AS OVELHAS - UM PRESENTE RECEBIDO DO PAI

O Pai deu a Ele as "ovelhas" (João 10:29). E Ele diz duas coisas da maior importância acerca delas, em conexão com o fato de elas serem um presente dado a Ele por Seu Pai:

​1. Ele diz que ELE DÁ A VIDA ETERNA a todos quantos o Pai Lhe deu (João 17:2).

​2. Ele diz: "Tenho guardado aqueles que Tu Me deste, e nenhum deles se perdeu" (João 17:12). E mais adiante, "dos que Me deste nenhum deles perdi" (João 18:9).

E qual é o segredo de serem assim guardados? Será o amor ou a fidelidade deles? Não! Mil vezes, NÃO! Não é o amor deles, mas o amor dEle. "Como havia amado os Seus, que estavam no mundo, amou-os até ao fim" (João 13:1).

Pedro poderia cair - e ele caiu, apesar de si mesmo. Ele despedaçou-se totalmente, e isso quando pensava conseguir fazer o melhor de si. Mas acaso o amor de seu bendito Mestre despedaçou-se em conseqüência daquilo? Não, não! A palavra de Pedro, também, caiu ao chão. Deverá a palavra do Senhor cair igualmente? Nunca!

Seria compreensível se escutássemos Pedro dizendo, quando ouviu o galo cantar naquela significativa manhã, e quando pensou acerca de seu pecado despencando sobre si com todo o seu esmagador poder: "Agora, meu Mestre irá virar Suas costas para mim para sempre!" De modo nenhum, Pedro. Ele fez exatamente o contrário. Veja, que graça! Pois Sua face volta-se imediatamente na direção de Seu discípulo desviado, e aquele amoroso olhar - sem palavra alguma mas cheio de significado - partiu o coração de Pedro, e ele saiu para chorar amargamente (Lucas 22:60-62).

Ah! Não, querido companheiro cristão; ninguém é capaz de nos arrancar de Sua poderosa mão ou de nos privar de um lugar no Seu amoroso coração! Na verdade, Ele fala de Suas ovelhas, de uma certa maneira, do mesmo modo como fala de Sua própria vida (compare João 10:18,28). De Sua própria vida Ele diz: "Ninguém Ma tira de Mim" (João 10:18. De Suas ovelhas Ele diz: "Ninguém as arrebatará da Minha mão" (João 10:28). E em outra passagem Ele diz: "Porque Eu vivo, vós também vivereis" (João 14:19 - Almeida Versão Atualizada). Colossenses 3:4 afirma que Ele é a nossa vida; e no versículo que antecede, "vossa vida está escondida com Cristo em Deus". E, mais uma vez, em 1 João 5:11, "Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho".

Por isso, quão eternamente segura está cada ovelha de Cristo! Não causa surpresa a Ele quando, por assim dizer, suas ovelhas comportam-se mal. Ele sabia tudo acerca delas desde o princípio; e, apesar de tudo, morreu por elas. E agora Ele nunca tira Seus olhos de uma delas sequer, mas vive para ampará-las em suas fraquezas, e para interceder por elas, como seu Advogado, se elas pecarem (1 João 2:1). Essa Sua constante e predominante intercessão, como Advogado, é o meio que Ele usa para levar um crente desviado ao arrependimento e confissão de seus pecados, e assim, restaurar sua comunhão.

Mas será que o conhecimento de um tamanho e imutável amor não nos torna descuidados em nosso andar? Ocorre exatamente o contrário. É o amor de Cristo que constrange aqueles que verdadeiramente experimentaram a bênção celestial desse amor, a não viverem para si mesmos, como faziam antes, mas para Ele que morreu pelos Seus, para depois ressuscitar (2 Coríntios 5:15). E se, ainda assim eles, tola e obstinadamente, continuam a se extraviar de Sua protetora companhia, com toda certeza Ele nunca descansa até que os tenha trazido de volta, embora tenha que puni-los com Sua mão, e dar-lhes duros golpes a fim de conseguir isso; e tudo por causa do que Eles significam para o Seu coração e para o coração do Seu Pai.

Quão bendito é, então, sermos assim guardados e cuidados através de toda a jornada desta vida, até que em glória encontremos Aquele que morreu por nós; e tudo, eu repito, por causa do que foi o Seu amor, embora Ele conhecesse, desde o princípio, tudo o que nós viríamos a ser!

Que nunca nos esqueçamos, até àquele dia, que Ele é poderoso para nos guardar de cair, e para nos apresentar "irrepreensíveis, com alegria, perante a Sua glória" (Judas 24). E Ele não é somente "poderoso para vos guardar", mas "pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:25).