“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações” 2 Pedro 1:19

A profecia está sempre relacionada à terra. Ela descreve as determinações futuras de Deus para a terra, quando irá tirar de cena todos os incrédulos e preparar essa mesma terra para o reino do Senhor Jesus Cristo. Mas a igreja é celestial, em nada pertence à terra, e Pedro diz que é bom considerar as profecias, pois fazendo assim elas nos dirão que o mundo através do qual estamos passando será julgado. Como consequência de entendermos isso passaremos pelo mundo como em um cenário julgado, sem nos misturar a ele.

O que encontramos nas Escrituras é que o Senhor reinará sobre a terra, mas Ele primeiro julgará a terra e, portanto, reconhecemos que não podemos entender isso sem a profecia. Pela profecia Deus revela o que acontecerá com a terra ao varrer todo o cenário aqui com a vassoura da destruição e deixá-la adequada a Cristo. Mas ter apenas a profecia em nossos corações seria um grande erro, porque a profecia não é Cristo, e nada faz tão bem ao coração quanto Cristo.

As profecias do Velho Testamento não nos revelaram aquilo que Pedro nos revelou em sua Epístola, “...até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações”. Não acho que o apóstolo tenha dito isso a respeito da vinda do Senhor, como em Malaquias 4:2: “nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas”. Malaquias fala do Dia do Senhor, não do Evangelho, como muitos pregam. O dia ainda não veio, mas deixe-me perguntar a você: “O dia não rompeu no seu coração como a aurora ainda? Você não pertence ao dia?” Sim, é claro que pertence! Se você é um cristão o dia já rompeu em seu coração como a aurora e juntamente com ela a Estrela da Manhã, o próprio Cristo, Aquele a Quem aguardamos ver na glória celestial. Pedro traz por um momento a vinda do Senhor.

Em um certo sentido o que Pedro está dizendo é que toda profecia é muito boa, mas o próprio Senhor está vindo e isso é tudo o que importa ao coração. Ele é a “raiz e a descendência de Davi” para os judeus. É a “estrela brilhante da manhã” para nossos corações. Como Ele disse ao remanescente em Tiatira — ao vencedor — “eu darei a estrela da manhã”. Isto é, para o vencedor é a parcela certa, alegria no céu com Cristo, antes que o reino venha. Isto é o que você e eu estamos procurando agora, o dia em que a aurora romperá em nossos corações, e nós sabemos que nossa porção é com Cristo nas alturas. Sabemos que antes que Ele venha julgar a terra, Ele virá para que nós estejamos com Ele para sempre. Não esperamos um único evento ocorrer antes que o Senhor venha para nos arrebatar. Não esperamos por qualquer coisa, mas pela “estrela da manhã”, a vinda do Senhor. Ele virá para o Seu povo, e para a vida dos santos Ele representa a estrela Polar, a única que permanece sempre fixa no firmamento.