A Ruína do Testemunho Cristão

Vivemos numa época realmente triste, quando cada um faz “o que parece reto aos seus olhos” (Jz 21:25). É evidente que o corpo não está “ligado à cabeça” (Cl 2:19). O Dr. W. T. P. Wolston compara a situação atual dos membros do corpo de Cristo a uma enfermidade chamada “coréia” (Doença de Huntington), que pode afligir o corpo humano fazendo com que todos os músculos se movimentem, porém sem controle e independentes da vontade do cérebro. Ele comenta: “Creio que a igreja de Deus nos dias de hoje tenha contraído esse tipo de doença. Os membros estão todos fazendo sua própria vontade”.

No Novo Testamento há três mulheres que ilustram o avanço da corrupção eclesiástica na igreja professa. A primeira é a mulher em Mateus 13, que tomou o fermento e o introduziu em três medidas de farinha, até que toda a massa ficou levedada. Isso assinala a introdução, na massa sem fermento dos cristãos, de alguns princípios e práticas corruptoras já nos primeiros dias da igreja. A segunda mulher em Apocalipse 2:20, “Jezabel, mulher que se diz profetisa”, representa o desenvolvimento do mal sob o sistema do catolicismo na idade média. Em terceiro lugar temos “a grande prostituta”, que representa a falsa igreja em seu último estágio, após o Senhor ter tirado deste cenário os verdadeiros crentes no arrebatamento. A influência papal continua ali, mas terá atraído todas as outras denominações chamadas cristãs sob o seu corruptor poder organizado. Também vemos naquele capítulo o fim da profissão cristã, tombando sob o juízo de Deus executado pelas mãos dos dez reis que ela controlara durante a primeira metade dos sete anos da Tribulação.

Aprendemos que no início da jornada da igreja na terra haveria um grande abandono da “fé que uma vez foi dada aos santos” (1Tm 4:1, Atos 20:29-30, Judas 3-4). Todas as “segundas” epístolas testemunham desse desvio da profissão cristã.

A segunda epístola à assembleia de Éfeso descreve o abandono do primeiro amor (Ap 2:1-7).

A segunda epístola aos Tessalonicenses trata do abandono da esperança da vinda do Senhor.

A segunda epístola de João aborda o abandono da doutrina de Cristo como algo muito sério.

A segunda epístola de Pedro considera o abandono da santidade prática.

A segunda epístola aos Coríntios trata do abandono da autoridade apostólica conforme é encontrada nas Escrituras.

Finalmente, a segunda epístola a Timóteo trata do abandono da ordem na casa de Deus.

Portanto, é certo que não podemos colocar em prática esta grande verdade do um só corpo com todos os seus membros. A maioria não se preocupa com esta verdade. Todavia, Deus previu que os últimos dias seriam difíceis e fez uma ampla provisão para nós. Se tivermos um coração exercitado, Deus irá nos guiar nesse caminho. “Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo” (Sl 112:4).