LEVÍTICO 23, Vers. 1-22

Deus dá aqui instruções cuidadosas sobre as sete ocasiões quando o Seu povo deveria se reunir ao Seu redor. São camadas de "Festas", não necessariamente para comer. Se os sacerdotes deviam estar na casa de Deus, era para eles se comportarem da maneira que Ele determinava. Havia sete "festas" a cada ano. (1) o Sabath; (2) a Páscoa e a festa dos pães ázimos; (3) as primícias da colheita; (4) o Pentecoste; (5) a festa das trombetas; (6) o dia da expiação; (7) a festa dos tabernáculos. Juntas elas nos contam uma maravilhosa história. Em resumo tratam de (1) Cristo; (2) a morte de Cristo e nosso cuidado com nossa vida diária; (3) a ressurreição de Cristo; (4) a vinda do Espírito Santo ao mundo; (5) o chamado de Israel logo após o arrebatamento; (6) quando Israel será restaurado a Deus; (7) o milênio (7 é uma figura de algo completo). Deus se apraz em Cristo, e cada festa nos recorda dEle de uma maneira diferente.

Lv 23:3 (1) Seis dias da criação, e depois o descanso. Seis dias de trabalho a cada semana e depois o Sábado - o Sabath - o último dia, o dia do descanso. É uma figura de Deus encontrando o Seu descanso em Cristo. Porque a obra da primeira criação foi arruinada pelo pecado, Cristo teve que descer e completar uma nova obra. E essa obra nunca pode ser desfeita. Cristo é o Sabath de Deus.

Lv 23:4-8 (2) Estas duas são o fundamento sobre o qual repousa a primeira. A Páscoa é redenção... Êx 12. Fermento é uma figura do pecado. Cristo foi o Pão Ázimo (sem fermento) - 1 Pd 2:22. Cada crente recebeu o poder de viver para a glória de Deus em sua vida de convertido (como os 7 dias) - 2 Pd 1:3.

Lv 23:10-14 (3) As primícias da colheita. Cristo ressuscitado foi o princípio da verdadeira e grande colheita... (a igreja, nós crentes).

Lv 23:11 O "dia seguinte" (Domingo, o dia do Senhor), isto é, o dia após o Sabath (Sábado). O Senhor ressuscitou no primeiro dia da semana - Domingo.

Lv 23:12 Cristo é a oferta queimada. Capítulo 1 de Levítico e todo o Evangelho de João.

Lv 23:13 Cristo é a Oferta de Manjares. Levítico capítulo 2 e todos os evangelhos. Sua vida perfeita.

Lv 23:15-21 (4) Em seguida à festa das semanas (Dt 16:10). Eles deviam contar 7 semanas ou 49 dias a partir do Sabath. Então acrescentar um dia totalizando 50 dias. Portanto, Domingo. O dia da igreja é o primeiro dia da semana - Domingo - o dia do Senhor. Cinquenta dias após a cruz do Calvário (o Senhor Jesus esteve morto durante todo o sábado) o Espírito Santo desceu no dia de Pentecoste - Domingo, Atos 2:1.

Lv 23:17 Uma bela figura da igreja vemos aqui. Dois pães - Judeu e Gentio - Ef 2:12-18. "Dois ou três congregados em Meu nome" (Mt 18:20). (Pães fermentados - nós crentes ainda temos a velha natureza em nós).