua primeira carta que “Deus é amor”(1 João 4:8). Mas como o amor podia existir antes de todas as coisas? Como Deus podia amar quando ainda não existia alguém para ser amado?

É aí que entra a Trindade, uma palavra usada para explicar que Deus é um, porém em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Esse um só Deus em três Pessoas pode ser claramente visto desde o livro de Gênesis. Ali Deus é chamado de Elohim, palavra hebraica plural, e ao criar Adão, Deus fala no plural: “Façamos o homem” (Gênesis 1:26).

Em João 17, Jesus, o Filho, diz ao Pai: “Me amaste antes da criação do mundo” (João 17:24). Esse amor já era exercitado no seio da Trindade quando não existia nem tempo, nem matéria. Na Bíblia você encontra expressões como “o próprio Pai os ama” (João 16:27), “Cristo amou a igreja” (Ef 5:25) e “Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5:5).

Além disso, por ser onisciente e onipresente no tempo e no espaço, Deus pode amar você antes de você existir. Se você perguntar quando foi que Deus começou a amar você, a resposta correta é “nunca”. Ele nunca começou a amar, porque sempre amou. Por não existir uma palavra para expressar a magnitude desse amor, João diz que “Deus tanto amou o mundo” (João 3:16). O mundo são as pessoas, e as expressões “tanto” ou “de tal maneira” são usadas por ser impossível quantificar esse amor.

Portanto, a menos que você creia em Jesus como seu Salvador, jamais irá entender o real significado de um amor que não tem começo e nem fim, porque é eterno. A primeira carta de João diz que nós amamos a Deus “porque ele nos amou primeiro” (1 Jo 4:19). Como você pode dizer que ama a Deus se ainda não experimentou esse amor crendo em Jesus?

Ao falar desse amor, João diz que “o amor procede de Deus” e “aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 João 4:7). Isto equivale dizer que se você ainda não nasceu de novo — se ainda não nasceu de Deus — só poderá amar com as diferentes formas de amor natural, como o de mãe, o fraterno ou o erótico. Jamais saberá o que é amar com o amor que é derramado pelo Espírito Santo nos corações daqueles nos quais ele habita.

E João vai além, ao escrever que “quem não ama [com esse amor de Deus] não conhece a Deus” (1 João 4:7). Quando você nasce de novo e é salvo por Jesus, passa a desfrutar dos benefícios desse amor, como por exemplo, a segurança eterna. Mas digamos que mesmo depois de convertido você ainda tenha medo de ser condenado. A Bíblia diz que “no amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1 Jo 4:18).

Nos próximos 3 minutos Jesus joga um balde de água fria na autoconfiança de Pedro.

tic-tac-tic-tac...