2 CORÍNTIOS 1

Existe uma palavra que provavelmente descreveria este livro - "consolo". Paulo havia escrito de maneira enérgica em sua primeira carta a esta assembléia. Agora ele ouviu dizer que sua carta tivera um bom efeito sobre eles, de modo que escreve sua segunda carta.

2 Co 1:3-4 Não há consolo como aquele que vem do próprio Deus, e o próprio Paulo havia sentido em si mesmo a maravilha que é isso. E agora ele pode consolar outros. Não temamos as provações - mas voltemo-nos ao Senhor para aprender a lição e para o consolo que resulta das provações. E então estaremos melhor capacitados a encorajar outros que estejam passando por provações.

2 Co 1:11 É bom ajudar a obra do Senhor por meio da oração. Quando as almas são salvas, podemos sentir que fazemos parte da obra.

2 Co 1:14-19 Paulo queria visitá-los e por não ter ido até lá, eles o acusavam de haver mudado de idéia.

2 Co 1:20 Deus sempre mantém Suas promessas! Paulo está dizendo que quando ele dizia "sim", queria dizer "sim", "sim" (certamente) e "amém" significam "que seja feito".

2 Co 1:21-22 O Espírito Santo de Deus é dado a cada crente com 3 objetivos principais (1) "ungidos", para sermos capazes de entender a verdade. (2) "selados", para termos certeza de que estamos eternamente salvos. (3) "penhor", por termos o Espírito Santo já morando em nosso corpo, temos a garantia de que cada um de nós é um filho de Deus.