MATEUS 13, Vers. 1-23
Mt 13:1 Quando a "casa" era mencionada em Mateus, até este capítulo, estava se referindo a Israel. O Senhor aqui sai da "casa". (Veja os comentários de ontem). Ele senta à beira-mar.
Mt 13:2 Agora a Sua mensagem passará a ter uma amplitude maior ("às multidões"), indo além de Israel... estava indo aos Gentios, nós.
Mt 13:3-9 O Semeador (Cristo) sai com a semente (a Palavra de Deus). Até este capítulo podíamos dizer que o Senhor veio ao mundo buscando por "fruto" em Israel; mas não encontrou nenhum. Aqui Ele começa algo novo. A semente é sempre a mesma, o que faz a diferença é o solo... como a Palavra de Deus é recebida. Estas parábolas não falam de salvação, pois esta jamais poderíamos perder.
Mt 13:11-17 Por que o Senhor fala em parábolas (em enigmas). Ele faz uma distinção pela primeira vez entre a nação de Israel e um pequeno grupo que chamaremos de "remanescente".
Mt 13:18-23 Ele explica o significado da parábola. Quanto mais entendemos a Palavra de Deus, melhor conhecemos o Senhor - João 17:3. O fruto é produzido em sua vida em conformidade com o tanto que a Palavra de Deus está enraizada em você.