2 CRÔNICAS 10
2 Cr 10:1-3 O filho de Salomão, Roboão, logo arranja problemas. Jeroboão, um rebelde, que estava se escondendo no Egito, volta agora e consegue dividir o reino. Mas Deus estava permitindo isto, e havia avisado que isto aconteceria em 1 Reis 11:29-34.
2 Cr 10:4 Jeroboão e todo o povo pedem ao filho de Salomão que torne as coisas mais fáceis para eles.
2 Cr 10:5-15 Roboão pede primeiro o conselho dos anciãos; depois, dos jovens. Repare no versículo 15, que dá ouvido aos últimos.
2 Cr 10:16-19 Deste modo a nação de Israel é dividida. Dez tribos seguem a Jeroboão. Duas tribos - Judá e Benjamim, seguem a Roboão. As primeiras seriam chamadas de reino de Israel, e as últimas de reino de Judá. Deus não gosta de divisões. E se prestar atenção, verá que todos os reis futuros que desejaram obedecer ao Senhor, sempre pensavam em Israel como a união de todos. (Os crentes no Senhor Jesus são todos vistos por Deus como um só corpo. Atos 26:7 mostra que Paulo tinha isto em mente mesmo em uma época quando o povo já estava dividido há 600 anos).
2 Cr 10:19 Mas aqui começa a divisão. Só duas tribos, Judá e Benjamim, continuaram a adorar a Deus em Seu Centro, Jerusalém. Hoje, desde 1947, estas duas tribos estão de volta à sua terra, mas em incredulidade.