1 CORÍNTIOS 13
Este é o capítulo da "caridade" ou "amor". Ontem tivemos os dons e o poder que Deus nos dá. Amanhã, as habilidades que Deus pode dar. Hoje lemos do "óleo" que faz com que ambas as "máquinas" funcionem. Esse óleo é o amor. Deus é amor. Este capítulo está falando de amor e realidade. Se temos o primeiro, temos o segundo. Não se trata de uma definição do que significa amor, mas de como o amor funciona! Mas lembre-se, este é amor divino, o amor de Deus. O amor humano se desvanece quando não encontra resposta. O amor divina não.
1 Co 13:5 Pensar no mal deprime a alma. Nós facilmente chegamos a pensar que o mal é maior que o bem. O amor continuará no céu, sem que exista o mal para interferir. Todos estes versículos nos dão as características do amor. Dois deles nos dizem o que é o amor. Oito nos dizem o que o amor não faz. Seis nos dizem o que Deus faz.
1 Co 13:13 Fé, esperança e amor são as três coisas que um crentes feliz demonstra ter. Todas elas são para a vida presente, mas a última delas permanecerá por toda a eternidade.