#1053
A criação é obra dos dedos de Deus (Sl 8:3)... o castigo do ímpio é obra da mão de Deus (Sl 39:10)... a salvação é obra do braço de Deus (Sl 77:1).
NAUM 1
Este livro foi escrito cerca de 150 anos após o livro de Jonas. Tente entender seu significado. Num relance, vemos que fala da cidade de Nínive... mas a história toda é um tipo do que irá acontecer a esse mesmo inimigo em um dia futuro.
Na 1:15 Que promessa maravilhosa! Possamos nós tomar posse dela.
Na 1:15 Encontramos também este versículo em Isaías 52:7, falando dos maravilhosos pés do Senhor. Naum significa "a angústia do Senhor"; e no versículo 9 vemos que "não se levantará duas vezes a angústia". A obra do Senhor na cruz foi completada de uma vez para sempre. Agora ligue isto com Gn 41:52.
#1054
Cada dia tem seu próprio trabalho, sua luta, e suas exigências; portanto, devemos ter em mente a cada manhã: Levanto-me para trabalhar para Deus, para guerrear contra tudo o que se opõe a Deus, e para obter de Deus um suprimento de graça para todas as minhas necessidades.
NAUM 2
Lemos sobre a cidade de Nínive, que foi poupada na época de Jonas. Mas agora, cerca de 150 anos mais tarde, a cidade voltou à adoração de ídolos. Deus está muito irado com esta cidade. E Judá era igualmente culpada de idolatria.
Na 2:6 O rio pode ser o Tigre. As represas serão rompidas.
Na 2:7 "Huzzab" (algumas versões) é um nome simbólico para Níneve. Ouvimos muito sobre o Irã e o Iraque, que é onde aquela cidade estava. Aqueles países serão alguns dos inimigos que atacarão Israel durante a Tribulação.
Na 2:8-13 Refere-se ao castigo de Deus que cedo cairia sobre a grande impiedade deles. (Hoje o mundo está se tornando ainda mais ímpio e violento, por isso devemos nos manter o mais separado possível dele).
Capítulo 3:9 Provavelmente refira-se ao Egito... "tendo... o mar por muralha", ou o rio Nilo.