A RESPONSABILIDADE DO CRENTE

Havendo falado do segredo de um matrimônio feliz, devemos falar agora do que Deus ordenou acerca do divórcio e novo casamento. Se um dos cônjuges em questão, ou ambos, fosse incrédulo quando o casal tivesse que passar por isso, eles não seriam tão responsáveis como os crentes, pois as Escrituras dizem que "ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá" (Lucas 12:48). Sabemos que um incrédulo não possui uma nova vida e não é habitado pelo Espírito Santo, portanto vemos que, se por um lado Deus não nunca abaixa o padrão de Sua santidade, por outro lado Ele faz, isto sim, provisão, como fez em Corinto, para as coisas que aqueles haviam cometido antes de terem sido "lavados" (1 Coríntios 6:9-11). Alguns tinham tristes e terríveis recordações antes de terem sido salvos, e quando receberam a Cristo como Salvador, não somente foram lavados de todo pecado no precioso sangue de Cristo (1 João 1:7), mas receberam a "lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo" (Tito 3:4-7). Eles começaram tudo de novo, como novas criaturas em Cristo (2 Coríntios 5:17), e apesar de ser provável que tenham precisado colher muitas tristezas por haverem semeado na carne (Gálatas 6:7-8), foram recebidos na assembléia em Corinto em uma nova posição de responsabilidade, pois o julgamento começa pela casa de Deus (1 Pd 4:17).

Aqueles que fizeram uma profissão de fé em Cristo colocaram-se sob o governo da casa de Deus, e lemos no Salmos 93:5, "Mui fiéis são os Teus testemunhos: a santidade convém à Tua casa, Senhor, para sempre". Sendo assim, a colheita passa a ser muito mais séria, pois "ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá" (Lucas 12:48). Deus disse a Israel, "de todas as famílias da Terra a vós somente conheci; portanto, todas as vossas injustiças visitarei sobre vós" (Amós 3:2). Quando olhamos para os padrões de Deus no que concerne ao divórcio e novo casamento, devemos ter em mente que se uma pessoa coloca-se nessas posições (divórcio e novo casamento) como um crente professante, ele tem uma responsabilidade muito maior do que um incrédulo. Sentimos ser este um ponto sério e importante a ser considerado em vista da medida da culpa envolvida. As Escrituras dizem, "o servo que soube a vontade de Seu Senhor, e não se aprontou, nem fez conforme aua vontade, será castigado com muitos açoites, mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado" (Lucas 12:47-48). A assembléia terá que considerar estas coisas quando alguém pede para ser recebido à mesa do Senhor.

Nos comentários que se seguem, procuramos as várias passagens do Novo Testamento que falam do divórcio e novo casamento, e fizemos alguns poucos e simples comentários naquilo que acreditamos ser o ensino da Palavra de Deus, e na forma como deve ser aplicado na assembléia. É importante ter em mente que se um matrimônio é chamado adultério quando visto em conformidade com a verdade de Deus, então o passar do tempo não o mudará - ele subsistirá como tal até a morte romper o vínculo anterior. Quão importante é considerar isto antes de se entrar num relacionamento não permitido por Deus. Quão sério é isto diante de Deus! Que perda de privilégio cristão isso traz!