NÚMEROS 16

Esta horrível história é mencionada em Judas, vers. 11, como a "rebelião de Coré". Sem dúvida havia inveja no coração deste homem. Ele vê defeito em Moisés e Aarão que tinham um serviço mais proeminente. Que coisa terrível é a inveja aos olhos de Deus! Deus escolheu cada homem para sua obra; Coré estava na verdade se rebelando contra Deus.

Nm 16:4 Algo bom de se fazer. O próprio Senhor é nosso Grande Sumo Sacerdote; não temos direito de escolha. Sujeitemo-nos a nosso Senhor Jesus Cristo.

Nm 16:12 Dois outros que tomaram parte nessa rebelião.

Nm 16:16-35 Datã e Abirão e todos os que estão com eles são literalmente "engolidos" pela terra, e Coré e os 250 que estavam com ele são queimados. Deus não será zombado ou desafiado, e embora Ele seja longânimo e misericordioso hoje, Ele trará um terrível juízo sobre aqueles que se rebelam contra o Senhor Jesus. Lembremo-nos dos versículo 21, e estejamos separados daqueles (às vezes até crentes) que se recusam a aceitar a autoridade do Senhor.

Nm 16:41-45 Este espírito de rebelião estava em "toda a congregação".

Nm 16:48 Aarão o sacerdote permanece entre os vivos e os mortos, e a praga é interrompida. Se não fosse por nosso Sumo Sacerdote, de Quem Aarão é uma figura, jamais chegaríamos ao céu. Mas Ele é fiel e Ele que fez a expiação vive agora para nós.