LUCAS 13
Lc 13:1-5 O Senhor parece ter Israel como nação em mente, sua hipocrisia e rebelião, em contraste com a paciência de Deus e seu amoroso coração para com ela. Estes não eram mais ímpios que o resto da nação.
Lc 13:6-9 A figueira é outra figura de Israel; não tinha fruto para o Senhor. Por três anos (o tempo da presença do Senhor e de sua pregação entre eles), eles O odiaram e não se arrependeram. E até mesmo após o Senhor ter sido crucificado, Ele esperou e enviou mensagens de perdão. Mas eles rejeitaram todas elas, e apedrejaram Estêvão que os avisou com tanta fidelidade. Agora, como nação, eles foram "cortados". (Não os judeus como pessoas individualmente).
Lc 13:11-13 Tudo o que esta pobre mulher podia ver era o solo ao redor de seus pés... uma figura de Israel. O Senhor a toca, e ela se endireita imediatamente, e olha para a face de Jesus! Que figura daquilo que Ele fará para Israel no futuro.
Lc 13:23 Soa como uma pergunta inteligente, mas às vezes perguntas assim são simplesmente uma tentativa de fugir da pergunta "estou salvo?".
Lc 13:34-35 Ele ama o povo, mesmo sabendo que O odiavam e logo O crucificariam. Ele olhava para trás para a história deles e sabia tudo sobre aqueles que haviam sido enviados e mortos no passado.