Da gloria para a gloria

Filipenses 2:6-11

Para entender o que diz o versículo 3 do capítulo 13 de João — que Jesus “viera de Deus e estava voltando para Deus” — veja o que Paulo escreveu aos Filipenses: “Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se” (Filipenses 2:5-6). Outra tradução diz “não teve por usurpação ser igual a Deus”. O que significa?

Jesus foi, é, e sempre será Deus em todos os aspectos da sua Pessoa. Este é o significado de ser igual. Mas é preciso distinguir entre a pessoa e a posição que ocupa. Para nos salvar, Jesus não considerou que a posição que ocupava na glória era algo de que não poderia abrir mão. Assim ele deixou a posição que ocupava, sem deixar de ser quem sempre foi: o “verdadeiro Deus”, como diz João em sua epístola (1 Jo 5:20).

Ao chegar em casa um policial tira seu uniforme, despindo-se de sua posição oficial sem perder sua natureza humana. Ao vir ao mundo na condição de homem, Jesus despiu-se de sua posição excelsa para assumir a posição de um servo, porém sem perder sua natureza divina.

Se você leu o clássico “O príncipe e o mendigo” irá entender que o príncipe em momento algum deixou de ser quem ele era. Ele apenas desceu momentaneamente de sua posição real ao trocar de roupa com um mendigo. Ao assumir a posição de um mendigo ele precisou se submeter às autoridades que antes estavam sob seu comando.

É por isso que vemos Jesus dizer, no capítulo 14 do evangelho João, “meu Pai é maior do que eu” (João 14:28), mas no capítulo 10:30, “eu e o Pai somos um”. Ao assumir o papel de homem, Jesus, o Filho eterno, ficou durante trinta e poucos anos numa posição hierárquica inferior ao Pai, mas sem deixar de ser Deus. Era só assumindo a condição humana que ele podia descer à morte no lugar do pecador.

Por isso a passagem em Filipenses continua dizendo que Jesus “esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:7-8).

Repare que aquele que saiu de Deus desceu 7 passos: (1) Não se apegou à sua posição, (2) esvaziou-se, (3) tomou a forma de servo, (4) fez-se semelhante aos homens, (5) humilhou-se, (6) foi obediente até à morte, e (7) morte de cruz. Então, ao voltar à sua posição original na glória, agora como Deus e Homem, nós o vemos subindo 7 passos: “(1) Deus o exaltou à mais alta posição (2) e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, (3) nos céus, (4) na terra, e (5) debaixo da terra, e (6) e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, (7) para a glória de Deus Pai”.

Nos próximos 3 minutos vamos falar um pouco de água.

tic-tac-tic-tac...