LUCAS 4
Lc 4:1 Lembre-se de que o Senhor Jesus é, ao mesmo tempo, DEUS e Homem. Ele sempre foi DEUS, o Filho de Deus, mas Se tornou Homem apenas quando veio a este mundo e nasceu em um estábulo em Belém, Israel. A Bíblia é a Palavra escrita, Ele é a Palavra Viva. (Leia no Evangelho de João - capítulo 1, vers. 1). Agora, como Homem, Ele sentia fisicamente tudo o que qualquer outro homem sente... fome, sede, cansaço, o modo como O tratavam, etc. Nosso primeiro versículo nos diz que Ele "foi levado", e "tentado" pelo diabo; o versículo 5 fala do diabo tomando (ou levando) a Ele; o versículo 9 fala que "ele" (o diabo) O trouxe, e "colocou-O", etc. Como Homem Ele dependia inteiramente de Deus (leia Hb 4:15).
Lc 4:2-13 Adão foi tentado e falhou. O fruto da árvore em Gênesis foi descrito como sendo "bom para se comer" (a concupiscência da carne), "agradável aos olhos" (a concupiscência dos olhos) e "a árvore desejável para dar entendimento" (a soberba da vida). Mas o Senhor Jesus não falhou - e nem poderia falhar, pois Ele era Deus manifestado em carne, e Ele era, e sempre será, SANTO. O Senhor enfrentou cada tentação com uma citação das Escrituras. Dt 8:31, 6:13 e Salmo 91:11, 12. Nós também temos a Palavra de Deus para nos dirigir e guiar. Use-a rapidamente sempre que for tentado pelo mesmo diabo! Mas é preciso que a leia todos os dias para estar familiarizado com ela.
Lc 4:16-20 Em Isaías 61, vers. 1 e 2, você verá que o Senhor parou de ler no meio da sentença. Pois Ele próprio levaria aquela vingança por nós! Mas se as pessoas O rejeitam, a vingança de Deus certamente cairá sobre elas (Ap 19:11-13 e João 3:36).
Lc 4:29 Ele acabara de pregar e Suas palavras eram "de graça" (vers. 22), todavia tentaram se livrar dEle, pois Ele faz menção de bênçãos para os Gentios (vers. 25-27).
Lc 4:33-34 Ele continua pregando, curando e abençoando - que Salvador maravilhoso!