JOSUÉ 24

Js 24:1-13 Deus Se agrada em voltar a mostrar Seus caminhos de misericórdia e graça para com Seu povo. Encontramos isso várias vezes por todas as Escrituras. Aqui Ele começa onde o povo havia sido idólatra - vers. 2, e foi introduzido na bênção por algo que não tinham feito - vers. 13. Será que nos alegramos em pensar no que Ele tem feito por nós quando nem ao menos merecemos? Você encontra a palavra "rio" nos versículos 2, 3, 14, 15; refere-se ao Rio Eufrates, onde o pai de Abraão vivia.

Js 24:14-15 Fica claro que havia deuses escondidos em algumas casas! Deus sabia que eles estavam ali e ordenou ao povo que se livrasse deles. Que exemplo maravilhoso Josué dá diante deles no versículo 15, "eu e minha casa" é algo para cada um que é pai de família considerar. Será que a família dele era diferente? E a nossa?

Js 24:16-28 A escolha e a decisão era deles, mas deve ser em santidade. Não podemos permitir "deuses estranhos" em nossa vida tampouco. Veja 1 João 5:19-21.

Js 24:29-33 Que bom é ver o povo seguindo o Senhor como resultado da fidelidade de Josué e dos anciãos com ele. Os Cristãos são hoje lembrados de que devem recordar e seguir a fé daqueles que vieram antes de nós - Hb 13:7-8, para que em todas as coisas Cristo possa ter a primazia. Este maravilhoso livro começou com a morte do Mediador, Moisés. Terminou com a morte do sacerdote, Eleazer. Estes homens foram apenas tipos (figuras) de Cristo, nosso verdadeiro Mediador - 1Tm 2:5, e nosso grande Sumo Sacerdote - Hb 4:14. Ele vive para sempre. E leia João 11:26 para conhecer a parte que cabe ao crente.