#278

Qual é o objetivo principal da Palavra de Deus para a igreja hoje? Purificá-la.

DEUTERONÔMIO 1

Temos um grande livro diante de nós. "Deuteronômio" significa "a segunda lei", mas isto não quer dizer que existissem novos mandamentos. Os filhos de Israel encontram-se agora nas fronteiras da terra prometida, mas não estão dentro dela. Estão sendo lembrados de que foram trazidos até este ponto não por terem guardado os dez mandamentos dados por Moisés; mas por causa das promessas de Deus feitas a seu pai Abraão! Leia cuidadosamente 9:4-6 (Ele viveu cerca de 500 anos antes de Moisés). O crente hoje não é guardado porque exista qualquer bem na maneira como ele age, mas inteiramente por causa da graça de Deus. (Lembre-se, nossas bênçãos dependem inteiramente do que Cristo fez por nós, mas nossa felicidade depende de quão obedientes somos à Palavra de Deus.) O crente hoje está também aprendendo deste livro que Deus quer encher nossos pensamentos com o céu e com a glória futura. A "terra" é mencionada cerca de 98 vezes, portanto eles eram constantemente lembrados do futuro. Existem três grandes divisões no livro. Os primeiros 11 capítulos dão as razões por quê eles deveriam obedecer a Deus! A segunda seção são os capítulos 12-29... nos dizendo o que deveriam obedecer. E em terceiro lugar, do capítulo 30 ao final do livro... as coisas que virão - as bênçãos.

Dt 1:1-8 Moisés faz uma revisão do passado, desde o tempo quando começaram a cruzar o deserto.

Dt 1:9-18 Moisés recorda a eles da ocasião quando enviaram os espias à terra para a examinarem; ao invés de confiarem em Deus. Deus havia prometido a terra a eles! Deus já a havia examinado muito tempo antes. Será que Ele não seria capaz de lhes dar a terra sem precisar que espias a examinassem?

Dt 1:35-46 E por não crerem, Deus não os havia introduzido na terra. Ele os levara de volta a vagar pelo deserto por 38 anos. Estes versículos são muito interessantes. Agora os 38 anos já se passaram, e eles estão prestes a entrar na terra.

#279

A história da Bíblia é a história do pecado original... a doutrina da Bíblia é a doutrina de Deus eliminando o pecado para sempre.

DEUTERONÔMIO 2

Dt 2:1-15 Moisés continua a rever a jornada deles, e lhes mostra que Deus havia sido muito bom e sempre esteve perto deles por todo o caminho. Particularmente o versículo 7. Que jornada! Mas que Companheiro eles tinham para a viagem! Tudo o que aconteceu a eles foi evidência da bondade e sabedoria de Deus. Ele os estava guiando rumo ao Seu lar. Por 21 vezes Deus usa a palavra "grande" neste livro. Possamos entender também que nós crentes estamos sendo guiados dia após dia através deste mundo mau até chegarmos no lar e na glória de Deus por Seu grande poder.

Dt 2:16-37 Eles haviam chegado perto da terra e encontraram inimigos que não os deixariam passar. Mas Deus também cuidou disso. À medida que nos aproximamos do dia quando o Senhor virá nos buscar, Satanás, nosso inimigo, estará atacando como nunca fez antes. Mas possamos nós lembrar deste livro, que a única coisa que os enfraquecia era a própria desobediência deles à Palavra de Deus!

#280

Existe maior razão para temermos que nós não escutemos o Senhor, do que Ele não nos escute.

DEUTERONÔMIO 3, Vers. 1-17

Pode parecer estranho que o Antigo Testamento nos fale de tantas batalhas e mortes, mas nós crentes precisamos nos lembrar de que aquelas batalhas têm um significado espiritual para nós. Leia cuidadosamente 1 Co 10:11. Deus está dizendo isto a você. Satanás nos engana quando somos descuidados, sem opinião definida, indiferentes ou mesmo desobedientes à Palavra de Deus e seus avisos. Leia Ef 6:10-17, 1 Co 9:25-27, 1Tm 6:12, 1Tm 1:18, 2Tm 2:3-4. Se você leva a sério o aprendizado acerca do que as batalhas do Antigo Testamento significam para você, irá ler cada uma destas cinco referências no Novo Testamento.

Dt 3:1-17 Um inimigo após outro caía diante deles. Mas eles deviam tudo a Deus... Ele os estava guiando.

#281

Nossa força é conhecer nossa nulidade, e ter a Ele como nosso tudo.

DEUTERONÔMIO 3, Vers. 18:24

Dt 3:18-20 Dê uma olhada outra vez em Números 32, para compreender a que estes 3 versículos se referem. Os homens das 2 1/2 tribos deviam seguir adiante, deixando suas esposas e filhos protegidos.

Dt 3:21-22 Josué deve se tornar o grande líder na terra, assim como Moisés havia sido no deserto. O nome "Josué" é o mesmo que "Jesus". "Josué" está em Hebraico (língua do Antigo Testamento), Jesus está em Grego, ou na língua do Novo Testamento.

Dt 3:23-25 Moisés havia rogado ao Senhor que o deixasse entrar na terra, mas...

Dt 3:26 Nos faz lembrar Paulo (2 Co 12:9), que rogou que o Senhor tirasse o espinho que tinha na carne. O Senhor respondeu "minha graça te basta". Vemos a mesma palavra "basta" ou "é suficiente" aqui.

Dt 3:27 Todavia, o Senhor deu a Moisés algo melhor. Ele lhe deu uma visão celestial (a visão de Deus) da terra! Deus foi o Guia terrenal ao longo do deserto, agora Ele iria ser o Guia Celestial, mostrando toda a terra a Moisés. Em Mt 17:3 lemos de Moisés no monte da transfiguração estando NA TERRA. Ao nos apropriarmos disso, vemos que foi uma experiência maravilhosa, pois ele estava com o Senhor.

#282

Tendo o fracasso atrás de nós, a fraqueza entre nós, e corrupção em todo o redor, precisamos de um novo senso da glória do Senhor, do poder do Senhor, das riquezas do Senhor, do amor do Senhor; e com o Senhor diante de nós, seguimos adiante "na força do Seu poder". Ef 1:18 a 20.

DEUTERONÔMIO 4

Lindo capítulo. Um grande encorajamento e um grande aviso. Repare particularmente no versículo 2. Que coisa maravilhosa era para esta nação ter seu próprio Deus no céu! (vers. 7). Todas as palavras que Ele havia dado a eles deviam ser atendidas. Nada era para ser acrescentado ou tirado delas. Leia estes versículos cuidadosamente, pois eles podem ser aplicados a nós em um sentido espiritual. Se eles se voltassem à idolatria (outros deuses) iriam perder suas bênçãos. (Nós crentes podemos perder nossa alegria e paz, mas nunca podemos perder nossas bênçãos!)

Dt 4:1-13 Uma revisão dos caminhos de Deus com eles no passado.

Dt 4:14-24 Avisos contra ídolos ou imagens.

Dt 4:25-49 Seu futuro, com encorajamentos e avisos.

#283

Não existe fracasso que possa romper o elo de fé com o poder de Deus.

DEUTERONÔMIO 5

Começando com este capítulo, e prosseguindo até o final do capítulo 11, ouvimos Deus falar a Israel de um modo mais próximo, mais íntimo. Nos primeiros quatro capítulos, Israel é visto estando no deserto. Estes sete capítulos são de Israel já na entrada da terra da promessa.

Dt 5:1-5 Moisés lhes recorda que Deus havia falado a eles de cima do monte em Horebe (ou Sinai) quando deu os dez mandamentos. Não confunda esta com a outra vez que Ele falou na terra de Moabe, (iremos ler isto mais tarde).

Dt 5:6-21 Muitos acham que esta parte é apenas uma repetição dos dez mandamentos em Êx 20:2-17. Deus tem um propósito. Em Deuteronômio Ele apresenta as razões por quê eles deveriam obedecer os mandamentos. Compare esta parte com Êxodo, capítulo 20. Você verá que o Sábado é detalhado aqui. A guarda do Sábado era algo que ninguém poderia conhecer a menos que Deus houvesse dito. Muito embora as pessoas tenham, naturalmente, pelo menos um conhecimento parcial dos outros mandamentos - por exemplo roubar. O Sábado levou as pessoas para perto de Deus. (Ele nos lembra da obra do Senhor Jesus, e do descanso que Deus agora tem em Cristo. Cristo é o Sábado ou descanso de Deus). Para Israel o Sábado se cumprirá no milênio. (Por causa da incredulidade eles perderam essa terra de descanso).

Nós crentes pertencemos a Cristo, e à nova criação. Somos novas criaturas - 2 Co 5:17. Maravilha. Assim quando o Cristianismo começou, o primeiro dia da semana, o dia do Senhor, passou a ser um dia importante, e não o Sábado. O Senhor Jesus esteve morto todo o dia de Sábado. Mas há algo mais. O Sábado é o sétimo dia. O dia seguinte, o oitavo, é o dia do Senhor, o Domingo, o primeiro dia da nova ordem de coisas (At 20:7). Este nunca irá terminar. Não existe um nono dia.

Dt 5:22 Estas palavras foram da maior importância para aquelas pessoas naquela ocasião.

Dt 5:23-28 Eles temeram grandemente quando ouviram e viram os trovões e relâmpagos - Hb 12:18-21.

Dt 5:29 Maravilhoso versículo. Deus expondo o Seu coração de amor para com o povo.

Dt 5:29-33 Podemos sentir como Deus desejou que o povo deixasse que Ele derramasse toda a Sua bondade e bênçãos para eles. Acaso eles deixaram? Não. Acaso deixamos que Ele derrame a paz e o gozo sobre nós?

#284

Se for uma questão de fraqueza ou enfermidade, Jesus nos conforta... mas Ele nunca sente pena da carne.

DEUTERONÔMIO 6

Dt 6:13 e 16 Um capítulo também importante... no qual descobrimos as palavras que o Senhor Jesus disse a Satanás quando estava sendo tentado por este - Mt 4.

Dt 6:4-19 Isto nos leva para diante do próprio Deus. E é esta uma das maiores razões por quê as pessoas deveriam obedecer ao Senhor. Leia cuidadosamente esta terna súplica de Deus para com Seu povo. Ele queria abençoá-los! Havia muitos deuses falsos nos países ao redor de Israel. O povo que havia morado nesta terra era o povo mais idólatra. (veja 9:5). Portanto os filhos de Israel tinham a maravilhosa oportunidade de mostrar a todos os outros que eles tinham o único e verdadeiro Deus.

Dt 6:5 Repare que é espírito (coração), alma e corpo (poder).

Dt 6:7 Que maneira maravilhosa de criar nossos filhos.

Dt 6:16 Tentar a Deus é duvidar dEle. Às vezes somos culpados disso. A pessoa que crê em Deus, é alguém calmo e pacífico em todas as circunstâncias!

Dt 6:20-final Pais, leiam cuidadosamente. Será que nossos filhos estão ouvindo a Palavra de Deus de nossos lábios?

Resumo. Apesar de todo o terno esforço de Deus para com eles, eles fracassaram. Leia em 29:4 o que eles perderam. Não por não terem mantido os sacrifícios (eles os mantiveram), mas por que mesmo os mantendo, eles não estavam fazendo isso por amor a Deus, mas achando que apenas por isso iriam ser considerados justos. (Leia Is 1:10-20).

#285

A completa fraqueza me pertence, Senhor;

A perfeita força, de Ti vem com valor,

Portanto nada sou, sei dizer...

É Tua plenitude que supre meu ser.

DEUTERONÔMIO 7

O povo de Deus deve se afastar do povo da terra. Não era para eles conservarem nenhum de seus hábitos imundos. Eles deviam destruir completamente seus deuses (9:5), e deviam desfrutar de Deus! (Leia o que Deus diz de alguns crentes - 1 Ts 1:9).

Dt 7:1 Deus iria ser o poder. (Nós crentes não temos poder de nós mesmos, mas somos fortes em Cristo quando somos obedientes - Fp 4:13).

Dt 7:2-8 Era para haver uma total separação daquelas nações. Deus era para ser o deleite deles. (Hoje nós crentes devemos estar igualmente separados deste mundo. Cristo é nosso deleite. Veja o que Paulo dizia, em Fp 1:21).

Dt 7:9 Que tipo de Deus é Ele? Abra em Sl 119:138 e descobrirá que a Palavra de Deus é descrita usando esta mesma palavra. Você pode ver que palavra é? Agora abra o Novo Testamento - 2Tm 2:13. Mesmo quando não cremos, Ele permanece...

Dt 7:12-24 Que bênçãos!

Dt 7:25-26 Que avisos!

#286

Nas coisas espirituais o declínio é lento.

DEUTERONÔMIO 8

Um capítulo sobre obediência. Um crente obediente nos dias de hoje é uma pessoa feliz.

Dt 8:1 Tudo o que tinham que fazer era obedecer! Nós também.

Dt 8:2-9 Deus sempre quer abençoar o Seu povo, seja ele Israel nos dias passados, ou os crentes hoje. Leia Hb 10:35 antes de seguir lendo. Aqui estão algumas das razões por que Deus fez o que fez. (Podemos também aplicar isso para nós, mas de um modo espiritual).

Dt 8:2 Eles atravessaram o deserto por duas razões. (1) Para serem humilhados. (2) Para que fosse colocado para fora o que havia em seus corações. Nós crentes estamos neste mundo por estas duas razões também.

Dt 8:3-4 Outra razão. Para que pudessem vir a conhecer Deus! Também em nosso caso.

Dt 8:3 Foi deste capítulo que o Senhor Jesus tomou Sua citação para responder a Satanás - Mt 4.

Dt 8:5-6 Eles estavam intimamente ligados a Deus. Eles precisavam aprender que era como a relação entre pai e filho. Hb 12:5-13 dá ao crente o tempo de treinamento.

Dt 8:7-9 A terra da promessa - sua meta.

Dt 8:10-20 Os avisos. Por que Deus iria usar mais versículos para dar avisos do que usou para as promessas? Por causa de seus corações (e dos nossos). Com freqüência o mundo nos atrai de volta.

#287

Nada nos humilha mais do que a obediência.

DEUTERONÔMIO 9

Dt 9:1-6 Algo novo para aprender - a terra para a qual se dirigiam era uma terra onde as pessoas eram muito mais poderosas que Israel. Como então eles poderiam vencê-los? Somente por Deus. O que importava o quão forte era o inimigo? Rm 8:31.

Dt 9:4-6 Lembre-se da diferença entre as promessas feitas a Abraão (Gn 15:18) e o acordo que Deus fez com Israel (Ex 19:5-8). As primeiras eram incondicionais, o segundo dependia de Israel obedecer. Portanto estes versículos servem para lembrá-los de que não estão conseguindo a terra por causa do segundo, mas por causa das primeiras!

Dt 9:7-29 Mais uma vez Deus usa mais versículos para avisar.

Dt 9:24 Simplesmente a história deles. Deus precisa lembrá-los do quão maus eles eram. A menos que enxerguemos o quão maus somos por natureza, nunca entendemos que é só por meio de Cristo que vivemos. Há poder em nossa vida quando aprendemos isto.

Dt 9:25-29 Que oração maravilhosa feita por Moisés! Ele tinha orado por 40 anos para que Deus não os destruísse no começo de sua jornada. Agora ele precisa orar outra vez por eles. Repare que ele relembra a primeira promessa incondicional feita a Abraão! É importante ler este capítulo cuidadosamente.

#288

A força que destruiu o poder de Satanás foi a fraqueza da morte ("Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza" 2 Co 13:4).

DEUTERONÔMIO 10

Aprendendo acerca de Deus pelo por compreenderem seus próprios corações desobedientes.

Dt 10:1-11 Moisés relembra a história deles para mostrar-lhes como Deus havia feito provisão para eles por todo o tempo. É só quando entendemos o quão maus somos, é que podemos entender o quão bom é Deus para nós.

Dt 10:6-7 Um parênteses; Aarão foi preservado e só morreu no final da jornada (Nm 20:28).

Dt 10:12-13 Cinco passos que eles podiam dar quando tivessem aprendido a lição do capítulo anterior. (1) Temer ao Senhor. (2) Andar em Seus passos. (3) Amá-lo. (4) Servir o Senhor. (5) Guardar seus mandamentos.

Dt 10:14 O resultado de dar estes cinco passos é que estaremos olhando para o céu para estarmos para sempre com o Senhor.

Dt 10:16 Separar-se do mal no coração, e não apenas de uma forma exterior. Eles nunca fizeram isto. Mas quando Israel fracassou completamente, Deus tinha um segredo. Depois que nós crentes formos levados para o céu, então Deus introduzirá Israel na bênção na Terra. Não pela bondade deles, pois Ele os terá provado durante todos esses séculos, mas Ele irá colocar um novo coração neles. E você encontrará o mesmo pensamento em 30:6 como encontrou em nosso versículo 16. Mas a diferença é que, como eles não iriam conseguir, Deus o fará.

#289

Descobriremos que crescemos em sabedoria quando nos contentamos em assumir o lugar de quem não tem nenhuma sabedoria.

DEUTERONÔMIO 11

O último capítulo da primeira seção do livro. Diz aos Israelitas as várias razões por que deveriam obedecer. (Nós também nos esquecemos disto facilmente).

Dt 11:6 Datã e Abirão são lembrados como exemplo do resultado da rebelião contra Deus - Nm 16.

Dt 11:7 Eles haviam visto tudo o que Deus tinha feito no passado, portanto deveriam obedecer a Deus quando entrassem na terra.

Dt 11:10 O grande rio Nilo era a fonte de água do Egito. Mas eles não sabiam onde eram as nascentes do Nilo.

Dt 11:11 A terra de Israel era diferente. Sabia onde de onde vinham suas bênçãos... a chuva que vinha do céu. Eles tinham uma estreita ligação a Deus, e dependiam dEle.

Dt 11:8-32 A mais brilhante promessa de bênção, e os mais duros avisos dos resultados da desobediência ocupam o restante do capítulo.

#290

A fragilidade humana deve buscar sua ajuda em Deus. O Senhor Jesus tem perfeições, não fragilidades, mas entregou a Deus todos os direitos que essas perfeições Lhe asseguravam.

DEUTERONÔMIO 12

O capítulo de hoje inicia a segunda seção do livro... o que deviam obedecer. Antes de começar, leia 29:1. (Quando o crente hoje aprende obediência e submissão a Deus, ele está pronto para os detalhes da vida no dia-a-dia.

Dt 12:1-14 A primeira instrução trata da completa destruição de todos os ídolos... o mais perigoso obstáculo para eles poderem desfrutar da terra. (Para o crente, existe o perigo de voltar para o mundo). Satanás tem muitos ídolos para nós. Ídolos eram sempre religiosos. (Será que Deus está ocupando o primeiro lugar em nossa vida?) Repare a palavra que é repetida nos versículos 5, 11, 13, 14, 18, 21 e 26. É algo humano querer escolher por nós mesmos. Todavia muitos verdadeiros crentes pensam que podem escolher aonde ir para adorar a Deus.

#291

Se não temos para com os homens o mesmo sentimento que Deus tem, como podemos ser eficientes como testemunhas dEle?

DEUTERONÔMIO 13

Dt 13:1-5 Que séria instrução religiosa é esta. Igualmente importante para nós. Se qualquer pregador disser algo que não esteja de acordo com a Palavra de Deus, somos instruídos quanto ao que fazer.

Dt 13:3 Deus está nos provando, para ver se iremos obedecê-Lo.

Dt 13:5 Eles deviam entregar um tal pregador à morte. Evidentemente não matamos, mas devemos nos separar dele - 2 Co 6:14-18, 2Tm 2 deixa isto bem claro. Discutirmos só nos fará mais egoístas que nunca. Mas quando entregamos a nossa vontade, isto traz glória para Deus e gozo, paz e direção para nós.

Dt 13:6-11 Bem claro. Frequentemente nossos parentes exercem uma má influência sobre nós. Particularmente quando queremos seguir o Senhor. Temos, com frequência, mais medo de ofendermos a nossos parentes do que ao Senhor. Repare na atitude que tinha que ser tomada. Alguém pode dizer ser isto muito estrito. Mas Deus escreveu assim. Aprendemos lições espirituais destes eventos no mundo físico. Não matamos pessoas, mas será que escolhemos amigos ou parentes que nos privam de desfrutarmos do Senhor?

Dt 13:12-18 Também é importante. Nos importa saber como outros crentes se comportam. Aquele que é fiel está preocupado com eles. Quando os crentes voltam ao mundo, ficamos tristes, mas devemos nos separar deles. Sabemos que eles nunca serão felizes até que voltem ao Senhor. Nesta seção eles não deviam desprezar nada na cidade. Deviam inquirir diligentemente logo de início para saber se a história era verdade, e então deviam agir com energia.

#292

Quanto mais perto você fica de Deus, mais você irá amar o povo de Deus. 2 Cr 30.

DEUTERONÔMIO 14

Dt 14:1-2 Eles eram lembrados de que eram um povo santo para o Senhor... eles pertenciam a Ele. Eles não deviam seguir os costumes estranhos e mundanos dos pagãos. (Nós crentes não apenas somos santos, mas somos um povo celestial. Devemos agir assim).

Dt 14:3-26 Embora todos os alimentos venham de Deus, eles deviam comer apenas animais e pássaros limpos. Pois precisavam aprender a temer ao Senhor - vers. 23. Tampouco nós podemos ser descuidados acerca do que comemos, espiritualmente. O que você lê? Com quê alimentamos nossa alma? Alguns crentes chegam a pensar que podem passar o dia sem ler a Palavra de Deus, e ainda assim serem crentes saudáveis. Jó 23:12 é um bom versículo para aprendermos. Agimos assim? Quanto mais lemos a Palavra de Deus, mais iremos querer lê-la.

Dt 14:27-29 Eles deviam pensar nos Levitas que não tinham terra para produzir seu alimento. O estrangeiro, o órfão e a viúva deviam ser lembrados.

#293

Devo permitir a meus irmão muito mais do que permito a mim mesmo.

DEUTERONÔMIO 15

Este capítulo nos mostra quanto cuidado eles deviam ter para com os outros.

Dt 15:1-11 Os pobres deviam ser auxiliados. Diz no versículo 4 "Exceto quando não houver entre ti pobre algum". Era um bom limite, pois o Senhor disse que tal situação não ocorreria - Mt 26:11.

Dt 15:12-18 Você consegue enxergar esta história como uma linda figura do Senhor Jesus como um Servo? Ele podia ter voltado ao céu após ter passado sua vida aqui na terra. Mas o amor O manteve aqui. Ele foi até a morte por Seu Pai e por nós. E Ele permanecerá um Servo para sempre - Lc 12:37.

Dt 15:19-23 O primogênito dos animais limpos devia ser sacrificado ao Senhor.

Dt 15:20 Eles deviam comê-lo. Esta é uma bela figura, apontando para Cristo, o "Primogênito" da nova criação - Cl 1:15. Ele é nosso alimento. Jo 6:56-57.

#294

O efeito do verdadeiro ministério é colocar a alma em contato direto com Deus.

DEUTERONÔMIO 16, Vers. 1-8

Deus está agora dando instruções. Haveriam três ocasiões cada ano quando todo homem deveria ir ao lugar que Deus iria escolher. Ele levaria um sacrifício para oferecer a Deus. Eram chamadas de "Festas" (ou encontros). Vamos tratar uma de cada vez.

Dt 16:1-8 A primeira era a Páscoa, e a festa do pão sem fermento. Repare que não havia regozijo nesta festa. Era uma lembrança constante da morte do cordeiro no Egito. Sabemos Quem é o Cordeiro de Deus hoje. Portanto devemos recordá-Lo em Sua morte. No dia após a Páscoa havia sete dias quando eles deviam estar bem assegurados de não ter "fermento" em suas casas. (Isto é importante para nós, e o número "sete" é uma figura de algo completo. Portanto nossa vida deve estar toda ela separada de todo mal.)

#295

Se tenho mais santidade, devo ir e restaurar meu irmão. Gl 6:1.

DEUTERONÔMIO 16, Vers. 9-22

Dt 16:9-12 Agora vamos ver a segunda festa; a "festa das semanas". Nesta festa devia haver regozijo. Eram sete semanas mais um dia, o que totaliza 50 dias a partir da colheita. Em Atos 2 vemos que o Pentecoste, que significa "50", aconteceu quando o Espírito Santo desceu à terra. Isso foi 50 dias após a cruz! Evidentemente há gozo para nós.

Dt 16:10 O gozo que a presença do Espírito Santo nos causa é como uma "oferta voluntária".

Dt 16:11 Não apenas havia ali gozo no Senhor, mas outros eram chamados também a regozijar.

Dt 16:13-15 A colheita era juntada no celeiro. Então vinha a terceira festa - a dos "tabernáculos". Depois que nós crentes tivermos sido arrebatados ao céu, Deus vai reunir alguns dos Judeus (Israelitas) em torno de Si uma vez mais - Mt 13:41-43.

Dt 16:16-17 Estes versículos encerram o lado religioso das coisas.

Dt 16:18-20 A justiça era para ser feita na terra santa de Deus. Nenhum favoritismo para certas pessoas devia ser tolerado.

Dt 16:21-22 Bosques e ídolos eram proibidos.

#296

Não estamos em condições de tratar uns com os outros até que Deus tenha tratado com aquilo que é contrário ao Seu nome em nossa vida.

DEUTERONÔMIO 17

Dt 17:1-13 Não podemos separar nossa vida religiosa das coisas normais da vida. Se estivermos errados nas primeiras, as outras não serão adequadamente controladas. Repare no que aconteceria se eles desobedecessem... seriam entregues à morte!

Dt 17:14-20 Mesmo que tivessem um rei, eram advertidos de que isso lhes traria muitos problemas. Com certeza, seu grande rei Salomão era culpado destas mesmas coisas. O resultado disso foi a divisão do reino e cada pessoa nesses reinos divididos tinha sua vida diária bastante afetada por isso.

#297

A principal causa da depressão espiritual é a incredulidade.

DEUTERONÔMIO 18

Deut 18:1-8 Os sacerdotes e Levitas não receberiam herança alguma na terra prometida. O Senhor era sua herança. Agora aprendemos de 1 Pd 2:5 que nós os crentes somos todos sacerdotes. O Senhor é nossa herança. Embora os Levitas não fossem ricos em Deuteronômio, eles eram cuidadosamente abastecidos pelo Senhor. Quando as pessoas levavam uma "oferta pacífica" a Deus, elas a ofereciam completamente. O vers. 1 nos diz que os Levitas podiam comer do que fosse dado a Deus. Isto nos fala de quão íntimos eles eram do Senhor. O ato de comer, nas Escrituras, normalmente tem o significado de uma associação íntima com outra pessoa. Por isso se o povo fosse fiel ao levar sua oferta a Deus, os Levitas teriam o que comer. Se o Senhor fosse negligenciado, o mesmo acontecia com os Levitas.

Dt 18:9-14 O povo estava bem avisado contra qualquer ligação com o Espiritismo (espíritos familiares). Hoje o crente precisa ser avisado contra a leitura do horóscopo mensal. É perigoso. As pessoas estão se afastando de Deus. Falar em línguas é algo semelhante. Está se tornando cada vez mais difícil distinguir entre a obra de Deus e a obra de Satanás.

Dt 18:15-22 Mas Deus tem uma resposta melhor. Em um dia futuro Ele iria levantar um Profeta... o próprio Cristo! O Espírito de Deus apresenta com freqüência figuras de Cristo no Antigo Testamento. Este é um dos mais belos exemplos... não pode ser ninguém mais do que Cristo. Que admoestação para quando não queremos escutá-Lo! Leia At 3:22 e Jo 6:14.

#298

O maior segredo de se lavar os pés de alguém é fazer isto sem que o outro saiba que você está fazendo.

DEUTERONÔMIO 19

Dt 19:1-10 O homem foi feito à imagem de Deus. Derramar sangue era algo sério para Deus. Todavia, Ele faz uma grande diferença entre derramá-lo por acidente e o homicídio deliberado. Em nenhum caso Ele deixaria que esquecessem a seriedade de tal ato. Sua terra não era para ter sangue a contaminá-la. Era uma terra santa. Por isso Deus providencia estas cidades para onde uma pessoa fugisse caso tivesse morto alguém sem querer. Elas eram chamadas de "cidades de refúcio". Ninguém poderia estar a mais de 32 quilômetros de uma dessas cidades na terra. Números capítulo 15 acrescenta 3 outras cidades do outro lado do rio Jordão.

Dt 19:11-13 Todavia não poderia ser demonstrada piedade para qualquer pessoa que deliberadamente derramasse o sangue alheio. Essa pessoa devia morrer. Que diferença de hoje!

Dt 19:15-21 As testemunhas deviam ser verdadeiras. Não podiam se calar caso soubessem que algo de errado tinha sido feito. Se uma pessoa contasse uma história falsa sobre outra pessoa, o castigo com que aquela pessoa tivesse sido castigada devia ser o mesmo a ser aplicado em quem contou a história falsa!

#299

Os ganhadores de almas não são ganhadores de alma por causa do que conhecem, mas por causa dAquele que eles conhecem, e do quanto que O conhecem, e do quanto almejam que os outros O conheçam.

DEUTERONÔMIO 20

Dt 20:1-4 Isto iria parecer difícil de acreditar, que o amável e terno Deus que conhecemos, podia ser a mesma Pessoa de Quem lemos aqui, incitando o povo à guerra! Talvez 1 Co 15:46 e 10:11 nos ajude nisto. O Senhor está nos ensinando lições em nossa nova vida espiritual por intermédio das lições do Antigo Testamento.

Os inimigos de Israel eram as nações que viviam ao redor deles, cerca de 14 delas... nossos inimigos são aqueles ao nosso redor que Satanás usa para nos atrair de volta para o mundo do qual o Senhor nos tirou. Leia Ef 6:11 e 12. Você consegue ver? Não era uma questão de quão bem eles podiam lutar, ou de quão boas fossem suas armas, mas de entenderem que Deus era seu Líder e sua força. (Precisamos entender isto também).

Dt 20:5-9 Repare com que cuidado Deus providencia para qualquer situação. Aqueles que tinham medo não eram dignos de participar da batalha.

Dt 20:10-11 Deus não se alegrava com as batalhas. Mas Ele iria lhes dar toda a terra.

Dt 20:13-15 Como tratar as nações que estivessem longe de Israel.

Dt 20:16-20 Como tratar aqueles na terra que eles iriam possuir.

#300

Nosso poder em atrair outros ao Senhor reside principalmente no gozo e na comunhão que nós mesmos temos com Ele.

DEUTERONÔMIO 21, Vers. 1-14

Dt 21:1-9 São dadas instruções completas para seu comportamento. Quando alguém fosse encontrado assassinado, isto era o que deviam fazer. Nada importante era deixado para eles decidirem. Mas podemos enxergar uma razão maior para estes detalhes... Deus sempre teve Cristo em Seus pensamentos quando as Escrituras foram redigidas. O homem morto pode ser uma figura de Cristo. Todos (exceto o crente) ainda hoje, negam a responsabilidade de Sua crucificação. A distância para a cidade mais próxima devia ser medida. Deus olha para o mundo, e vê Israel como o mais próximo do Homem crucificado. Durante os sete anos que se seguem aos crentes sendo levados para o céu, um pequeno grupo (remanescente) em Israel irá crer. E embora a terra seja tida por culpada (mesmo que as pessoas que lá habitam hoje não tenham crucificado o Senhor Jesus), um substituto deve ser encontrado, vers. 4. O pecado deve ser julgado antes que os pecados possam ser perdoados. Cristo é mais uma vez visto aqui. A novilha é um tipo do Senhor Jesus, o Substituto para o pecado da pessoa que havia morto o homem. Uma figura deste mundo desolado. (No futuro o pequeno remanescente irá entender que o Cristo, seu Messias, morreu para a redenção e libertação deles.)

Dt 21:10-14 Uma figura do relacionamento original do Senhor com Israel. Ele havia escolhido Israel para Si, tirando-o de entre todos os povos do mundo. Mas... Israel foi infiel e O rejeitou -- (Capítulo 24 irá tratar mais disto.) Todavia, não é ainda o fim dessa pessoa infiel. Se você tiver tempo, leia Isaías capítulo 62 para a conclusão da história que vai acontecer após os crentes (a noiva celestial) ter sida levada para estar com Cristo. Então o Senhor irá cumprir as promessas que fez a Israel no passado. Mas Ele lhes dará então um novo coração pois Ele pagou por todas as infidelidades deles ao derramar Seu sangue por eles. Leia Jr 31:31-34 e Hb 8:9-13. Quanta graça!

#301

Um homem disse certa vez, "levou 4 anos para conseguir fazer faculdade e 40 anos para esquecê-la".

DEUTERONÔMIO 21, Vers. 15-23

Dt 21:15-17 A esposa que não é amada é uma figura de Israel, aquela que Deus escolheu primeiro. Por causa de seu pecado, ao crucificar Jesus, eles precisaram ser expulsos (Israel hoje). Por isso Deus Se volta para nós, os Gentios (a esposa amada); a única e celestial noiva de Cristo. Atos 28:26-28. Não obstante, após os crentes serem levados para o céu, Deus irá mais uma vez tratar de Seu povo terrenal. De um certo modo, o filho da que parecia estar rejeitada, deve ser aquele que receberá a herança na terra.

Dt 21:18-21 Uma figura de Israel, como uma nação, a qual foi o filho rebelde de Deus. Eles serão aqueles que serão punidos e destruídos no final da tribulação - vers. 19-21.

Dt 21:22-23 Cristo foi pendurado em um madeiro - 1 Pd 2:24. Ele foi feito maldição por nós - Gl 3:13.

#302

MOISÉS ficou... 40 anos achando que era alguma coisa; 40 anos aprendendo que não era nada; 40 anos descobrindo que Deus era tudo.

DEUTERONÔMIO 22

Um lampejo do terno amor de Deus.

Dt 22:6-8 Um parapeito é como uma cerca. Nós crentes devemos ter cuidado para não ensinar ou dizer a outros crentes coisas que não estejam de acordo com a Palavra de Deus. Se o fizermos estaremos fazendo com que caiam do telhado de nossa casa.

Dt 22:9-12 Deus odeia mistura. Satanás está nos dizendo o tempo todo que a mistura é largueza de espírito e tolerância; 2 Co 6:14-18. A desobediência embaça nossos olhos espirituais.

Dt 22:13-30 "Por que iria Deus inspirar estas palavras?" Bem, abra em 1 Co 10:11 e Rm 15:4 para se assegurar de que Ele as inspirou. Para nos ensinar do que nosso coração é capaz, se formos deixados para agir por nós mesmos. Trata-se de profundezas morais às quais o crente pode se agarrar se temos um compromisso com a verdade, 1 Co 5:8.

#303

O segredo do verdadeiro serviço é a verdadeira humildade.

DEUTERONÔMIO 23

Aqui vemos quão cuidadoso Deus é ao tratar com as pessoas. Um Deus Justo e Salvador! Is 45:21. Ele não faz distinção, e nem discrimina.

Dt 23:1-6 O Senhor dá instruções cuidadosas a cada indivíduo em SUA congregação. Eles podiam desobedecer, e sair para se casar com alguém fora do arraial de Israel. Mas era desobediência do mesmo modo, e Deus não a iria ignorar (Lc 11:50, 51).

Dt 23:7 Deus lembra e também esquece. Aqui Ele se lembra de que uma vez os Israelitas tinham um lar no Egito. Mas Ele diz a nós crentes que Ele nunca mais irá se lembrar de nossos pecados - Hb 10:17. Nossa responsabilidade é obedecer a Deus. Se formos obedientes entenderemos. Se fazemos algo por pensarmos que é certo, então o crédito é nosso. Mas quando agimos porque a Palavra de Deus nos diz, então damos glória a Deus. Eles tinham Deus no meio de seu arraial, portanto deviam deixá-lo limpo. Nós crentes devemos agir na consciência de que o Senhor está no nosso meio. Fazemos assim?

#304

Se a nossa disposição para com os homens não é a mesma que Deus tem, como podemos ser eficazes como Suas testemunhas?

DEUTERONÔMIO 24

Instruções sobre o assunto do divórcio. No Antigo Testamento o homem está sendo provado. Deus está procurando para ver se pode achar algum que irá obedecê-Lo. Ele não encontra nenhum. Foi só quando Cristo veio que foi encontrado Um! Nós crentes estamos em uma posição completamente diferente. Um crente no Senhor Jesus Cristo já não pertence à família de Adão. Leia 2 Co 5:17. Ele pertence ao Segundo Adão, o Segundo Homem - Cristo. Se essas pessoas deviam levar outras em consideração (vers. 10:22) quanto mais nós que recebemos a graça de Deus!

#305

O que vem do Espírito é sempre uno.

DEUTERONÔMIO 25

As instruções chegam aos mínimos detalhes da vida diária. (Quão cuidadosos devemos ser em cada detalhe de nossa vida!).

Dt 25:4 Até mesmo o pobre e laborioso boi não deve ter uma mordaça na boca quando trabalha. (2 Co 9:9).

Dt 25:13 A desonestidade por ter a balança errada.

Dt 25:16 Deus detesta a injustiça. (Rm 3:6).

Dt 25:17-19 "Deus pede conta do que passou" - Ec 3:15. As pessoas costumam confundir aquilo que Deus lembra com aquilo que Ele esquece. Se formos crentes descuidados, Deus certamente irá nos deixar cometer erros tolos, mas sempre porque nos ama.

Os Capítulos 22-15 nos deram ilustrações de quão cuidadosos deveríamos ser em cada aspecto de nossa vida diária como crentes.

#306

Por que nem sempre concordamos? Porque minha vontade própria opera.

DEUTERONÔMIO 26

O capítulo de hoje se eleva ao nível das ilustrações do mais alto privilégio da vida na terra, a adoração a Deus.

Dt 26:1-4 A adorável historia do povo levando uma cesta do primeiro fruto colhido na maravilhosa terra da promessa na qual eles agora estavam para entrar. Repare nestas três afirmações... (1) "entrarás", (2) "possuirás", e (3) "habitarás". Saiamos e saiamos para Cristo. Este é o cumprimento das sete promessas que Deus havia feito 40 anos antes (Leia em Êx 6). Nossa vida demonstra o quanto estamos crendo em Deus.

Dt 26:3 Devemos dar os 3 passos mencionados acima, para desfrutarmos (não para receber) nossas bênçãos celestiais, e deste modo levar uma adoração genuína a Deus. O Israelita não oferecia a cesta de primícias para poder entrar na terra, mas por estar na terra. Com frequência desfrutamos de nossa bênção mas somos tão negligentes com nossa devoção a Cristo.

Dt 26:1-11 Eles deviam levar as primícias que colhiam para o Senhor (Cristo é nossa "primícia" - 1 Co 15:20. A verdadeira adoração é apresentar Cristo a Deus. Há três passos maravilhosos em nossa vida nestes versículos).

Dt 26:3 Primeiro, confessar que agora temos todas as nossas bênçãos - Ef 1:13.

Dt 26:16 Segundo, confessar em que miséria estávamos antes de conhecermos a Cristo como nosso Salvador.

Dt 26:11 Terceiro, desfrutar de nossas bênçãos com Deus. Então a consideração e graça fluem para com os outros.

Dt 26:12-15 Alguns crentes costumam dar o dízimo - dar uma porcentagem do que ganham a quem acham que mereça receber. Nisto existem dois perigos - (1) nos colocarmos novamente sob a lei. Há instruções claras em 1 Co 16:2. Nenhuma menção é feita ao dízimo. (Segundo perigo), nos esquecermos de que tudo o que temos é do Senhor - 1 Co 6:19-20. Ele quer nosso coração por inteiro, não apenas parte dele. A adoração vem primeiro. Depois o cuidado para com os outros.

#307

Se tivéssemos apenas o que aprendemos das Escrituras, seríamos todos iguais.

DEUTERONÔMIO 27, Vers. 1-10

Preste uma atenção especial aos dez primeiros versículos e mantenha-os totalmente separados em sua mente antes de ler o restante do capítulo.

Dt 27:1-10 Aqui lemos do povo de Deus, depois de 40 anos de vida no deserto, finalmente entrando na terra da promessa. Era certo que eles eram pecadores, e por isso precisavam de um altar de bronze e daquilo que este representava... a cruz de Cristo. A figura diante de nós é de pessoas aceitas por Deus. Nada restava senão levar a "oferta queimada" e a "oferta pacífica" a Deus. Não havia necessidade da "oferta pelo pecado". Tudo estava resolvido. Agora só era preciso adorar! Não é maravilhoso?

Dt 27:9 Que posição para estarmos nela!

Dt 27:8 e 10 Tudo o que precisavam fazer era obedecer a lei; deste modo, a fim de ajudá-los, os dez mandamentos foram escritos em tábuas de pedra (Ex 24:12).

Mas logo vem um contraste.

#308

É só quando estamos no caminho que conhecemos o Seu pensamento.

DEUTERONÔMIO 27, Vers. 11-26

Dt 27:11-13 Moisés indica dois grupos para ficarem nestas montanhas separadas que estavam logo dentro da terra prometida. Em Gerizim, para abençoar o povo (por obedecer) ...em Ebal, para pronunciar as maldições caso desobedecesse a lei. Você consegue encontrar as bênçãos? Nem uma só palavra.

Dt 27:14-26 Doze maldições. Repare no que todo o povo devia dizer depois de cada maldição que era anunciada! "Amém" significa "Eu concordo". Precisamos abrir em Gl 3:10 para encontrar a resposta para nosso "por que?" que Paulo menciona acerca deste capítulo. Não pode haver bênção vinda da lei, mesmo que Deus tenha mantido Sua promessa e introduzido eles nessa terra gloriosa (Leia Sl 106:21-24).

Para resumir todo o nosso capítulo... os vers. 1-10 nos apresentam o coração de um Deus gracioso, e os pensamentos de Deus para com Seu povo amado. Todavia os versículos 11-26 nos mostram a condição atual desse povo... eles estavam no terreno da lei... suas bênçãos iriam depender de sua obediência! Daí o triste resultado do real estado de Israel diante de Deus. MAS por causa da graça e do amor de Deus, Ele enviou um Salvador, o qual levou a maldição para nós e nos introduziu na posição de completa bênção. Leia Rm 6:15.

#309

A verdadeira unidade é a unidade do Espírito, e deve ser gerada pela operação do Espírito.

DEUTERONÔMIO 28

Os capítulos 27 e 28 parecem se contradizer, mas as Escritura nunca se contradiz. Portanto é importante vermos qual é a diferença. Sempre leia a Bíblia crendo nela, nunca duvidando de sua perfeição. O capítulo 27 é uma figura da humanidade pecadora, completa e totalmente arruinada, incapaz de obter bênçãos por seu comportamento. Sobre o homem paira uma maldição eterna (leia a última metade de Jo 3:36). Mas o capítulo 28 tem uma visão bem ampla da história toda da nação de Israel na terra. Fala primeiro, nos versículos 1 a 14 das bênçãos para aqueles que obedecem. Lembre-se de que não se refere a um Judeu de hoje que aceite a Cristo como Salvador. Todo este capítulo não fala de indivíduos, mas de toda a nação de Israel no futuro (no milênio).

Dt 28:16-68 Repare que esta seção é mais que três vezes maior que a primeira. Leia o capítulo 4:24 e o Sl 9:17. Mas devemos também lembrar que é só pelo fato de que na cruz o Senhor Jesus sofreu as maldições mencionadas nestes 53 versículos, que qualquer bênção poderia ser derramada tanto sobre o Israelita como sobre um crente hoje. Todavia, precisamos também nos lembrar de que apesar de eles e nós recebermos estas bênçãos como uma dádiva, isso não nos dá a liberdade de fazermos nossa própria vontade. Se o crente obedece a Palavra de Deus, é feliz e irá crescer em sua alma.

#310

O uso que um Cristão faz das coisas do mundo que possui mostra onde está o seu coração.

DEUTERONÔMIO 29, Vers. 1-13

Este capítulo é a última parte da segunda divisão principal deste livro. Ela começou com o capítulo 12. A primeira seção, 1-11, foi "por que as pessoas deviam obedecer". Esta segunda seção é sobre "o que eles deviam obedecer". Possivelmente a maior ajuda para entender os capítulos 27 e 28 é ler o versículo 29 do capítulo de hoje, antes de ler o capítulo. Ele significa simplesmente isto... as coisas "reveladas" são o que Israel devia ter feito, mas não fez; as coisas "secretas" são o que Deus iria fazer apesar da desobediência e completo fracasso deles. Isto é o que é a misericórdia e a graça de Deus! Isto é o que é o evangelho! Isto é o que cada crente deveria entender!

Agora Deus vai fazer outro concerto (acordo) com Israel em Moabe. Por que? Você se lembra de que eles havia rompido o primeiro concerto no Monte Sinai (ou Horebe) logo depois de terem atravessado o Mar Vermelho e entrado no deserto. Eles haviam se voltado à idolatria e adorado um bezerro de ouro. Naquela ocasião eles foram poupados da completa destruição pela intercessão de Moisés. Aquilo deixou bem claro que eles haviam perdido o direito de entrar na terra. Se Deus os tivesse mantido naquele concerto feito no Sinai, Ele não poderia tê-los introduzido na terra depois de suas longas peregrinações no deserto. O que Ele irá fazer? Ele fará outro concerto com eles em Moabe! Portanto esta é uma das coisas "secretas" do versículo 29. Deste modo Ele pode introduzi-los na terra, pois neste acordo Ele introduz a Sua misericórdia! Que Deus!

Dt 29:1-13 Enquanto você estiver lendo estes versículos do concerto, irá notar que trata-se de um acordo muito gentil, nem todo lei, nem todo graça... mas ambos. Deus lembra o povo de Sua bondade desde que deixaram o Egito.

#311

Uma reunião, que não inclua todos os filhos de Deus em seus pensamentos está se privando da plenitude da graça.

Dt 29:14-15 Deus Se preocupa com outros tanto quanto com os que estavam ali. Leia Jo 10:16 e Ef 2:11-13 e 17, para o que pode estar sendo falado neste dois versículos.

Dt 29:16-21 Primeiro Moisés lhes recorda que tinham visto muitas coisas horríveis nas terras por onde haviam passado... adoração a ídolos misturada com todo tipo de impurezas. (A exposição ao mal embota nossa habilidade de discernir o bem e o mal, e logo ficamos como o homem dos versículos 19-21. O Senhor nos assegura que ninguém sairá impune - Leia Hb 10:31).

Dt 29:22-28 Embora esses fossem avisos para Israel, hoje sabemos que devem servir de aviso para nós, conforme nos diz Romanos 15:4. Se Israel se tornasse infiel a Deus, (e eles foram assim) as pessoas no futuro, quando visitassem essa terra escolhida, perguntariam o que tinha acontecido. Eles veriam a terra cheia de enfermidades e em completa ruína, e iriam perguntar por que o Senhor teria feito isso.

Dt 29:25-28 Aqui está a resposta que iriam receber. Nós que somos verdadeiramente nascidos de novo, crentes no Senhor Jesus Cristo, precisamos dar uma olhada em nossa vida. Estamos vivendo para Cristo todos os dias? Estamos seguindo os Seus passos? Quando um incrédulo olha para nós, ele ou ela vê um reflexo de Cristo? Estes versículos são um sério aviso a nós. Leia novamente estes quatro versículos. Este é o mesmo Senhor que está olhando para a sua e a minha vida a cada hora do dia.

#312

Somos em Cristo um herdeiro de glória. Rm 8:17

Cristo é em nós a esperança da glória. Cl 1:27

DEUTERONÔMIO 30

Este capítulo inicia a terceira e última seção deste livro. Ele cobre o futuro de Israel após nós os crentes termos sido levados para a glória. Ontem lemos das "coisas secretas". Hoje leremos de algumas dessas coisas. Elas nos mostram o coração de Deus. Pois Israel havia perdido todo direito à bênção, tendo falhado em guardar a lei e Deus havia espalhado as tribos até os confins da terra. Todavia iremos ler da bênção futura de Israel.

Dt 30:4-9 Quão descritivos são estes versículos acerca de Israel (todas as 12 tribos) hoje! Pois o povo de Israel está disperso pela face da terra.

Dt 30:4-9 Você encontrará sete vezes dizendo o que Deus fará.

Dt 30:10 Refere-se àqueles que obedecem. Mas veja no versículo 6 o que Deus dará àqueles que crêem... um novo coração!

Dt 30:11-14 Eles não precisarão usar suas mãos ou seus pés para receber as bênçãos mencionadas nos versículos 4-9. Mas eles usam o novo coração que irão receber! Paulo em Rm 10:5-13 usa quase as mesmas palavras de nosso capítulo, para descrever o Evangelho da graça de Deus em nossos dias! Isto ajuda a entender nosso capítulo.

Dt 30:15-20 Quão terno e amável o apelo feito a eles por Deus, para que recebam Suas bênçãos; mas ligado a uma advertência de que aqueles que recusassem este novo coração nunca entrariam na terra prometida, porém iriam morrer (vers. 18).

#313

A heresia é, em princípio, a carne ocupando-se com a verdade; é dividir por partidos aqueles que deveriam ser um.

DEUTERONÔMIO 31, Vers. 1-13

Dt 31:1-6 Alguns de nós serão tocados pelas ternas palavras de Moisés neste último e amável apelo ao povo para que obedeçam e creiam no Senhor. Moisés amava o povo de Deus (leia Êx 32:31-32) e nunca se cansou de rogar a eles para que seguissem adiante pelo Senhor. Moisés e Paulo são semelhantes neste sentido. À medida que estes dois homens chegavam ao fim de suas vidas, escreveram, não sobre suas próprias vidas, mas para que outros seguissem ao Senhor. Repare que aqui no vers. 6 há sete coisas e Paulo em Atos 20:28-35 roga sete vezes ou mais para que se apegassem a Deus e à Palavra de Sua graça.

Dt 31:7-8 É digno de nota que as palavras ditas a toda a congregação nos versículos acima são muito semelhantes àquelas agora faladas ao novo grande líder Josué. Por que? Porque aquilo que o mais humilde e menos importante membro do arraial de mais de 600.000 homens precisava era o mesmo daquele que tinha a maior responsabilidade... ficar assegurado da presença de Deus e do Seu poder.

Dt 31:9-13 Aprendemos que Deus dava muita importância a cada um ouvir a Palavra de Deus. Assim Moisés entregou as palavras aos sacerdotes, a TODOS os anciãos para que lessem para TODO Israel (vers. 11)... homens, mulheres, crianças e estrangeiros (vers. 12). Cada pessoa em particular devia ser colocada em contato direto com a Palavra de Deus.

#314

Uma consciência tocada somente por Deus, coloca Deus em Seu lugar e a nós mesmos em nosso lugar. A fé coloca Deus em Seu lugar, e coloca a mim em meu lugar.

DEUTERONÔMIO 31, Vers. 14-30

Dt 31:14-15 Que experiência para aqueles dois homens foi se encontrarem com o Senhor no tabernáculo, mesmo tendo Ele Se escondido em uma nuvem! Você fala com o Senhor em intimidade? Ele está assim próximo de você, e anseia que estejamos conscientes da Sua presença. "O Senhor" (mencionado 19 vezes neste capítulo) falou diretamente a Moisés e disse-lhe que logo ele iria morrer. Estava para ocorrer uma mudança oficial na liderança do povo do Senhor em Sua presença no Tabernáculo (os únicos versículos nos quais o Tabernáculo é mencionado neste livro).

Dt 31:16-18 Moisés representava a lei, e ela não podia introduzir Israel na terra da promessa e do descanso. Portanto Moisés está para morrer. A Moisés é revelado que no futuro o povo iria se desviar do Senhor seguindo outros deuses! Depois de tudo o que o Senhor havia feito para eles desde os portões do Egito até esta terra. Repare que "Deus" (não "Senhor") é usado quando é previsto o castigo.

Dt 31:19-29 Moisés é instruído a escrever duas coisas... uma canção que ajudasse o povo a recordar que o que o Senhor lhes estava dizendo. A outra foi que escrevesse em um livro as palavras que Deus lhe estava dizendo (vers. 26 diz onde Moisés deveria colocar este livro).

Dt 31:23 Apesar de todas as advertências dos problemas que viriam (por causa da desobediência do povo) o Senhor encoraja Josué e promete estar com ele. (Ele faz o mesmo conosco - Hb 13:5).

#315

Onde Deus guia, Ele providencia.

DEUTERONÔMIO 32

Apesar do desejo de Moisés de entrar na terra, (Deus havia dito a ele que não entraria) isto não o impede de falar as palavras desta maravilhosa canção.

Dt 32:1 Nos mostra quão importante era, pois na verdade as palavras saíram da boca de Deus, assim como acontece com cada palavra da Bíblia (como em Ez 3:10, Is 6:8, Jr 28:7). Toda a criação deve ouvir!

Dt 32:1-43 Se você tiver tempo para ler isto bem devagar (para mim levou 8 minutos) verá tanto a majestade, a graça e o amor de Deus de um lado, como você como um pecador rebelde e sem esperança do outro. Conte quantas vezes Moisés alterna entre palavras de como amável e bondoso Deus é (vers. 2-4) e de quão terrivelmente o povo (nós) agiu (5). Mas à medida que você for lendo, terá vislumbres do que Deus irá fazer no final (29, 39, 40 e 43). Repare a Sua graça, vingança e glória!

Dt 32:8 Interessante. Israel é distinguida entre todos os países do mundo.

Dt 32:44-47 Faça da Palavra de Deus o que Moisés fala aqui "Porque esta Palavra... é a vossa vida".

Dt 32:48-52 A despedida do fiel Moisés (Hb 3:2). Mas lembre-se de Gl 6:7 e veja que um ato de Moisés (vers. 51) custou-lhe muito.

Há dois lados no modo de Deus tratar conosco que somos crentes, (1) em graça, (2Tm 2:13) e (2) em governo (Gl 6:7). Se nos esquecemos da graça, nos tornamos descuidados, e se nos esquecemos do governo e falhamos, ficamos deprimidos.

#316

Fazer o que já sabemos em obediência é uma ótima maneira de conhecermos mais.

DEUTERONÔMIO 33

Deuteronômio sempre fala dos filhos de Israel como "quase" na terra da promessa. Hoje lemos das bênçãos que as diversas tribos iriam receber na terra.

Dt 33:6 Rubem era o primogênito de Jacó. Mas ele perdeu seu direito à bênção da primogenitura por causa do seu pecado (1 Cr 5:1-2) e por isso lemos muito pouco dele aqui.

Dt 33:7 Mas Judá, a tribo real, vem em seguida (apesar de não ter sido o segundo a nascer) porque nesta tribo haveria de nascer o Cristo. Cristo é o Segundo Homem. 1 Co 15:47.

Dt 33:8-11 Outro filho favorecido - Levi. A tribo sacerdotal.

Dt 33:12 Benjamim é o próximo. Jerusalém, a cidade do grande Rei - Cristo - estava situada na tribo de Benjamim.

Dt 33:13-17 José, aquele que herdou as bênçãos de primogênito, e deste modo recebeu bênçãos duplas (2 tribos formadas de seus dois filhos), 1 Cr 5:1-2. Uma figura de Cristo que recebe também a dupla bênção - os Judeus e os Gentios.

Dt 33:18-25 O restante das tribos. Cada uma tem uma bênção.

Dt 33:26-29 Poucas palavras do Antigo Testamento se aproximam da grandeza destas palavras, quando Moisés descreve as maravilhas de Deus.

#317

A vontade de Deus e a nossa nova natureza são uma coisa só.

DEUTERONÔMIO 34

Dt 34:1-5 Um ato de desobediência fez com que Moisés perdesse a chance de entrar na terra da promessa com seu amado povo. Mas é isto o que Deus está nos mostrando neste livro de Deuteronômio. A obediência traz bênção, mas a graça de Deus é tão grande, que Ele eleva Moisés até o cume de uma montanha, e dá a Moisés uma visão celestial da terra do ponto de vista de Deus! Podemos supor que todos os desapontamentos que Moisés possa ter tido por não entrar na terra tenham agora se dissipado enquanto ele acompanha o Deus que amou e serviu tão fielmente nesta maravilhosa vista da terra. Deus sempre dá algo melhor. Assim termina este magnífico livro de Deuteronômio. Que o próprio Deus possa abençoar você com sua leitura.