CAPÍTULO 5

A Volta do Senhor

Não muito tempo depois fiz minha primeira visita a Southport. Naquela época era um lugar relativamente pequeno. Por ocasião da minha chegada, um sério acidente — e se me recordo corretamente, um acidente fatal — havia ocorrido nas dunas. Fiquei fortemente movido a pregar o evangelho nas dunas, mas o povo estava espalhado por todos os lados na extensa praia. Falei, no entanto, a um homem, e descobri que era um crente. Pedi que permanecesse ali enquanto eu lia uma passagem da Palavra de Deus. Ele assim fez. Subi em uma pequena elevação de areia, onde hoje está o passeio público. Enquanto vacilava para poder começar, fiz um pequeno buraco na areia e coloquei os pés dentro dele. Quando comecei a ler o capítulo, pessoas vieram de todos os lados para ouvir.

Após a pregação anunciei uma palestra sobre a "Segunda Vinda do Senhor" e tivemos, segundo nos disseram, duas mil pessoas para escutar a Palavra em um amplo vale de areia, a meio caminho de Church Town. Logo após começar, notei que um homem de idade avançada veio se aproximando por entre o povo e sentou-se na areia bem na minha frente. Pouco depois ele se levantou de um salto, permanecendo ali maravilhado e extasiado. Seu nome era J. H., de Church Town, e já faz muito tempo que partiu para estar com o Senhor, embora ainda exista quase uma colônia de descendentes seus morando naquele lugar. O Senhor havia despertado aquele querido cristão em um local tão improvável como aquele. O Espírito Santo tinha aberto seu entendimento para compreender as Escrituras e para aguardar o Senhor Jesus vindo do céu. Como na parábola das dez virgens, há muito que a igreja dormia ao redor desse irmão. Deus ensinou muitas outras verdades preciosas ao Seu idoso servo, como aquela que trata da cristandade apostatando de sua vocação celestial.

Após ter permanecido só por muitos anos, ele foi intensamente tentado. Ele estivera orando fervorosamente ao Senhor para que enviasse pelo menos um de Seus servos para confirmá-lo na verdade. Um jovem lhe contara a respeito da palestra e o trouxera para ouvi-la. Mas quando ouviu, pela primeira vez, a bendita verdade da volta do Senhor, exatamente como o Espírito lhe havia ensinado, quase não podia conter-se de tanto gozo. E foi assim que começou aquela obra que resultou em cristãos sendo reunidos ao Senhor Jesus em Church Town e Southport. Sim, naqueles dias muitas almas passaram da morte para a vida nas areias de Southport e ao ar livre em Church Town. Ao Deus de toda a graça seja toda a glória.

Enquanto estava envolvido em tal serviço, meu Deus e Pai achou por bem e necessário me afligir. Posso verdadeiramente dizer: "Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os Teus estatutos". (Sl 119:71) Por diversas vezes tive graves e repetidas hemorragias dos pulmões, até chegar à beira da morte pela tuberculose. Passei um inverno em Torquay em 1850 e poucos achavam que eu voltaria vivo. O Dr. T. disse-me que um pulmão tinha se acabado quase que totalmente e que eu dificilmente conseguiria viver no norte; mas que poderia, como um inválido, viver no sul. Houve muita oração por toda a Inglaterra e o Senhor ouviu e respondeu; e por 37 anos desde então tenho sido fortalecido para pregar a centenas, às vezes milhares, de pessoas, usando somente um pulmão.