CAPÍTULO 14

Como Andar no Dia Mau

A publicação deste livro acabou sendo feita com alguns anos de atraso. É difícil escrever sobre aquilo que diz respeito a nós mesmos, a menos que seja para expor as riquezas da graça de Deus demonstrada para com o principal dos pecadores. O pleno desenvolvimento e o caráter blasfemo da má doutrina está chegando rapidamente ao seu ápice. Como iria o Senhor guiar Seus servos para andarem em tempos assim? Nem tanto atacando o mal, mas retendo a verdade, "a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos". (Jd 1:3) Isto só pode ser feito prestando-se atenção à Palavra de Deus. "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça." (2 Tm 3:16)

Vamos meditar um pouco nisto. Não quer dizer que as Escrituras tenham sido dadas por inspiração de homens. Não se tratava do que eles pensavam, mas única e tão somente do pensamento de Deus. Ele não nos deixou na incerteza, mas, com toda a certeza, nos falou, e Sua Palavra é verdade. Não é o que diz o homem. Não é o que diz a igreja. Possamos nós ter ouvidos para ouvir o que o Espírito diz às assembleias. Que tesouro inestimável são, portanto, as Sagradas Escrituras: Deus falando a nós. De nada valerá olharmos para elas através dos, por assim dizer, espetáculos criados pelos homens, ou escutá-las explicadas por autoridade humana. Devemos, individualmente, escutar o que Deus nos diz. Dizermos que só cremos no que Deus diz se meu ministro ou minha igreja assim afirmar, é colocar o homem entre minha alma e Deus; sim, é exaltar o homem acima de Deus. E, no entanto, com que frequência isto é feito.

Quão cheio de graça, quão coerente Consigo mesmo foi Ele em nos haver dado uma revelação divina e certa de Si próprio em Sua Palavra! Esta revelação é completa: não há uma continuação. Mas quão pouco a temos estudado e examinado! Quão pouco compreendemos de sua plenitude! Para muitos, o objeto distinto do Espírito em cada livro das Escrituras é muito pouco compreendido e, por esta razão, quanta confusão há! Passagens são com frequência citadas, as quais, se examinadas, mostrariam referir-se a assuntos totalmente diferentes.