NEEMIAS 1

O segundo dos 5 livros que descreve a época após um pequeno grupo de cerca de 50.000 ou menos (Judá e Benjamim) ter voltado a Jerusalém. Esdras nos contou da reconstrução do templo, hoje começamos a ler sobre a reconstrução do muro ao redor de Jerusalém. Do mesmo modo como eles precisavam de um muro para protegê-los das artimanhas e violência do inimigo, precisamos nos manter separados, (não isolados) do mundo. 2 Tm 2:20-21 e 2 Co 6:14. Este livro se passa cerca de 12 anos após o tempo de Esdras. Nos dá a última visão histórica do povo de Deus no Antigo Testamento. Cremos que estamos vivendo nos últimos dias do povo de Deus neste "tempo da graça". Possamos ser sensíveis ao que Deus está nos dizendo hoje. Mas provavelmente a maior lição para aprendermos hoje é que Neemias (significa Conforto de Jeová), por meio de seu livro, mostra que ele entendia perfeitamente as condições de ruína do povo de Deus.

Ne 1:1 Susã estava na terra de seu cativeiro. Fica onde hoje é o Irã. Neemias vivia num palácio, e mesmo assim vemos que ele deixou aquele palácio e sofreu muitos problemas por amar o povo de Deus.

Ne 1:2-3 Neemias inquiriu sobre seus irmãos, os Judeus que haviam voltado à sua terra, e descobre que estão passando por dificuldades.

Ne 1:4-11 Nesta oração, Neemias mostra o seu profundo amor por seu povo, e sua grande dor por seus problemas.

Ne 1:6 Ele admite que esses problemas ocorreram por causa do pecado e da desobediência, mas não culpa outros por isso, porém diz... "eu e a casa de meu pai temos pecado". Neemias está ciente da triste ruína de seu próprio povo, os Judeus, e ele está também ciente da fidelidade do Senhor, a Quem se volta em oração.

Ne 1:11 Neemias tinha uma posição de grande honra ali, mas ele chorou e orou porque o povo do Senhor estava em grande tristeza e tribulação. Repare que ele coloca o grande rei simplesmente como "este homem" diante de Deus.