LUCAS 11, Vers. 1-26

Lc 11:1 O Senhor, como um Homem dependente, orava muito, e Seus discípulos pedem que também sejam ensinados a orar. Eles ainda não sabiam como simplesmente falar, dando graças e fazendo seus pedidos ao Pai. Quando oramos a Deus nosso Pai, estamos demonstrando que entendemos o quanto precisamos dEle. Quando Satanás nos vê ajoelhados em oração, sabe que estamos falando com Deus e aí estamos em melhor condição de resistir a ele. 1 Pedro 5:8 e 9.

Lc 11:2-4 Muitos cristãos não entendem que "a oração do Senhor" (ou "Pai Nosso") foi dada a Seus discípulos aqui no mundo antes do Senhor ter morrido e ressuscitado. Eles estavam rogando para que o reino de Deus viesse ao mundo. Ainda não havia vindo. Nós crentes hoje somos um povo celestial, com nossas esperanças e futuro no céu. Após sermos levados para o céu no "arrebatamento", o evangelho que anuncia Jesus voltando como Rei, será pregado às pessoas que nunca ouviram o Evangelho da graça de Deus neste presente "dia da graça". Então aqueles crentes irão fazer esta oração - "Venha o Teu reino". E Ele voltará (conosco, seguindo-O) para reinar sobre este mundo durante os 1000 anos do milênio. Que futuro maravilhoso nós temos. Vale a pena sofrermos um pouco ou muito por Ele agora. Agora estamos redimidos e podemos, pelo Espírito, falar a nosso amoroso Pai com nossas próprias palavras.

Lc 11:5-13 O Senhor compara um homem à meia noite pedindo a seus amigos três pães, conosco pedindo a nosso Pai para suprir nossas necessidades. O egoísmo impedia aquele homem de dar o pão, até que a persistência do outro o importunou tanto que finalmente entregou o pão. Nosso Pai está sempre pronto... "pedi e dar-se-vos-á".

Lc 11:14-26 O ódio do coração do homem contra o Senhor! No versículo 21 o diabo é o valente. Seus bens são os incrédulos que ele exige para si. Mas o Senhor é "mais valente do que ele" e veio para libertar os cativos de Satanás e mantê-los livres.

Lc 11:15 Esta é uma figura da religião pervertida e o versículo 16 é como infidelidade.

Lc 11:23 O maior conflito de todos os tempos é proclamado... Deus ou Satanás. Ou é um ou outro, não existe acordo.