ATOS 13

At 13:1-3 A assembléia em Antioquia envia Barnabé e Saulo (Paulo), sem consultarem Jerusalém. Isto porque é o Espírito Santo, e não os apóstolos, que está no comando. A assembléia de crentes é reunida ao nome do Senhor Jesus, e Ele dirige tudo pelo Espírito Santo. Os discípulos impõem suas mãos sobre esses dois homens, demonstrando que estavam em comunhão naquilo.

At 13:4-12 O Espírito Santo estava com eles, o que fazia levantar a oposição de Satanás. Satanás tentava desviar aquela autoridade da fé. Um homem é cegado por sua impiedade; o outro crê, recebendo luz (espiritual) e fica impressionado com a doutrina (ensino) do Senhor.

At 13:13 João Marcos deixa o grupo missionário e volta para Jerusalém. Uma perda para ele, e a causa de sérios problemas mais tarde.

At 13:14-51 A longa jornada missionária, resultando em Judeus e Gentios sendo salvos.

At 13:16-41 Paulo dá um resumo da história de Israel assim como Estêvão havia feito (no sétimo capítulo). Estêvão vai mais fundo na culpa de Israel que rejeitou um profeta após outro. Aqui Paulo apresenta a salvação individual quem quer que viesse a crer - vers. 38-39.

At 13:42 e 45-51 Uma maravilhosa profecia em Is 49:6, escrita mais de 500 anos antes começa a ser cumprida! Será que nós Gentios agradecemos a Deus por haver dirigido Sua graça para nós?