Os Salmos

Muitos de nós lemos os Salmos, encontrando aqui e ali versículos que desfrutamos e que aplicamos a nós. Isso é bom. Mas espero que aprendamos a lê-los vendo que são os pensamentos e sentimentos do povo de Deus quando Este, naquele dia ainda futuro, estiver tratando com Sua terra e com Seu povo em juízo. Os Salmos expressam as esperanças do povo, seus sentimentos, sua insegurança, e seu louvor à medida que passam por tudo e olham para trás vendo a maneira de Deus tratar com eles, primeiro castigando e, então, abençoando.

Você não encontrará pensamentos genuinamente cristãos nos Salmos, pois eles não expressam a posição do cristão em Cristo. Você e eu podemos, e devemos, desfrutar agora mesmo de uma paz já estabelecida, paz esta que eles não poderão desfrutar naqueles dias futuros de agonia e incerteza, enquanto o Senhor estiver tratando com eles.

Deus toma Seu povo e lhes diz: "Sei como se sentem". E assim eles são levados a ter confiança no Senhor. Então Ele toma uns poucos dos que são Seus e o Senhor volta para eles e Se revela a eles secretamente, e lhes diz: "De agora em diante ficarei com vocês. Vocês serão Meu povo e Eu estarei com vocês; mas há algumas coisas que terão que aprender primeiro".

Então mais uma vez Ele coloca a Assíria no palco, assim como foi antes, e diz: "Esta é a vara de Minha ira. Com ela antigamente Eu costumava castigar vocês, e ainda vou usá-la". Então Ele volta a introduzir em cena a Assíria para que sintam a mão do Senhor castigando-os.