ATOS 19, Vers. 21-41

At 19:21-29 As observações de Demétrio são instrutivas para nós, pois vemos exatamente a mesma situação hoje. Seu negócio (fazer imagens de prata da deusa pagã Diana) é uma grande forma de se fazer dinheiro.

At 19:25 Ele reúne os negociantes e apresenta suas razões para se livrarem dos pregadores do evangelho. Repare que suas próprias convicções religiosas não têm influência no caso. Primeiro ele apela para o bolso (Isto tem grande efeito). Depois, ele menciona que Paulo tinha feito uma porção de gente se desviar da adoração pagã.

At 19:27 Em terceiro lugar, o negócio deles estava diminuindo como consequência. Em quarto lugar - não a deusa, mas o edifício seria desprezado. Em quinto lugar - a magnificência de Dia seria destruída. (Obviamente eles nunca pensaram na possibilidade da própria Diana se defender).

At 19:28 Estes argumentos venceram, pois eles apelam para o bom senso deles e para a ganância. Que contraste com Cristo e o Cristianismo! Seguimos um homem glorificado, bem capaz de nos guiar e proteger, e nos satisfazer totalmente.

At 19:29-34 Mais confusão, e violência como consequência.

At 19:35-41 O escrivão da cidade tenta apaziguar o populacho dizendo-lhes que tudo ficaria bem com Diana. Desde então Diana há muito que se foi e caiu no esquecimento, mas Cristo vive!