ÊXODO 28, Vers. 1-21

Um capítulo muito importante para todos nós procurarmos entender. Pode ser o início de uma mudança em sua vida cristã. Este capítulo dá grandes detalhes sobre as vestes que Aarão, o Sumo Sacerdote, vestia quando entrava no "santíssimo lugar", isto é, na presença de Deus. Então por que razão Deus usa 43 versículos para nos falar das vestes de Aarão? Porque Ele quer que entendamos o que elas significam hoje. Vamos tratar delas um passo de cada vez. Aarão é uma figura de Cristo como nosso Sumo Sacerdote agora no céu (Hb 9:25). Sua obra na cruz aqui na Terra está terminada. Ele é perfeito e temos uma perfeita posição diante de Deus tanto quanto Ele tem! (Hb 10:14).

TODAVIA, somos fracos e precisamos de outra obra para nós enquanto estamos aqui na Terra. Então vamos abrir em Hb 8:1,6; 9:11,24; 10:21,22 e Rm 5:10. Cada passagem nos fala de uma obra diferente que Ele está fazendo agora por nós no céu.

Nossa debilidade e nossas falhas são as mesmas coisas que nos mostram a Sua graça em viver e rogar por nós. O Sumo Sacerdote (Cristo) vai até Deus por nós, mesmo antes de falharmos! Agora vamos ver nosso capítulo. Estas vestes (há 7 delas mencionadas - vers. 4,36) deviam ser sempre vestidas quando Aarão entrasse na presença de Deus (havia uma exceção). Ele representava o povo quando estava com Deus no "santíssimo lugar". As 7 vestes representavam, cada uma, uma figura do que Cristo é e está fazendo AGORA por nós. Ele não está completo sem nós (Ef 1:23); nós não estamos completos sem Ele (Cl 2:10).

Êx 28:1 Aarão e seus filhos estão intimamente associados... assim como Cristo está com todos os crentes nEle. Aarão devia ser um servo (ministro) diante de Deus.

Êx 28:2 "Glória e ornamento", as mesmas palavras que descrevem Cristo em Hb 2:7 (glória e honra).

Êx 28:4 As vestes - (1) O peitoral. Descrito com mais detalhes nos vers. 15-21. Quando Aarão entrasse no "santíssimo lugar), cada uma das 12 pedras iriam brilhar com uma cor diferente. Ele usava isso sobre seu peito de amor. Você e eu, individualmente, somos amados cada um de uma maneira individual por Cristo na presença de Deus. (2) O Éfode. Parece ser uma veste que era enrolada ao redor do corpo. (3) O Manto, veja vers. 32. Este versículo nos lembra da túnica que o Senhor usou (Jo 19:23) que pode ser Sua divindade indivisível. (4) A Túnica. Cobria tudo como uma túnica. (5) A Mitra, para cobrir a testa, tinha uma placa de ouro puro (vers. 36 a 38). Apesar de sermos com freqüência impuros em nossos pensamentos e obras, Cristo nos apresenta como perfeitos e santos diante de Deus! Será que estas coisas tocam seu coração? (6) Cinto. Como um cinturão. Ele segurava as vestes em seu caimento de modo a sugerir um serviço ativo (Is 11:5).

Conte quantas vezes a palavra "nomes" ou "nome" aparece. Deus olha para cada crente em Cristo com o mesmo prazer e favor que Ele olha para o próprio Cristo.