#329
A inteligência nas coisas divinas vem por meio da consciência, não do intelecto.
2 CORÍNTIOS 1
Existe uma palavra que provavelmente descreveria este livro - "consolo". Paulo havia escrito de maneira enérgica em sua primeira carta a esta assembléia. Agora ele ouviu dizer que sua carta tivera um bom efeito sobre eles, de modo que escreve sua segunda carta.
2 Co 1:3-4 Não há consolo como aquele que vem do próprio Deus, e o próprio Paulo havia sentido em si mesmo a maravilha que é isso. E agora ele pode consolar outros. Não temamos as provações - mas voltemo-nos ao Senhor para aprender a lição e para o consolo que resulta das provações. E então estaremos melhor capacitados a encorajar outros que estejam passando por provações.
2 Co 1:11 É bom ajudar a obra do Senhor por meio da oração. Quando as almas são salvas, podemos sentir que fazemos parte da obra.
2 Co 1:14-19 Paulo queria visitá-los e por não ter ido até lá, eles o acusavam de haver mudado de idéia.
2 Co 1:20 Deus sempre mantém Suas promessas! Paulo está dizendo que quando ele dizia "sim", queria dizer "sim", "sim" (certamente) e "amém" significam "que seja feito".
2 Co 1:21-22 O Espírito Santo de Deus é dado a cada crente com 3 objetivos principais (1) "ungidos", para sermos capazes de entender a verdade. (2) "selados", para termos certeza de que estamos eternamente salvos. (3) "penhor", por termos o Espírito Santo já morando em nosso corpo, temos a garantia de que cada um de nós é um filho de Deus.
#330
Meu desejo deveria ser nem tanto conhecer a Sua vontade, mas andar com Deus.
2 CORÍNTIOS 2
2 Co 2:1-5 Paulo expõe claramente seu grande coração de amor para esses Coríntios. Era porque ele os amava que escreve de modo tão claro a eles. Ele também sentia a tristeza. Mas também sentia gozo!
2 Co 2:7-8 O culpado, de quem Paulo havia falado na primeira epístola, capítulo 5, agora estava arrependido, portanto Paulo lhes diz para lhe demonstrar amor e para recebê-lo de volta no meio deles.
2 Co 2:11 Existem duas "armadilhas" especiais de Satanás. Um desses perigos é quando um crente continua a seguir em seu pecado pessoal e a assembléia à qual freqüenta não o coloca fora da comunhão com eles; o outro é quando falhamos em perdoar quando existe arrependimento genuíno.
2 Co 2:15-16 Onde quer que Cristo seja pregado, trata-se de "cheiro suave" para Deus. Deus se agrada em escutar o evangelho, e em ouvir de Seu Filho amado sendo apresentado como Salvador. Se a mensagem é aceita, há gozo na presença dos anjos de Deus.
#331
A sabedoria de Deus nos conduz no caminho da vontade de Deus.
2 CORÍNTIOS 3
2 Co 3:1 Se uma pessoa estivesse reunida ao precioso Nome do Senhor em uma cidade, ela estava em uma mesma comunhão com aqueles que estivessem também reunidos ao precioso Nome do Senhor em qualquer outra cidade. E deste modo quando esses crentes viajavam de um lugar para outro, levavam com eles uma carta que os apresentaria àqueles crentes que estivessem em outras cidades. Cada assembléia não era independente das outras. Lemos em Ef 4:3, "procurando guardar a unidade do Espírito", e esta é uma forma pela qual eles seguiam esta instrução. A Bíblia nunca fala de denominações, mas de um só corpo.
2 Co 3:6 A "letra" é a lei que foi dada por Moisés, e o "espírito" é como a maravilhosa mensagem de graça vinda de Deus, dada por Seu Espírito.
2 Co 3:11 A lei que foi dada por Moisés era gloriosa, mas foi "transitória". Mas aquilo que é a mensagem de Deus dada por Seu Espírito "permanece".
2 Co 3:18 É na medida que o Senhor estiver controlando minha vida que vou me tornar mais semelhante a Ele. Um pensamento sério!
#332
Enquanto as coisas em nossa vida permanecerem sem julgamento e sem correção, haverá incerteza em nossa vida.
2 CORÍNTIOS 4
2 Co 4:3-4 O evangelho não estava escondido não por não ser pregado, mas porque as pessoas não queriam aceitá-lo.
2 Co 4:7 O Espírito de Deus está no crente (o tesouro), mas continuamos em nosso corpo terreno (vasos de barro).
2 Co 4:10 Paulo queria ser nada para que Cristo pudesse ser visto em sua vida.
2 Co 4:11 Se não estivermos desejosos de sermos nada, o Senhor saberá como quebrar-nos. Pois não existe nada tão importante em nossa vida quanto mostrar nosso Senhor Jesus em um mundo de trevas.
2 Co 4:17 Paulo chama todo o seu sofrimento para o Senhor (veja o capítulo 11:23-27) de "leve tribulação"! Ele olha adiante para o "peso de glória". Podemos sofrer por nosso Senhor ao longo do caminho, há uma eternidade de glória à nossa frente.
2 Co 4:18 Tudo que é visto é "temporal" - logo passará. Mas nossas bênçãos espirituais em Cristo não são vistas, pois são celestiais e eternas.
#333
Somente a minha vontade me impede de conhecer a vontade de Deus.
2 CORÍNTIOS 5
2 Co 5:1 Sabemos que quando deixarmos este mundo teremos uma casa não feita por mãos, mas eterna nos céus. Se o crente morre, sua casa terrena (corpo) será mais tarde transformado em um corpo adequado ao céu. Repare nas 3 condições mencionadas aqui nestes 4 primeiros versículos.
"Despido" - a condição de um crente que morreu e está com Cristo, mas que ainda não recebeu seu corpo glorificado.
"Nu" - a condição de um perdido que não tem as vestes da justiça, e permanece culpado e nu diante de Deus.
"Revestido" - essa gloriosa condição quando todos os redimidos do Senhor terão seus novos corpos. Isso acontecerá no momento em que o Senhor vier nos ares para nos levar para o céu.
2 Co 5:6-8 Paulo está sempre perfeitamente confiante, e não somente Paulo, pois ele diz, "estamos...".
2 Co 5:9 Por causa desta confiança devemos amar agradar ao Senhor.
2 Co 5:10 Todo crente em nosso Senhor Jesus, terá sua vida revista - e irá descobrir que tudo o que foi feito para nosso Senhor em obediência à Sua Palavra será recompensado.
2 Co 5:20 Podemos ser como embaixadores que representam nosso Senhor neste mundo culpado (somente os Apóstolos eram realmente "embaixadores").
#334
Se estivermos andando humildemente, Deus nos guiará.
2 CORÍNTIOS 6
2 Co 6:1-10 O serviço fiel a nosso Senhor não irá receber honra aqui. Paulo, enquanto estava vivo e ensinava a Palavra de Deus, sofreu muito. E isto é verdade até hoje. Se você quiser ser sincero para com o Senhor Jesus - quiser confessar Seu nome - quiser estar reunido ao Seu Nome de coração - a seguir Sua Palavra, você não vai ser popular. Paulo alegremente continuava a servir o Senhor; ele nos encoraja a fazermos o mesmo hoje.
2 Co 6:14-17 Somos instruídos a não estarmos em jugo desigual (unidos) a incrédulos. Nem no casamento e nem de qualquer outra maneira, nos devemos estar neste jugo desigual. Muitos crentes estão ficando descuidados a este respeito. A Palavra de Deus não pode ser desprezada sem que venha a nos custar algo mais tarde. Ele chama a Si próprio de Deus Todo Poderoso, pois Ele é maior que qualquer um que queira perseguir o crente. E Ele promete fielmente que será um Pai para com os Seus. Sejamos filhos obedientes e seremos cheios de coragem. Quando nos falta coragem é porque somos desobedientes.
#335
O entendimento é a comunhão consciente com os pensamentos de Deus acerca de um assunto.
2 CORÍNTIOS 7
Somos instruídos a nos livrarmos de tudo aquilo que venha a desonrar o Senhor. "Imundícia da carne" - sem dúvida existem maus hábitos que não estariam agradando o Senhor, os quais alegremente abandonaríamos para não entristecê-Lo. E a "imundícia do espírito" serviria para nos lembrar do jugo desigual contra o qual acabamos de ser lembrados.
2 Co 7:6-7 Tito trouxe a Paulo as boas novas que ele esperava, que os Coríntios haviam recebido e agido conforme a mensagem da primeira carta.
2 Co 7:11 Os Coríntios havia se arrependido e lamentado sua falta de cuidado em permitir o mal na assembléia. Na verdade, a assembléia devia ser culpada pela condição descrita em 1 Co 5. Leia o vers. 2. Mas demorou um bom tempo para a assembléia entender isto. Assim havia na verdade dois males. O mal moral no homem, o mal religioso na assembléia. Portanto é bom ver (neste versículo) que tudo tinha um efeito corretivo sobre a assembléia.
2 Co 7:15 Os Coríntios não estavam com medo de Tito, mas tinham um saudável respeito pela Palavra de Deus trazida por Paulo. Eles obedeciam a mensagem enviada pelo Senhor. Possamos também tremer diante da Palavra de Deus, o obedecê-la.
#336
O Senhor me está dizendo, "Conheço as tuas obras, tua ocupação é Me conhecer".
2 CORÍNTIOS 8
2 Co 8:1-7 Lindo exemplo de generosidade Cristã.
2 Co 8:2 Em meio à aflição e profunda pobreza eles davam tão generosamente. Mas aquilo produzia muito gozo!
2 Co 8:5 Eles primeiro deram a si mesmos ao Senhor, e então deram suas dádivas. O Senhor não quer o seu dinheiro ou suas dádivas tanto quanto Ele quer você antes de mais nada! E aí passa a ser seu privilégio ser generoso para com o necessitado, e Ele manterá um registro completo disso.
2 Co 8:9 O perfeito e maravilhoso padrão de se dar. O Senhor Jesus tornou-Se pobre - Ele deu tudo e então deu-Se a Si mesmo - para que pudéssemos ser ricos. Nunca podemos medir nossas riquezas, pois elas são espirituais e são para sempre. As coisas desta vida, logo deixaremos para trás.
2 Co 8:12 Deus sabe o que precisamos das coisas materiais e não exige 10 porcento (dízimo) de nós.
2 Co 8:20 Paulo agia de um modo que pudesse evitar quaisquer acusações de cobiça ou mexericos.
2 Co 8:21 Vamos agir sempre de modo totalmente honesto diante do Senhor e diante das pessoas. Nossas palavras cairão em ouvidos surdos se outros virem que não somos honestos.
#337
A alma não está completamente restaurada antes que aquilo que tem levado a essas falhas seja julgado no coração. Normalmente será descoberto que é por haver a alma deixado a comunhão com Deus e feito a sua própria vontade.
2 CORÍNTIOS 9
2 Co 9:1-5 Esses crentes eram bem generosos no que davam.
2 Co 9:2 Seu zelo havia encorajado muitos a também serem generosos.
2 Co 9:6 Estamos agora semeando ao usarmos com fidelidade aquilo que o Senhor nos tem dado. E o tempo da colheita chegará quando o Senhor irá rever nossa vida e nos elogiará e recompensará por aquilo que foi feito ou dado a Ele.
2 Co 9:7 "Deus ama ao que dá com alegria". Quão bom receber uma dádiva de alguém que a deu alegremente por amar você!
2 Co 9:11-12 Esta generosidade trazia "ações de graças a Deus", o que é mencionado no final de cada versículo. Havia na realidade três benefícios; primeiro os Coríntios que davam tão generosamente iriam receber um galardão; segundo, aqueles que recebiam a dádiva seriam encorajados por ela; terceiro, o Senhor recebia o agradecimento!
2 Co 9:15 Um lembrete da mais maravilhosa e mais generosa dádiva de todas. Deus deu o Seu próprio Filho. Verdadeiramente um dom inefável.
#338
A presença de Deus dá um sentimento daquilo que o pecado é... então a alma reconhece que a vontade-própria tomou o lugar da comunhão com Deus.
2 CORÍNTIOS 10
2 Co 10:1-2 Alguns estavam dizendo que Paulo era "baixo" (ou humilde) quando estava com eles. É verdade que Paulo era dócil e gentio, pois ele era um seguidor do Senhor Jesus. Mas isso não significa que ele fazia vistas grossas para o pecado, ou que deixava passar despercebida a desobediência.
2 Co 10:5 O dócil e gentil apóstolo falando sobre a obediência à Palavra de Deus. Ele avisa com linguagem forte que nunca devemos permitir que nossos pensamentos ou raciocínios questionem a Palavra de Deus. Nos curvamos de boa vontade à Palavra e andamos e obediência a ela, como o próprio Cristo fez.
2 Co 10:6 A desobediência à Palavra de Deus nunca é tratada com leviandade. É completamente condenada, pois o Senhor nos tem dado o poder para obedecer à Sua Palavra.
2 Co 10:10 Repare na maneira rude como alguns dos crentes falavam de Paulo, "a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível." E todavia ele os amava muito e tentava ajudá-los e pastoreá-los.
2 Co 10:17 Se ele tivesse se gloriado em si mesmo, teria sido ofendido pela zombaria deles, mas em lugar disso ele se gloriava no Senhor.
2 Co 10:18 Sejamos cuidadosos em servirmos e obedecermos em quietude, e deixemos elogie.
#339
Após a restauração existe um grande perigo de uma nova queda se a raiz do mal não tiver sido julgada.
2 CORÍNTIOS 11
2 Co 11:1-3 Paulo amava e desejava a bênção dos Coríntios! Ele queria que aqueles crentes fossem sinceros e fiéis ao seu Senhor. Mas ele sabia que Satanás havia enganado a Eva, de modo que Satanás iria tentar enganá-los.
2 Co 11:4 Falsos mestres já haviam se introduzido, e Paulo avisa para tomarem cuidado com eles.
2 Co 11:13-15 Avisos a respeito desses mestres, e o inimigo que eles representavam. "Ministros de Satanás". Trata-se de uma linguagem forte mas é necessária. Há muitos hoje que vêm à nossa casa com más doutrinas. Eles agem como "anjos de luz" e carregam uma Bíblia com eles, e falam muito de Deus, mas negam a divindade do Senhor Jesus Cristo; negam que Ele é Deus Filho.
2 Co 11:21-29 Este relato nos deixa envergonhados, pois sentimos que sofremos pouco, se é que sofremos, pelo Senhor. Se permanecermos pela verdade da Palavra de Deus, seremos criticados, às vezes até por outros crentes.
2 Co 11:30 E agora vemos que ele não se gloria naquilo que havia sofrido, mas em suas fraquezas: isso magnificava o poder e a graça de Deus.
#340
Toda a recuperação está baseada no arrependimento.
2 CORÍNTIOS 12
2 Co 12:1-5 Paulo evita se gloriar em si mesmo, portanto fala nestes versículos de "um homem em Cristo", todavia está se referindo a si próprio. O terceiro céu é a morada eterna de Deus, onde o crente irá viver para sempre. Está além de tudo o que já foi criado! Paulo não podia descrever, em palavras humanas, a experiência que passou ali.
2 Co 12:7 Havia o perigo de Paulo se orgulhar dessa experiência, por isso lhe foi dado uma aflição física, chamada aqui de "espinho na carne".
2 Co 12:8-9 Paulo pediu a Senhor por 3 vezes que tirasse sua aflição, mas ele recebeu esta resposta. O Senhor disse que daria a Paulo a graça para suportar. Ele não promete remover todas as provas, mas Ele promete nos dar a habilidade de suportar o que Ele permite que passemos.
2 Co 12:9 "O poder de Cristo". Esta é a única vez que esta expressão é encontrada na Bíblia. Pode ser um grande encorajamento para cada crente quando ele ou ela passar, com a permissão do Senhor, por uma doença ou dificuldade séria. Então, e só então, isto é prometido ser dado, "para que em mim habite o poder de Cristo". Você está entendendo a mensagem?
2 Co 12:10 Paulo havia aprendido sua lição... "quando estou fraco, então sou forte". Se confiamos em nossa própria força falhamos, mas se, em nossa fraqueza, nos apoiarmos em nosso Senhor, Ele nos dará a força que precisamos.
2 Co 12:15 Desejemos esse espírito de amor perdoador... não o buscar por amor, mas o demonstrar amor a todos.
#341
Existe entre nós pouco poder para restaurar porque há falta de espiritualidade e daquele amor que se importa com os membros de Cristo.
2 CORÍNTIOS 13
2 Co 13:1-3 Alguns diziam que não criam que ele fosse verdadeiramente um apóstolo.
2 Co 13:3 Eles pediam a Paulo uma prova.
2 Co 13:5 Sua resposta. "Examinai-vos a vós mesmos... estais salvos... por intermédio da pregação de quem fostes salvos?" Evidentemente eles teriam que admitir que havia sido por intermédio da pregação de Paulo, por isso ele diz, "Esta é vossa prova de que Cristo tem falado por meu intermédio".
2 Co 13:11 Paulo não achou fácil escrever estas 2 cartas. Ele amava muito aqueles crentes, e foi doloroso para ele ter que adverti-los e corrigi-los. Agora que tinha terminado, ele fala de modo tão gentil, "Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos". Se pertencemos a nosso Senhor Jesus somos verdadeiramente "irmãos" e podemos saudar alegremente uns aos outros deste modo. "Sede perfeitos" - ele não desejava nada menos para eles do que um seguir ao Senhor de modo sincero e fiel. "Sede consolados" - Ele sabia o que era ser consolado na tribulação, e ele queria que eles soubessem disso também. "Sede de um mesmo parecer, vivei em paz". Desejamos isto?